sexta-feira, 25 de abril de 2014

ORIGEM DO DIA DO CONTABILISTA

Neste dia 25 de abril, é celebrado o Dia do Contabilista. A data foi criada em 1926, quando o senador e patrono dos contabilistas João Lyra foi homenageado. 
Em seu discurso de agradecimento, Lyra proclamou: “trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que  desde  já consideramos 25 de abril o "Dia do Contabilista Brasileiro”.
 A profissão de contabilista foi regulamentada 20 anos depois desse dia histórico  pela lei  9.295, de 27 de maio de 1946.
De acordo com dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a profissão existe há cerca de 4 mil anos, mas  só no século 19  foi reconhecida como ciência. Hoje, no Brasil, chegamos a quase 400 mil profissionais, distribuídos por órgãos públicos, consultorias e escritórios, exercendo funções de analistas, auditores ou contadores.  
Os contabilistas  cuidam da gestão econômica de uma companhia, apuram os resultados, calculam impostos, entre outras atribuições. Entretanto, mais do que números e burocracia, os profissionais modernos falam de ética, flexibilidade e visão de futuro. São  responsáveis por toda a movimentação financeira de uma empresa, orientação ao gestor das organizações nas tomadas de decisões, suporte mercantil, fiscal e tributário. 
Tudo isso interfere na macro e na microeconomia brasileira. Além disso, a presença do contabilista é decisiva quando o assunto diz respeito a licitações e concorrências públicas, já que uma das exigências para a qualificação econômico-financeira é o balanço patrimonial, que só pode ser assinado por um profissional da área.
A contabilidade sofreu mudanças no decorrer dos anos, e os contabilistas precisaram buscar atualizações para acompanhar a evolução. A principal modificação veio com a Lei 11.638/07, que trata da internacionalização da contabilidade. De modo geral, ela amplia as obrigações dos profissionais. Com essa lei, houve uma harmonização dos processos contábeis. 
 Hoje a categoria tem posição privilegiada no mercado de trabalho.