domingo, 27 de fevereiro de 2011

VISÃO DA ÉTICA

O homem é livre, mas responsável. Cada ação que se pratica traz resultados que é preciso levar em conta. Talvez o essencial numa ética para nosso tempo, seja isso segundo Renato Janine Ribeiro que escreveu um artigo na  folha de São Paulo : "já não respondemos apenas por nossa "intenção", pelo que nos parece ser a causa interior de agirmos de tal ou qual modo. Respondemos por bem mais: pelos resultados previsiveis de nossa ação". Uma obrigação de lucidez é essencial hoje na ação ética. Se tivermos um elenco de coisas permitidas e proibidas, se nos disserem o que é certo ou errado, é mais tranquilo, é um consolo! Apenas tem-se que obedecer à lista!  Ainda no artigo da Folha o autor coloca que grandes estudiosos e pensadores comprovaram com estudos sérios do homem e da sociedade...é que as ações não podem ser estudadas de maneira isolada. A moral tradicional tende a afirmar que umas condutas são boas e outras não . Mas o que se aprendeu com as ciências do homem é que nenhum ato é bom ou mau em si. Mais ainda, que nenhum ato isolado significa nada. para que uma ação faça sentido, ela se engrena num processo, numa história: tem um passado e um futuro. Por exemplo, em tese o certo é dizer a verdade e o errado mentir. Mas será justo responder com a verdade a um assassino que procura sua vítima? Não posso julgar minha ação sem considerar o que ela produz. Não posso avaliar um ato isolado sem olhar o processo do qual ele faz parte.
Qualquer exame da história , ou mesmo  a simples experiência de vida, já mostra quantas vezes o bem gera o mal, ou o inverso. Essa percepção de que bem e mal se misturam, no correr de uma história, no desdobrar-se de uma vida, talvez seja uma das noções que mais concorreu para definir a modernidade , ao romper com os quadros mentais herdados da idade Média. Quando Maquiavel observou que a crueldade de um principe às vezes faz os súditos sofrerem menos do que a bondade atabalhoada de outro. Não estava defendendo a prática do mal, mas apenas, abrindo espaço para relativizar este conceito, vendo-o numa perspectiva mais ampla, a da sociedade e a da história.
Assim o dado essencial da ética, hoje, é a dificuldade de se dizer qual a melhor ação: o preço da liberdade é a angústia de quem tateia por uma resposta. Num mundo em que sumiram as velhas verdades dadas, o sujeito ético sente-se tão perdido como um estranho no meio da cidade grande.É dificil eliminar essa dor  e perplexidade. Qualquer autêntica preocupação com a ética  terá que lidar com bem mais que a lista do certo e errado, da honestidade versus desonestidade. Não pode se reduzir a examinar fatos isolados , mas precisa considerar como eles se engrenam na vida de um povo, ou na história de numa pessoa: como concorrem para a liberdade, ou a escravidão, para a miséria ou o fim desta. Estas questões são dificies, até porque não existe uma divisão  em que o bem esteja de um lado e o mal de outro, e a escolha é sempre dolorosa . Mas dessa dor, que está na raiz da liberdade humana , que decorre do fato de termos a cada opção de abrir mão de algo, ninguem nunca nos isentará.
Até o proximo post!!!!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

REFLEXÕES ÉTICAS

Quero estar postando algumas reflexões éticas extraidas do livro: Ética: a revolução necessária. Livro esse escrito pelo saudoso e querido amigo professor Antonio Lopes de Sá.
O post de hoje coloquei o título: Reflexões Éticas. Vivemos dias onde a ética parece estar distante. Abrimos jornais, assistimos na televisão e nos deparamos com fatos que muitas vezes nos chocam em termos da ética em qualquer campo. Por isso é bom refletirmos um pouquinho sobre o tema:
"Em um mesmo momento onde a alegria e a satisfação preenchem, a vida de um ser, ocorrem a dor e a insatisfação de outro...
Os erros, os acertos, estes que assim se classificam em face da conduta humana diante de tudo isto, também, suscitam dúvidas. Isto porque coisas erradas abriram caminhos para coisas certas e estas voltaram a ensejar coisas erradas no curso da história da humanidade.
Nem tudo o que se afigura como um mal deveras o é. Grandes erros abriram caminhos para grandes acertos. Erros podem ensejar acertos e acertos podem-se perder em erros. Todas as pessoas falham, mas, o engano pode ser o princípio de um sucesso, se dele extrairmos a lição que nos oferece. Muitas interrogações podem ficar sem respostas em nossas reflexões, mas, tudo nos indica que os acertos, as falhas, são coisas que sinalizam nossas vidas e que os devemos ter como indicadores de um caminho a seguir.
Não parece haver dúvidas que é o bem aquilo que por natureza nos deva realmente trazer a felicidade. Uma mesma coisa, em um mesmo tempo, pode causar a felicidade de uma pessoa e a infelicidade de outra, dependendo de quem analisa o fato.
Porém nosso dever ético é, todavia, o que nos exige o esforço para entender qual o comportamento que não nos prejudique e nem prejudique a terceiros. A forma dissimilar como o conceito de felicidade é tido não deve implicar no comodismo de só aceitar esta verdade sem se esforçar por alcançar o interesse de outrem, em conciliação com aquele que é nosso.
A consciência ética exige "a ação certa" como cumprimento do destino e começa dentro de cada um de nós quando aceitamos que as verdadeiras riquezas são as do amor, essas que nos levam a sabedoria de entender que somos um instrumento que cumpre uma missão e que esta é a de aprimorar-se pela transformação útil, ensejando também o aprimoramento de nossos semelhantes".
Até o próximo post.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

MORRO DE SÃO PAULO...QUASE UM PARAISO...

Minhas férias estão chegando ao fim. Para encerrá-las com chave de ouro fui conhecer Morro de São Paulo na Bahia. Gostei tanto que resolvi neste post colocar a viagem que fiz na semana passada para este quase paraíso.
Saímos daqui na quinta feira a tarde rumo à Salvador. Pernoitamos lá. Na sexta feira pegamos às 9:00 o catamarã da Bio tour que faz o percurso até Morro de São Paulo. Demora mais ou menos 2:30 horas. As acomodações do Catamarã são boas, mas balança bastante.
Aportamos às 11:40 no terminal marítimo, o Portoló.Surpresa... táxis nos esperam...carrinhos desses usados em construção...pois na ilha não trafegam veículos.Os taxistas cobram R$ 10,00 por mala. Logo que subimos uma rampa...bem íngreme nos deparamos com o primeiro cartão postal: a Igreja Matriz de nossa senhora da Luz e o Farol.

Morro de São Paulo fica situado na ilha e Tinharé município de Cairu, estado da Bahia, região conhecida como Costa do Dendê e possui suas raízes históricas no Brasil Colônia. As praias de Morro de São Paulo são nomeadas por uma sequência numérica: Primeira, Segunda, Terceira e Quarta praia.

A Primeira praia é a mais povoada de pousadas e casas de veraneio. Na Segunda praia, a mais agitada é que acontecem as festas e luaus ou seja, possui uma vida noturna bem agitada. Na direção da Terceira praia está a ilha da Saudade. O lugar lembra um jardim tropical, a noite é iluminado, lindo lindo! Na terceira praia também há um agito. Quem quer descanso deve se hospedar na Quarta praia. Praia esta com piscinas de corais e quase um aquário, não precisa nem mergulhar, os peixes vem em você, a coisa mais linda! Todas as praias possuem beleza rara de águas cristalinas, coqueirais, recifes e piscinas naturais.

Nos hospedamos na Segunda praia na pousada Ilha das Pedras. De pousada tem pouco lembra mais um hotel de charme. Um lugar maravilhoso. Chegamos e fomos almoçar no restaurante Sambas vizinho da pousada e comemos camarões pistola...hum!!! dos deuses! Depois fomos para a piscina, o calor é de matar! Lá pelas 4 horas fomos ao Farol para avistar a paisagem emoldurada pela mata nativa e pelo azul deslumbrante do céu e do mar. Várias fotos. Descemos um pouquinho e fomos à Toca do Morcego, um misto de bar, lougue. Um espaço lindo e descolado, com tendas, esteiras no chão, muitas almofadas e pufes, um charme. A melhor vista para apreciar o mais lindo pôr do sol. Ficamos extasiados... Neste espaço: Toca do Morcego acontecem depois da meia noite as melhores festas do Morro.
No sábado fomos fazer um passeio de lancha à ilha de Boipeba. Um passeio simplesmente fantástico. A lancha era para 10 pessoas. Pessoas formidáveis. Um casal do Espírito Santo: Joselito e Daniela levaram uma caixa térmica com champanhe e taça, para brindarmos nas paradas para banho nas piscinas naturais em pleno oceano. Água transparente. Foi bárbaro. Paramos na ilha para almoço... o que comemos? Lagosta... Fresquíssima, o pescador acabara de chegar. Lagosta grelhada e moqueca de lagosta! Divino! Depois de lancha fomos conhecer a cidade de Cairu onde há um mosteiro super antigo e com dois franciscanos que moram lá super simpáticos. Retornamos no final da tarde.
No domingo fomos a outro passeio, agora a pé para a praia de Gamboa. Fomos conduzidos pelo nosso guia: Zóio, aliás Josias, uma figura! super simpatico e muito gentil. O passeio dura o dia inteiro, mais ou menos uns doze quilômetros de caminhada. Paradas para banho, praias rústicas, paradisíacas. No caminho uma encosta de argila... então parada para banho de argila, um must só! E nesse ermo uma casa super rústica, onde o Marcelo nos sugere o peixe dourado (de mar) grelhado com frutas e legumes grelhados...Um dos melhores peixes que já comi e para surpresa um prato sofisticado com uma apresentação linda. À nossa frente o mar azul. À nossas costas uma floresta com macaquinhos nos dando boas vindas. Show!!
Na segunda pela manhã fomos à Quarta praia. Parece um aquário de tantos peixes nos nossos pés. Lindo! Lindo! O caminho é só paisagens que parecem sair de um quadro...
Almoço. Táxi!
Está na hora  de dizer ...adeus..
Catamarã...Tchau Morro de São Paulo!




terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

DEZ RESOLUÇÕES DE ANO NOVO DO HOMEM MAIS SÁBIO QUE JÁ VIVEU

Como primeiro post deste novo ano quero transcrever um estudo apresentado na Igreja Batista Catuaí pelo pastor Marcos Cunha.
A tônica principal são as metas que costumamos fazer no inicio de cada ano, então ele propõe estas dez resoluções apresentada por Salomão que foi o mais sábio de todos os homens e que estão escritas na Bíblia Sagrada no capitulo 3 do livro de Provérbios. São elas:
Resolução 1: Viver com amor e Fidelidade – (v. 3-4) “Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração e acharás graça e boa compreensão diante de Deus e dos homens”.
Resolução 2: Viver confiando em Deus de todo o coração - (v.5-6) “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio9 entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas”.
Resolução 3: Viver com temor a Deus e longe do mal – (v. 7-8) “Não sejas sábio aos teus próprios olhos ; teme ao Senhor e aparta-te do mal; será isso saúde para o teu corpo e refrigério para os teus ossos”.
Resolução 4: Viver honrando o Senhor integralmente – (v. 9-10) “ Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda e se encherão fartamente os teus celeiros e transbordarão de vinho os teus lagares”.
Resolução 5: Viver aceitando a disciplina do Senhor – (v. 11-12) “Filho meu não rejeites a disciplina do Senhor, nem te enfades da sua repreensão. Porque o Senhor repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem”.
Resolução 6: Viver com sabedoria e bom senso – (v. 13-24) “Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que acha conhecimento;...É árvore de vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retém. ... Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos; guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso; porque serão vida para a tua alma ... Então andarás seguro no teu caminho e não tropeçará o teu pé. Quando te deitares, não temerás; deitar-te-as e o teu sono será suave”.
Resolução 7: Viver sem nenhum medo – (v. 25-26) “ Não temas o pavor repentino ...Porque o Senhor será a tua segurança e guardará os teus pés de serem presos”.
Resolução 8: Viver fazendo o bem a quem precisa – (v.27-28) “Não te furtes de fazer o bem a quem de direito, estando na tua mão o poder de fazê-lo. Não digas ao teu próximo: Vai e volta amanhã; então to darei, se o tens agora contigo”.
Resolução 9: Viver em paz com o próximo – (v.29-30) “Não maquines o mal contra o teu próximo, pois habita junto de ti confiadamente. Jamais pleiteies com alguém sem razão, se te não houver feito mal”.
Resolução 10: Viver com retidão e justiça – (v.31-32) “Não tenhas inveja do homem violento, nem sigas nenhum dos seus caminhos; porque o Senhor abomina o perverso, mas aos retos trata com intimidade”.
Desejo um excelente 2011 a todos!