quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

MORRO DE SÃO PAULO...QUASE UM PARAISO...

Minhas férias estão chegando ao fim. Para encerrá-las com chave de ouro fui conhecer Morro de São Paulo na Bahia. Gostei tanto que resolvi neste post colocar a viagem que fiz na semana passada para este quase paraíso.
Saímos daqui na quinta feira a tarde rumo à Salvador. Pernoitamos lá. Na sexta feira pegamos às 9:00 o catamarã da Bio tour que faz o percurso até Morro de São Paulo. Demora mais ou menos 2:30 horas. As acomodações do Catamarã são boas, mas balança bastante.
Aportamos às 11:40 no terminal marítimo, o Portoló.Surpresa... táxis nos esperam...carrinhos desses usados em construção...pois na ilha não trafegam veículos.Os taxistas cobram R$ 10,00 por mala. Logo que subimos uma rampa...bem íngreme nos deparamos com o primeiro cartão postal: a Igreja Matriz de nossa senhora da Luz e o Farol.

Morro de São Paulo fica situado na ilha e Tinharé município de Cairu, estado da Bahia, região conhecida como Costa do Dendê e possui suas raízes históricas no Brasil Colônia. As praias de Morro de São Paulo são nomeadas por uma sequência numérica: Primeira, Segunda, Terceira e Quarta praia.

A Primeira praia é a mais povoada de pousadas e casas de veraneio. Na Segunda praia, a mais agitada é que acontecem as festas e luaus ou seja, possui uma vida noturna bem agitada. Na direção da Terceira praia está a ilha da Saudade. O lugar lembra um jardim tropical, a noite é iluminado, lindo lindo! Na terceira praia também há um agito. Quem quer descanso deve se hospedar na Quarta praia. Praia esta com piscinas de corais e quase um aquário, não precisa nem mergulhar, os peixes vem em você, a coisa mais linda! Todas as praias possuem beleza rara de águas cristalinas, coqueirais, recifes e piscinas naturais.

Nos hospedamos na Segunda praia na pousada Ilha das Pedras. De pousada tem pouco lembra mais um hotel de charme. Um lugar maravilhoso. Chegamos e fomos almoçar no restaurante Sambas vizinho da pousada e comemos camarões pistola...hum!!! dos deuses! Depois fomos para a piscina, o calor é de matar! Lá pelas 4 horas fomos ao Farol para avistar a paisagem emoldurada pela mata nativa e pelo azul deslumbrante do céu e do mar. Várias fotos. Descemos um pouquinho e fomos à Toca do Morcego, um misto de bar, lougue. Um espaço lindo e descolado, com tendas, esteiras no chão, muitas almofadas e pufes, um charme. A melhor vista para apreciar o mais lindo pôr do sol. Ficamos extasiados... Neste espaço: Toca do Morcego acontecem depois da meia noite as melhores festas do Morro.
No sábado fomos fazer um passeio de lancha à ilha de Boipeba. Um passeio simplesmente fantástico. A lancha era para 10 pessoas. Pessoas formidáveis. Um casal do Espírito Santo: Joselito e Daniela levaram uma caixa térmica com champanhe e taça, para brindarmos nas paradas para banho nas piscinas naturais em pleno oceano. Água transparente. Foi bárbaro. Paramos na ilha para almoço... o que comemos? Lagosta... Fresquíssima, o pescador acabara de chegar. Lagosta grelhada e moqueca de lagosta! Divino! Depois de lancha fomos conhecer a cidade de Cairu onde há um mosteiro super antigo e com dois franciscanos que moram lá super simpáticos. Retornamos no final da tarde.
No domingo fomos a outro passeio, agora a pé para a praia de Gamboa. Fomos conduzidos pelo nosso guia: Zóio, aliás Josias, uma figura! super simpatico e muito gentil. O passeio dura o dia inteiro, mais ou menos uns doze quilômetros de caminhada. Paradas para banho, praias rústicas, paradisíacas. No caminho uma encosta de argila... então parada para banho de argila, um must só! E nesse ermo uma casa super rústica, onde o Marcelo nos sugere o peixe dourado (de mar) grelhado com frutas e legumes grelhados...Um dos melhores peixes que já comi e para surpresa um prato sofisticado com uma apresentação linda. À nossa frente o mar azul. À nossas costas uma floresta com macaquinhos nos dando boas vindas. Show!!
Na segunda pela manhã fomos à Quarta praia. Parece um aquário de tantos peixes nos nossos pés. Lindo! Lindo! O caminho é só paisagens que parecem sair de um quadro...
Almoço. Táxi!
Está na hora  de dizer ...adeus..
Catamarã...Tchau Morro de São Paulo!




Um comentário:

Rafaella Rezende disse...

Cidinha, mas que delííííícia!!!