domingo, 8 de maio de 2011

É tão bom correr!

Hoje participei de mais uma corrida. A primeira etapa do Circuito Popular e Corridas de Rua. É de nível nacional, são várias corridas em várias cidades do Brasil. A primeira etapa foi hoje aqui em Londrina. 6 KM... mas que percurso...duas ladeiras para serem vencidas...ufa!!! Que delícia. Definitivamente, correr é bom demais... Encontrar amigos corredores... gente bonita..sarada..Uau!  A cada dia aumentam o numero de corredores nos parques, nas ruas, nas academias. Alguns creditam o sucesso à sua praticidade, pois é uma atividade que pode ser praticada em qualquer lugar e não exige equipamentos, basta um tênis apropriado e um short. Outros apostam na sensação de liberdade proporcionada e no custo zero. O fato é que essa febre tem gerado bons frutos, pois muita gente vem descobrindo, com a corrida, mais do que uma oportunidade de descarregar a tensão do dia-a-dia ou deixar as pernas fortes e torneadas e o abdome definido. Acelerar garante uma série de benefícios à saúde. Entre eles estão o extermínio das gordurinhas extras... “ a cada hora de atividade rápida são queimadas cerca de 800 calorias , o aumento da resistência, o fortalecimento dos ossos, a diminuição das taxas do diabetes, a normalização da pressão arterial e melhora da função cardíaca", dizem os especialistas.
Correr é bom e “vicia” e você pode fazer também! Esse vício traz muitos benefícios à saúde e você só perde se não experimentar. Não requer um equipamento especial, dá para praticar ao ar livre e ainda é uma ótima maneira pra emagrecer. Como crianças pequenas, sabíamos que correr sem razão alguma era um dos maiores prazeres da vida. E ainda é! 
Num artigo sobre esse assunto a especialista em fisiologia do exercício: Isabel Lopes fala o seguinte: No inicio da atividade você pode sentir um pouco de dificuldade por ser uma modalidade que requer muito esforço do seu organismo. O coração irá bater mais forte e as células irão precisar de mais oxigênio e de nutrientes para funcionar normalmente. Isso é absolutamente normal. Correu dez minutos e ficou ofegante?  Pode apostar que em poucos dias vai chegar ao dobro. Isso aumenta a autoconfiança e a disciplina.
A corrida está no topo da lista dos exercícios que mais queimam calorias.  Sem falar que, ao contrário do que se pensa, correr faz você comer menos - e melhor.  Um estudo acompanhou 10 mil pessoas durante sete anos e comprovou que a atividade regular incentiva a diminuição de açúcares, gorduras e frituras e o aumento de alimentos saudáveis. Segundo o artigo:
Benefícios
Deixa as pernas torneadas e fortes - A musculatura dessa região é bem solicitada durante a corrida. Resultado: coxas firmes e panturrilhas trabalhadas. Em dois ou três meses, é possível notar diferença.  O aumento de massa muscular, no entanto, é discreto - nada que se iguale a um treino de musculação. Mas, como a corrida também queima o excesso de gordura, a definição fica superevidente.
Exercita a cabeça
Para alguns corredores, o momento da prática é aquele em que as grandes idéias surgem.  Pode parecer bobagem, mas esse fato tem tudo a ver com o exercício.  Uma pesquisa recente indicou que a corrida regular gera uma melhora significativa da memória e de outras habilidades mentais, conhecidas como funções cognitivas.
Previne Doenças
Há benefícios comprovados em relação à osteoporose, ao risco de doenças cardíacas, câncer de ovário ou de mama, distúrbios do sono e até mesmo a respeito do controle de disfunção erétil. Quem corre mantém o organismo ativo O corpo fica resistente aos ataques de agentes causadores de doenças, sejam eles internos ou externos.
Combate a depressão
Estudos feitos com pessoas que tomavam remédio e com outras que corriam três vezes por semana concluíram que os corredores tinham uma recuperação mais rápida e se sentiam dispostos, com mais energia. “Esse bem-estar e a queima de gordura persistem por algumas horas depois do treino”
Como começar?
É muito importante começar uma atividade física de forma segura, uma consulta ao cardiologista é essencial, em seguida uma orientação de um educador físico na elaboração de uma planilha de treinamentos. Para você que é sedentário de carteirinha, opte por começar com uma caminhada e aos poucos vá aumentando gradativamente a intensidade e a duração do seu treino. Mas se você já está acostumado com a caminhada em ritmo acelerado, tente a corrida começando por pequenos trotes.
“O mundo dos corredores – é repleto de gente exatamente como você, não importando quem você seja ou onde está começando a sua jornada. A simples verdade é que você pode ser um corredor, se quiser ser um. Ninguém pode para-lo. Ninguém pode dizer que você não é bom o suficiente, que não é rápido o suficiente ou que não corre longe o suficiente. Ninguém – a não ser você mesmo- pode deixá-lo fora deste mundo maravilhoso da corrida”.
Até o próximo post.




Nenhum comentário: