domingo, 19 de setembro de 2010

PLANO DE MARKETING PARA EMPRESAS DE CONTABILIDADE - PARTE 3

Hoje abordamos a terceira etapa do Plano de Marketing que diz respeito à formulação de Estratégias.
A missão, as metas e os objetivos da empresa definem aonde ela quer chegar. O desenvolvimento da estratégia é a parte do planejamento em que se determina como atingir as metas e os objetivos estabelecidos. A estratégia de marketing apresenta a abordagem ampla de marketing que será usada para atingir os objetivos do plano, ela é fundamental no processo. Esta ação envolve a escolha das principais direções para alcançá-las.
Segundo KOTLER, um plano de Marketing deve atender a cinco propósitos:
1. Explicar a situação atual e futura da organização;
2. Especificar os resultados esperados (as metas e os objetivos), de maneira que a organização possa antecipar sua situação no final do período de planejamento;
3. Descrever as ações específicas que devem ser adotadas, de maneira que possa ser atribuída a responsabilidade para cada ação;
4. Identificar os recursos que serão necessários para a execução das ações planejadas;
5. Permitir o monitoramento de cada ação e seus resultados, de maneira que os controles possam ser implementados. O feedback decorrente do monitoramento e controle fornecerá informações para o reinício do ciclo de planejamento para período seguinte.
Quais as principais estratégias que a organização vai seguir para atingir seus objetivos? A estratégia representa as forças amplas de marketing para atingir os objetivos do negócio. Para cada meta estabelecida deve ser elaborado um programa de ação bem detalhado. Por exemplo: você quer um mercado maior, no caso de uma empresa de contabilidade, aumentar clientes é uma de suas metas; como fazer isso, que ações devo fazer? Propaganda; qual o melhor veículo? Ou se sua meta é melhorar o portifolio de serviços visando uma melhor lucratividade: que ações fazer para que esse objetivo seja alcançado: Será que preciso melhorar a formação dos funcionários, dar treinamentos, cursos? Melhorar a remuneração? Melhorar a comunicação interna? A comunicação externa? É preciso descrever detalhadamente quais tarefas e ações serão executadas. Outro ponto: Quando será feito? É necessário definir datas. Quem fará? Definir os responsáveis pela ação/tarefa. Quanto custará? Será preciso detalhar os custos previstos com a ação/tarefa e justificativas. Qual o resultado projetado? Paralelo ao plano de ação é necessário que a empresa constitua um orçamento de apoio e ainda projete o resultado esperado.
E por fim faça o controle de Marketing.Delineada as estratégias agora se faz necessário os controles para monitorar o desenvolvimento do plano. O acompanhamento deve ser feito periodicamente (pode ser mês a mês, a cada trimestre...), assim a empresa pode analisar o andamento do projeto, monitorando os fatos positivos e negativos e fazendo ajustes no percurso quando necessário. Fazer um plano de ação corretiva para aprimorar a eficácia global do marketing da empresa.
É isso aí. Mãos à obra. Vale a pena. Sucesso!

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