domingo, 27 de fevereiro de 2011

VISÃO DA ÉTICA

O homem é livre, mas responsável. Cada ação que se pratica traz resultados que é preciso levar em conta. Talvez o essencial numa ética para nosso tempo, seja isso segundo Renato Janine Ribeiro que escreveu um artigo na  folha de São Paulo : "já não respondemos apenas por nossa "intenção", pelo que nos parece ser a causa interior de agirmos de tal ou qual modo. Respondemos por bem mais: pelos resultados previsiveis de nossa ação". Uma obrigação de lucidez é essencial hoje na ação ética. Se tivermos um elenco de coisas permitidas e proibidas, se nos disserem o que é certo ou errado, é mais tranquilo, é um consolo! Apenas tem-se que obedecer à lista!  Ainda no artigo da Folha o autor coloca que grandes estudiosos e pensadores comprovaram com estudos sérios do homem e da sociedade...é que as ações não podem ser estudadas de maneira isolada. A moral tradicional tende a afirmar que umas condutas são boas e outras não . Mas o que se aprendeu com as ciências do homem é que nenhum ato é bom ou mau em si. Mais ainda, que nenhum ato isolado significa nada. para que uma ação faça sentido, ela se engrena num processo, numa história: tem um passado e um futuro. Por exemplo, em tese o certo é dizer a verdade e o errado mentir. Mas será justo responder com a verdade a um assassino que procura sua vítima? Não posso julgar minha ação sem considerar o que ela produz. Não posso avaliar um ato isolado sem olhar o processo do qual ele faz parte.
Qualquer exame da história , ou mesmo  a simples experiência de vida, já mostra quantas vezes o bem gera o mal, ou o inverso. Essa percepção de que bem e mal se misturam, no correr de uma história, no desdobrar-se de uma vida, talvez seja uma das noções que mais concorreu para definir a modernidade , ao romper com os quadros mentais herdados da idade Média. Quando Maquiavel observou que a crueldade de um principe às vezes faz os súditos sofrerem menos do que a bondade atabalhoada de outro. Não estava defendendo a prática do mal, mas apenas, abrindo espaço para relativizar este conceito, vendo-o numa perspectiva mais ampla, a da sociedade e a da história.
Assim o dado essencial da ética, hoje, é a dificuldade de se dizer qual a melhor ação: o preço da liberdade é a angústia de quem tateia por uma resposta. Num mundo em que sumiram as velhas verdades dadas, o sujeito ético sente-se tão perdido como um estranho no meio da cidade grande.É dificil eliminar essa dor  e perplexidade. Qualquer autêntica preocupação com a ética  terá que lidar com bem mais que a lista do certo e errado, da honestidade versus desonestidade. Não pode se reduzir a examinar fatos isolados , mas precisa considerar como eles se engrenam na vida de um povo, ou na história de numa pessoa: como concorrem para a liberdade, ou a escravidão, para a miséria ou o fim desta. Estas questões são dificies, até porque não existe uma divisão  em que o bem esteja de um lado e o mal de outro, e a escolha é sempre dolorosa . Mas dessa dor, que está na raiz da liberdade humana , que decorre do fato de termos a cada opção de abrir mão de algo, ninguem nunca nos isentará.
Até o proximo post!!!!

81 comentários:

Unknown disse...

Texto muito bom para refletir sobre as atitudes éticas. Afinal, o que é certo e errado? Talvez você precise cometer algo dito errado para fazer o certo em algo maior. Ou seja, ética seria agir da melhor forma possível diante de um contexto.

Unknown disse...

Texto muito bom para refletir sobre as atitudes éticas. Afinal, o que é certo e errado? Talvez você precise cometer algo dito errado para fazer o certo em algo maior. Ou seja, ética seria agir da melhor forma possível diante de um contexto.

Marina de Almeida_3000

Unknown disse...

Concordo com o autor no que ele diz sobre "é que as ações não podem ser estudadas de maneira isolada" nenhuma açao sozinha pode se dizer que é etico ou não... o que é errado pra um de nós, pode parecer certo para outro. O que deve ser feito é pensar, ler, estudar, discutir para se chegar a um acordo.

Jéssica Lumy K.Gushiken - Turma 3000

Unknown disse...

Concordo com o autor no que ele diz sobre "é que as ações não podem ser estudadas de maneira isolada" nenhuma açao sozinha pode se dizer que é etico ou não... o que é errado pra um de nós, pode parecer certo para outro. O que deve ser feito é pensar, ler, estudar, discutir para se chegar a um acordo.

Jéssica Lumy K.Gushiken - Turma 3000

Unknown disse...

Ética não é algo definido, imutável, como saber o que é certo e o que é errado, se esse conceito muda de uma pessoa para outra, de um lugar para outro. Por exemplo, todos concordam que é errado matar, só Deus tem o direito de dar ou de tirar a vida de alguém. E se um bandido estiver prestes a tirar a vida de alguém inocente e você tiver a oportunidade de salvar essa pessoa, matando o bandido.... vc faria isso??? Mas não acabou de concordar que isso é errado? Ou podemos tirar a vida de alguém porque ela não se encaixa no padrão que temos de pessoa boa? Conforme o texto diz, não podemos julgar uma ação isolada mas o seu contexto, ou seja, suas causas e suas consequências. Mas se estamos frente a frente com situações difíceis onde devemos tomar decisões todos os dias, devemos parar e analisar o contexto antes de responder a uma simples pergunta? Eu não sei exatamente como devemos agir, mas sei que ninguém disse que seria fácil...
Kamilla Lopes - Turma 1000.

Unknown disse...

Já dizia William Hazlitt, "O homem é o único animal que ri e chora, porque é o único que se impressiona com a diferença que há entre o que É e o que DEVIA SER." Muito se fala sobre Ética. Poucos a praticam, principalmente aqueles que deveriam dar o exemplo. O texto postado serveria de cartilha, tanto para nossos representantes nas esferas políticas, como na sociedade como um todo.

Paulo Cesar - 2000.

Unknown disse...

Não se pode examinar fatos isolados, precisa-se considerar como é a vida da pessoa, seus costumes e criação. A responsabilidade e o ato de pensar nas consequencias devem acompanhar todas suas ações, para que elas não te tragam problemas futuros. Devemos praticar a ética, independente de fatores externos.

Rafaela Audibert - Turma 2000

Unknown disse...

"Qualquer autêntica preocupação com a ética terá que lidar com bem mais que a lista do certo e errado, da honestidade versus desonestidade." Este trecho traduz bem o pensamento do autor, mostrando-nos que apenas basear-se em fatos isolados, pode não ser a melhor opção para apontar o que é ético ou não, o que é certo ou errado.

Unknown disse...

"Qualquer autêntica preocupação com a ética terá que lidar com bem mais que a lista do certo e errado, da honestidade versus desonestidade." Este trecho traduz bem o pensamento do autor, mostrando-nos que apenas basear-se em fatos isolados,pode não ser a melhor opção para apontar o que é ético ou não, o que é certo ou errado.

Guilherme Panhan - Turma 1000

Unknown disse...

Texto bem interessante,mas a questão de que o que é certo e errado varia muito de pessoa para pessoa. O que é certo para mim,pode não ser certo para outra pessoa.Ser ético é agir da maneira mais correta e racionalmente possível.

Ricardo Emmã - Turma 3000

Unknown disse...

A problemática do certo e errado passa por todos os campos do conhecimento, desde o processo de sobrevivência natural até a religião, que mexe com as questões mais subjetivas. As leis realmente norteiam nossas condutas, mas cada caso é um caso.

Unknown disse...

A problemática do certo e errado passa por todos os campos do conhecimento, desde o processo de sobrevivência natural até a religião, que mexe com as questões mais subjetivas. As leis realmente norteiam nossas condutas, mas cada caso é um caso.

Fábio César - 1000

Unknown disse...

Concordo com o texto pois a ética não é somente "tomar uma atitude que EU considero correta" (sem analisar o contexto) , mas sim pensar , refletir e agir de acordo com o todo , ou seja na situação em geral e em suas possiveis consequências ,podendo assim definir o que será ético ou não.

Gabriela Squizzato Adorno - Turma 1000

Unknown disse...

Concordo com o texto pois a ética não é somente "tomar uma atitude que EU considero correta" (sem analisar o contexto) , mas sim pensar , refletir e agir de acordo com o todo , ou seja na situação em geral e em suas possiveis consequências ,podendo assim definir o que será ético ou não.

Gabriela Squizzato Adorno - Turma 1000

Unknown disse...

Adorei o artigo! Concordo plenamente com o trecho que diz: "Uma obrigação de lucidez é essencial hoje na ação ética", expressa claramente a ídéia de que nossos atos não se aplicam apenas a nós mesmos, mas sim ao meio em que vivemos de alguma forma. E se formos mais a fundo, somente ter consciencia de nossos atos não basta, saber se auto-limitar muitas vezes tambem é inprescíndivel!

Nylmara, turma 2000

Unknown disse...

"Num mundo em que sumiram as velhas verdades dadas, o sujeito ético sente-se tão perdido como um estranho no meio da cidade grande." No mundo de hoje as pessoas sentem vergonha de serem éticos, o que mais vale é ser melhor que seu concorrente, não importando de qual forma, onde a ética acaba sendo como meio ambiente, onde todos a detém, porém há aqueles que não contentes só com isso, acabam destruindo, queimando, prejudicando a todos e mostrando uma uma verdade ilusória de "ética de desenvolvimento."

Bruno Domingues - Turma 1000

††LADY CAROL†† disse...

No mundo de hoje temos que abordar mais sobre a ética..Muitas pessoas não sabem nem o que é, apesar de parecer óbvio para a maioria, será que realmente elas sabem o que significa?.. Precisamos agir com ética, ou melhor, com nosso coração, julgar nossas ações e as reações.. Temos que tratar mais desse assunto nos cólegios e ter palestras para a população, quanto mais for falado sobre a ética, mais ela será praticada para o bem comum ..

Não podemos praticar a ética sem nos preocuparmos com o outro lado, por isso concordo que:"cada ação que se pratica traz resultados que é preciso levar em conta." Temos que pensar no "depois" antes de fazer uma ação e ver que mais pra frente não era isso que você realmente queria... Um exemplo claro disso foi o caso do assassino procurando sua vítima...

Temos que ser sensatos e observadores, que nem a profissão de um psicologo, analisar tudo, para que no fim, nossa decisão não nos prejudique e não prejudique nosso paciente com um diagnostico drástico... Enfim, não podemos avaliar um ato isolado sem olhar o processo do qual ele faz parte!

Caroline Decicco Duarte - Turma 1000

Dinheiro na net disse...

Ótimo texto, concordo que a verdade ou o certo para mim, pode ser errado para o outro. Mas pelo senso comum, há certas atitudes éticas e anti-éticas . Então, o grande problema é quando isso se torna desculpa para os anti-éticos que usam desse artifício para agir de forma imoral.

Luiz Antônio - turma:3000

Unknown disse...

Concordo com o autor de que devemos analisar tudo em um conjunto descobrir tudo o que esta por trás das ações erradas ou certas. Pois acredito que o bem e o mal o certo e o errado sempre estão juntos.
E no texto diz que seria muito mais facil se tivessemos um tipo de manual ou lista para distinguir tudo o que e proibido do que é permitido, e de certo modo existe se observarmos tudo ao nosso redor tanto com os meios de comunicações como sem. Somos capazes de aprender com o erro dos outros e praticarmos o bem, pois o mal gera consequencias de remorso e punição ja o bem gera consequencias de beneficios à outros e tranquilidade de consciencia.
Porém cada pessoa tem uma visão do que é certo e o errado e precisa aprender com os seus proprios erros.

Daiane Cristina da S. Mello - Turma 1000

Unknown disse...

É como o autor diz, hoje em dia, não temos como julgar uma ação isolada do mundo, temos que analisar tudo o que está em sua volta, como também as situações pelas quais o indivíduo já passou e o que lhe foi ensinado. Com a dificuldade em agir corretamente ou não, temos que tomar cuidado com nossas ações, para que uma ação boa para nós não seja ruim para outra e assim querermos tirar de nós os nossos erros jogando em cima do mundo.

Unknown disse...

É como o autor diz, hoje em dia, não temos como julgar uma ação isolada do mundo, temos que analisar tudo o que está em sua volta, como também as situações pelas quais o indivíduo já passou e o que lhe foi ensinado. Com a dificuldade em agir corretamente ou não, temos que tomar cuidado com nossas ações, para que uma ação boa para nós não seja ruim para outra e assim querermos tirar de nós os nossos erros jogando em cima do mundo.

Jaqueline Horvath _ t:3000

Unknown disse...

O exemplo de Maquiavel foi perfeito para exempleficar o dilema em ser ético, pois ética não é algo simples e objetivo, não se limita a coisas certas e erradas pré definidas, ás atitudes éticas dependem do contexto. O Príncipe, pelos mais leigos pode ser encardo como um manual de crueldade, entretanto para os conhecedores da situação vivida na época é possível entender que a severidade exposta por Maquiavel era a solução para o controle e o befnefício do povo.

Nilcéia Diegues Luis - Turma 2000.

Unknown disse...

Ética é algo que está dentro do homem, como ele deve agir, e a Moral é algo de fora, é a própria conduta.
Moral é admitir os nossos erros, assumir as nossas responsabilidades, pensar antes de agir, etc, etc.. Já a discussão, o debate sobre as regras do que é o certo e o errado, bem ou mal, qual a conduta correta para que vivamos em harmonia, isso é Ética.
E para ser ético e moral? Eu penso que devemos ter a consciência limpa, refletir sobre cada uma de nossas ações. Pensar se fizemos o bem ou o mal com cada amigo. Ser honestos e termos disciplina.
Sei que, mesmo pensando, agindo corretamente, o bem não estaria sendo feito. Teríamos que analisar "as duas faces da moeda". Poderíamos pedir a ajuda da Física Quântica já que ela diz que estamos em dois lugares ao mesmo tempo. Aí saberíamos se fomos éticos ou não, se a nossa conduta foi moral ou imoral.
Agir de acordo com a ética diz respeito a cada um de nós. E uma das mensagens que eu sempre carrego comigo para que eu não falte com a moral ou seja anti-ético é: "As nossas ações ecoarão pela eternidade".

Antônio Ricardo Catânio - Adaptação T.2000

Unknown disse...

Falar que uma pessoa tem ética hoje em dia por uma ação que ela cometa, não é o certo, tudo vai depender do contexto.No fim do texto se resume perfeitamente, quando diz, que essas questões de certo e errado, é uma questão difícil de escolher, pois não há divisão, a escolha é dolorosa,e é a gente que faz.
Jéssica Pesarini - 3000

Unknown disse...

ser ético não é apenas fazer o que é certo ou errado é necessário observar qual o resultado de cada ação que praticamos, se terá um efeito positivo ou negativo perante a sociedade.....
muitas vezes fazemos o que julgamos ser certo, mas será que realmente é certo?!....


Fabiana S. Luz T:3000

Caroline Santos disse...

Gostei do texto, pois o autor engloba o geral, que é no que concordo também, ou seja, as ações nao devem ser avaliadas isoladamente, é preciso conhecer o processo, o que envolve tal ação e o que ela produz.
As vezes o que pra mim é certo pra outra pessoa pode ser errado de acordo com a cultura, vivência, que podem ser diferentes das minhas...
Por isso acho importante refletir o todo, e nao o isolado, e ver as consequências de tais atos, julgando então as atitudes éticas e não éticas pra você, nao esquecendo que pra outra pessoa pode nao ser, e respeitar assim mesmo.
Caroline de Deus R. Santos - 3000

Caroline Santos disse...

Gostei do texto, pois o autor engloba o geral, que é no que concordo também, ou seja, as ações nao devem ser avaliadas isoladamente, é preciso conhecer o processo, o que envolve tal ação e o que ela produz.
As vezes o que pra mim é certo pra outra pessoa pode ser errado de acordo com a cultura, vivência, que podem ser diferentes das minhas...
Por isso acho importante refletir o todo, e nao o isolado, e ver as consequências de tais atos, julgando então as atitudes éticas e não éticas pra você, nao esquecendo que pra outra pessoa pode nao ser, e respeitar assim mesmo.
Caroline de Deus R. Santos - 3000

Unknown disse...

O texto trata a ética com muita perplexidade, afinal o que é a ética, como o texto cita, será que seria ético dizer a um assassino onde está está a sua vítima porque não se deve mentir?
Por isso concordo com o texto que a ética deve ser analisada abrangendo toda uma situação e não apenas os fatos isolados como o não mentir.
Por termos tantas dúvidas que nós temos o melhor código de ética que é a biblia.

Erica Palmira dos Santos turma 1000

Unknown disse...

Ser ético é agir corretamente, cumprir com os valores da sociedade em que vivemos sem prejudicar o próximo, é estar tranqüilo com a nossa consciência.
Ética envolve valores morais, integridade. É ser honesto em qualquer situação, é ter coragem para assumir os erros e suas conseqüências. Mais do que um conjunto de valores morais a ética é uma criação social e cultural, cada sociedade cria seu próprio conceito do que é ético ou não. Por isso não é justo julgar a ação do outros sem antes conhecer os fundamentos/motivos do outro sem antes conhecer sua cultura

Stéfani T.O.Souza - T.1000

Unknown disse...

O indivíduo que durante o seu desenvolvimento como pessoa teve a distinção entre o certo e o errado, a honestidade e a desonestidade, saberá agir da forma mais adequada diante de uma determinada situação. Como diz o texto: "Qualquer autêntica preocupação com a ética(...) terá que (...) considerar como os fatos se engrenam na vida de um povo, ou na história de uma pessoa, como concorrem para a liberdade, ou a escravidão, para a miséria ou o fim desta". É importante que não usemos como justificativa "que tudo é relativo" para simplesmente não agirmos diante de uma situação que exija nosso posicionamento.

Luciana F. Ribeiro - 2000

Unknown disse...

Muitas vezes o que é certo para uma pessoa, pode não ser para outra.É uma questão de cultura, educação e criação de cada um.Portanto deve-se analisar todo o contexto de uma situação, ato, ação...Para assim julgarmos como sendo ético ou não.

Natália Pereira Victor- Turma 1000

Unknown disse...

Concordo com o autor. Um ato nunca pode ser analisada de maneira isolada, afinal, este tem todo um contexto e um impacto. Também sou a favor da posição do autor quanto à "cartilha" do certo ou errado. Em quanto crianças, somos levados a obedecer ao que nos é imposto, no entanto, quando adultos formamos opnião própria sobre temas, decisões e ações, portanto, o que pode parecer plenamente ético à uma pessoa, pode ser um conportamento extremamente errado para outra.

Marcos Vinícius Beffa, t: 2000

Unknown disse...

O texto faz refletir que "... em tese o certo é dizer a verdade e o errado mentir". Nem sempre isso é o certo à se fazer, tem que se analisar os fatos, saber o passado, pois como o próprio autor fala " Não posso avaliar um ato isolado sem olhar o processo do qual ele faz parte". Toda decisão tem uma consequência, seja ela para o bem ou para mal, pois toda ação gera uma reação positiva ou negativa. O que é ética?
Em meu ponto de vista a questão da ética vai da conciência de cada um.

Janaina Helen Reis de França - Turma 1000.

Unknown disse...

Concordo com o autor, pois se trata de um conjunto de valores morais e princípios que levam a conduta do homem na sociedade. A ética serve para que tenha um equilíbrio e bom funcionamento social, tentando fazer com que não haja prejudicados.
"Afinal, o que é ética? Ética é algo que todos precisam ter... alguns dizem q têm, poucos levam a sério e ninguém cumpre à risca..."
Ariane Barros - T 2000

Construção disse...

Na minha opnião a questao de ética é um pouco relativa de acordo com o que acontece no geral. Como é dino no texto, não é possivel examinar um fato isolado e dizer se é ético ou não, é preciso fazer uma análise de tudo o que acontece para, assim, conseguir chegar a uma resposta concreta se a atitude foi ética ou não. De qualquer forma, existe algumas atitudes que o individuo pode discernir o que é bom.

Construção disse...

Na minha opnião a questao de ética é um pouco relativa de acordo com o que acontece no geral. Como é dino no texto, não é possivel examinar um fato isolado e dizer se é ético ou não, é preciso fazer uma análise de tudo o que acontece para, assim, conseguir chegar a uma resposta concreta se a atitude foi ética ou não. De qualquer forma, existe algumas atitudes que o individuo pode discernir o que é bom.

Elis Marina Vieira da Silva - 3000

Unknown disse...

Para sermos éticos precisamos avaliar as consequências de nossas ações no futuro. O autor aponta para o fato de a "verdade" nem sempre ser o melhor caminho, mas então a mentira é uma opção? Talvez sim, mas em situações extremas, como a citada no artigo, porém no dia-a-dia é importante uso da verdade, para que, por meio de uma pratica, nossa sociedade se torne mais ética.

Unknown disse...

Para sermos éticos precisamos avaliar as consequências de nossas ações no futuro. O autor aponta para o fato de a "verdade" nem sempre ser o melhor caminho, mas então a mentira é uma opção? Talvez sim, mas em situações extremas, como a citada no artigo, porém no dia-a-dia é importante uso da verdade, para que, por meio de uma pratica, nossa sociedade se torne mais ética.

Unknown disse...

A discussão ética tem sido muito presente nos dias atuais. A
humanidade encontra-se em crise moral refletida pela violência, egoísmo,
indiferença para com o seu semelhante, desejo desenfreado
pelo poder, não respeitando as diferenças entre os indivíduos, causando
assim uma crise ética tanto no âmbito pessoal quanto no
profissional.
Simone Welter Wegner
turma 2000

Unknown disse...

O texto relata a realidade do nosso dia-a-dia em que nos deparamos com ações do certo ou errado, e se não analisarmos os fatos como um todo é complicado dizermos o que é certo ou errado pois um fato isolado pode ser ético, mas as vezes acompanhados de outras ações deixam de ser éticos. Precisamos sempre agir nos preocupando com as consequencias do que fazemos, pois ou fazemos a coisa certa ou erramos

Unknown disse...

O ultimo cometário foi enviado por Izabele Cardia Rodrigues 3000

Unknown disse...

Vivemos em um mundo onde ser ético está deixando de ser valorizado. Meios importantes da sociedade estão nos dando maus exemplos de ações e atitudes e as punições quase sempre são brandas ou deixam de ser aplicadas por erros graves.
O importante é ter a consciência das consequências que os nossos atos causarão as pessoas ao nosso redor.
A escolha é dolorosa e temos que tomar as decisões certas!


Julio C. Batista da Silva - Turma 2000

Unknown disse...

Nao devemos julgar as pessoas pelo que achamos que esta errado, pois o que é certo e o que é errado...pois o eu acho certo outra pessoa pode nao achar, o que é certo aqui, pode nao ser em outro pais, o é certo hoje, nao era nos tempos dos nossos avós, e assim por diante...acho que devemos respeitar todas as pessoas...

Laís Ap. de Melo França turma 1000

Unknown disse...

O texto faz refletir que "... em tese o certo é dizer a verdade e o errado mentir". Nem sempre isso é o certo a se fazer, tem que se analisar os fatos, saber o passado, pois como o próprio autor fala " Não posso avaliar um ato isolado sem olhar o processo do qual ele faz parte". Toda decisão tem uma consequência seja ela para o bem ou para o mal, pois toda ação tem uma reação positiva ou negativa. O que é ética?
Em meu ponto de vista a questão da ética vai pela consiência de cada um.

Janaina Helen Reis de França -
Turma 1000.

Anônimo disse...

Interessante o texto. Retrata bem a dificuldade de saber realmente o que é ético ou não. Muitas vezes o que é ético pra mim pode não ser ético para outra pessoa. E sempre fica a dúvida: Será que estamos sendo éticos?

Raphael S. Miyashita T.2000

Emanuelli Maingué disse...

Texto muito bom para reflexão....hoje vivemos num mundo em que as pessoas se perguntam o que é ética, como agir perante os outros....hoje em dia tudo envolve este assunto, e deveria ser aplicada com mais na estrutura das familias, escolas...enfim devemos pensar muito nesse assunto, pois ele gera muitas conclusões.

Unknown disse...

Vivemos em um mundo onde ser ético está deixando de ser valorizado. Meios importantes da sociedade estão nos dando maus exemplos de ações e atitudes e as punições quase sempre são brandas ou deixam de ser aplicadas por erros graves.
O importante é ter a consciência das consequências que os nossos atos causarão as pessoas ao nosso redor.
A escolha é dolorosa e temos que tomar as decisões certas!


Julio C. Batista da Silva - Turma 2000

Unknown disse...

Vivemos em um mundo onde ser ético está deixando de ser valorizado. Meios importantes da sociedade estão nos dando maus exemplos de ações e atitudes e as punições quase sempre são brandas ou deixam de ser aplicadas por erros graves.
O importante é ter a consciência das consequências que os nossos atos causarão as pessoas ao nosso redor.
A escolha é dolorosa e temos que tomar as decisões certas!


Julio C. Batista da Silva - Turma 2000

Unknown disse...

Nathan Curty turma : 2000

Eu concordo que não se pode julgar ético ou não, casos isolados, mas sim todo o processo para tal ação. Talvez seja necessárias realizar tais ações que se forem julgadas isoladamentes, seriam consideradas antiéticas.
A mentira é uma dessas ações que precisam ser analisadas todo o contexto e assim saber se foi uma ação ética ou antiética.

Unknown disse...

A ética deve ser um tema mais abordado em nosso dia-a-dia, deve estar presente nas escolas desde o primário, para que nossas crianças tenham já o conhecimento do que ser ético, para que não sigam os maus exemplos. Como citado no artigo “Num mundo em que sumiram as velhas verdades dadas, o sujeito ético sente-se tão perdido como um estranho no meio da cidade grande...”, temos que voltar às velhas verdades e ter um mundo mais ético.

Aline Moraes Alves Turma:1000

Unknown disse...

No que tange ética, é clara a complexidade do assunto diante de muitas situações as quais podem ser direcionadas conceitos, ou mesmo características associadas como o bom senso, o caráter, onde são associadas numa primeira reflexão. A nossa sociedade decorre de inúmeras mudanças culturais numa visão cronológica, mesmo hoje cada grupo sociável tem um objetivo, seja o político, o escolar ou mesmo no âmbito do trabalho onde uma decisão precipitada causa transtornos, e muitas vezes uma tomada de decisão deve ser encarada no que será produzido, como na frase “...em tese o certo é dizer a verdade e o errado mentir. Mas será justo responder com a verdade a um assassino que procura sua vítima?” Cabe a cada um nós zelarmos pela cumplicidade ética entre todos os meios sociáveis.
Luan C. Santos Turma 2000

Unknown disse...

O Texto mostra claramente que a Ética não se implica apenas em seguir um elenco de coisas permitidas e proibidas, pois se fosse assim seria fácil defini-la. Além de sempre se fazer o correto, no meu ponto de vista a Ética consiste principalmente em não ferir a liberdade e dignidade do outro. Mas entendo também que para isso ocorrer, muitas vezes alguém pode sair prejudicado, daí a complexidade de se definir a Ética.

Camila B. Lima - T 1000

Unknown disse...

Interessante como o autor coloca que até mesmo a ética teve seu significado alterado com o passar do tempo (ou com a globalização, usando uma "desculpa pronta") no sentido do que realmente é praticar ética. Por mais que se utilize a própria consciência em uma tomada de decisão esta não é mais suficiente. O ambiente em que estamos inseridos e toda a conotação conjunta ao fato também tem influência na classificação dos fatos como éticos ou não.

Cleber Massoni - Turma 1000

Fabio Cardoso disse...

o texto apresentado mostra ma visão ampla no que se trata de etica apresentando que a dificuldade de se dizer o que é certo e o que é errado, uma coisa importante é que as pessoas tenham consciencia de que seus limites acabam a partir do momento que afeta as outrs pessoas.
Por isso é necessario que os profissionais tenham em mente o quanto a etica é importante para boa vida em sociedade.

Unknown disse...

o texto apresentado mostra ma visão ampla no que se trata de etica apresentando que a dificuldade de se dizer o que é certo e o que é errado, uma coisa importante é que as pessoas tenham consciencia de que seus limites acabam a partir do momento que afeta as outrs pessoas.
Por isso é necessario que os profissionais tenham em mente o quanto a etica é importante para boa vida em sociedade.

Daiane de Cesaro- Turma 1000

Unknown disse...

o texto apresentado mostra ma visão ampla no que se trata de etica apresentando que a dificuldade de se dizer o que é certo e o que é errado, uma coisa importante é que as pessoas tenham consciencia de que seus limites acabam a partir do momento que afeta as outrs pessoas.
Por isso é necessario que os profissionais tenham em mente o quanto a etica é importante para boa vida em sociedade.

Daiane de Cesaro Turma 1000

Unknown disse...

Texto muito interessante ao se pensar na relatividade da etica, pois se tratando de um mundo tao globalizado e com tantas culturas distintas e necessario vermos o contexto em que esta inserido.
E a questao do certo e do errado dependo muito da pessoa e do fato ocorrido para podermos analisarmos se foi um ato correto.
Apesar de tudo esta o respeito ums pelos outros que deve estar acima de qualquer ato ocorrido.

Wesley Galbiati Lucas - 2000

Unknown disse...

O texto nos lembra de que não há uma verdade unica, nada sempre é bom ou mal. Tudo traz uma consequência ao longo do tempo, algo que foi visto como bom em um certo momento anos depois pode ter outro julgamento ético. É preciso refletir muito a cada opção da vida e pensar se ela ainda será ética ao longo das mudanças do tempo.

Unknown disse...

O texto nos lembra de que não há uma verdade unica, nada sempre é bom ou mal. Tudo traz uma consequência ao longo do tempo, algo que foi visto como bom em um certo momento anos depois pode ter outro julgamento ético. É preciso refletir muito a cada opção da vida e pensar se ela ainda será ética ao longo das mudanças do tempo.

Thais Tavares - 2000

Loane disse...

É difícil analisar a conduta humana, parafraseando Oscar Wilde "Chamamos de Ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando chamamos de Caráter", e nesse aspecto concordo com o texto, pois uma coisa não pode ser analisada separadamente da outra.
Loane Lima - Turma 1000

Unknown disse...

Concordo com o fato de que a ética não pode ser analisada somente sobre o fato em si. O contexto em que a ação se desenvolve é essencial.
É bem verdade que a sociedade em que se está inserido "molda" de certa forma a definição do que é ser ético, no entanto, acredito que na natureza do ser humano ele sabe o que é certo ou errado. É uma coisa intrinseca da pessoa, não é preciso que outro ensine, talvez nem consiga.
Ser ético é na verdade agir de acordo com o que é correto não somente para você, mas que traga beneficios, ou pelo menos não prejudique, a outro.

VANESSA FELICIANO S F LIMA
2º ANO CONTABEIS - UEL
TURMA 2000

gabi disse...

Esta é uma reflexão muito complexa, pois muitas vezes não percebemos que as atitudes não dependem apenas do nosso conceito de 'certo' ou 'errado', mas da finalidade a que ela é praticada. Devemos agir de acordo com a situação, e não apenas de acordo com definições. Como disse o autor, essa não é uma desculpa para justificar o mal, é apenas uma afirmação que reforça o ditado popular: "Há males que vem para o bem". Mentir normalmente é considerado um mal, mas dependendo de seu próposito, visa a um bem maior.

Gabriela Machado dos Santos - Turma 3000

Cri Kian disse...

Acredito que nos tempos antigos, quando a conduta e a moral eram regidas somente pelas leis divinas, era menos complicado ser ético, pois como foi escrito no começo do artigo, haviam "listas" do que era certo e errado e todos a seguiam cegamente. era simplesmente fazer o que falavam que era certo e vc estava com a consciência limpa...

Cristiano Kian - T1000

Unknown disse...

Concordo com o texto em relação as ações. E que cada ação realizada produzirá uma consequência. Desde modo devemos entender toda uma situação, todo o contexto, e não uma ação isolada. Como o exemplo citado, uma mentira para proteger uma vida não seria ético? então nos remetemos a uma pergunta, a ética também depende do ponto de vista?



Jhéssica Adriane Jacob Silva - Turma 1000

Unknown disse...

muito interessante o texto,ética não se resume em fazer o bem ou simplesmente falar a verdade; uma mentirinha pode ser considerado como ética sim,isso dependendo da análise dos fatos isoladamente.O exemplo dado pelo autor, referente ao assassino, foi muito clato: devemos ter cuidado com nossos atos.

Telma disse...

Gostei do texto e concordo plenamente que dizer o que é certo e errado é uma questão bastante difícil de ser analizada dependendo da situação, enfim o mais importante é refletirmos antes de tomarmos qualquer atitude.
Telma Cristina Guimarães
T: 2000

Unknown disse...

O texto retrata de forma clara as diferenças entre bem e mal, quando se tem um "manual" para seguir. Concordo com o autor no que diz respeito as diferentes concepções de "certo" e "errado", pois as ações e atitudes podem ser analisadas de diferentes pontos de vista, o que parece certo para alguem pode ser errado na concepção de outro. O que definirá uma atitude como certa ou errada, como afirma o autor será sua consequencia.

Viviane 3000

Unknown disse...

O texto faz uma reflexão muito profunda do assunto. Achei muito interessante a parte em que o autor fala "Não posso julgar minha ação sem considerar o que ela produz. Não posso avaliar um ato isolado sem olhar o processo do qual ele faz parte.", isso é uma verdade pois em algumas situações, como no exemplo que ele usa,dizer a verdade seria errado. Ética não é um manual que você deve seguir, o certo é analisar e ver qual o melhor meio de se proceder em determinada situação.

Unknown disse...

O texto faz uma reflexão muito profunda do assunto. Achei muito interessante a parte em que o autor fala "Não posso julgar minha ação sem considerar o que ela produz. Não posso avaliar um ato isolado sem olhar o processo do qual ele faz parte.", isso é uma verdade pois em algumas situações, como no exemplo que ele usa,dizer a verdade seria errado. Ética não é um manual que você deve seguir, o certo é analisar e ver qual o melhor meio de se proceder em determinada situação.

Talita Pauli - Turma 3000

Unknown disse...

É muito dificil analisar se um fato é certo ou errado pois cada pessoa pensa de uma maneira. Para ser ético é preciso agir pensando na consequência do fato e analisar o processo do acontecimento, pois ao analisarmos isoladamente não terá sentido. Um dos pontos importantes no texto é o de que hoje é muito dificil dizer qual a melhor ação do homem,pois existe a opinião de certo e errado de cada individuo.

Laís Claudio - Turma 3000

Unknown disse...

O texto diz exatamente o que passamos no nosso cotidiano. Nossas ações, independente de estarem "certas" ou "erradas" dependem de todo um contexto para serem analisadas. Existem situações onde a mentira, que não é uma atitude correta a ser tomada, se torna necessária. Mas mesmo por "boas causas", devemos sempre pensar no que nosso atos podem resultar.

Felipe Augusto Leão Machado - Turma 3000

Unknown disse...

Concordo com o autor quando ele fala que "Qualquer autêntica preocupação com a ética terá que lidar com bem mais que a lista do certo e errado, da honestidade versus desonestidade." Antigamente se respondia como ética tudo o que envolvesse desonestidade, traição, mentiras, só que no mundo de hoje com toda a liberdade e informações de fácil acesso, a ética deixou de ser um clichê para se tornar rara.
Gabriela Martins-3000

Unknown disse...

Creio que discutir quando e onde começa o certo e o errado não é a questão mais importante. Mas, quem sabe, como proceder e o efeito que a ação do indivídou ira produzir. e sera benéfica ou maléfica. Depende também de como as pessoas encaram o fato ocorrido. Alguem que mata tem dois lados. POde ter sido por querer, ou por acidente. Mas, o peso de uma vida, o erro de tirar é tão grande que mesmo que seja por acidente e que haja maldade, o sentimento de responsabilidade chega, não importa como. A discossão ética vem para estabelecer padrões sobre o bem e o mal, que, mesmo durante a história do homem, não houve tanta mudança. Como já nascer como conceito de certo e errado pré estabelecido. Alguns acreditam nisto. Uma vez perguntei a um rapaz, "você não tem dor na consciência por ter feito isto"? A resposta foi "A consciência´nada mais é que as regras da sociedade gravadas no cerebro". Pode ser. Mas posso jurar que vi uma lágrima em seus olhos.

Unknown disse...

A Proposito, ruffyarade2 sou eu, Sergio Roberto da Silva Arade, Turma 3000 2º Série Ciências Contábeis

Unknown disse...

O texto é muito interessante e muito bem argumentado. É importante e realmente necessário ter uma visão ética sobre os assuntos a nossa volta. Deve-se sempre analisar os pontos positivos e negativos de uma postura adotada para determinado assunto. Em muitos casos uma postura ética tomada, nem sempre é a desejada pela pessoa, ela pode ficar infeliz com sua decisão, seu ato, mas acredito que o correto é fazer algo para o bem de todos, e se for possível,primeiramente para o bem dos demais. Devido à isso cada fato deve ser analisado cautelosamente para se chegar à uma conclusão ética adequada e conveniente a todos.

Juliete A. Santos, Turma 3000 - 2ª Série

Unknown disse...

O texto é muito interessante e muito bem argumentado. É importante e realmente necessário ter uma visão ética sobre os assuntos a nossa volta. Deve-se sempre analisar os pontos positivos e negativos de uma postura adotada para determinado assunto. Em muitos casos uma postura ética tomada, nem sempre é a desejada pela pessoa, ela pode ficar infeliz com sua decisão, seu ato, mas acredito que o correto é fazer algo para o bem de todos, e se for possível,primeiramente para o bem dos demais. Devido à isso cada fato deve ser analisado cautelosamente para se chegar à uma conclusão ética adequada e conveniente a todos.

Juliete A. Santos, Turma 3000 - 2ª Série

Unknown disse...

O texto realmente nos faz pensar em como é importante ser ético, por mais que isso possa que não esta nos beneficiando, agorei o texto do autor, muito bem construido os argumentos e deixo aqui um blog muito bom se possivel acesse:http://ggeremias.blogspot.com/
Jéssica Mendes M. Garcia

Jeferson Fava disse...

A ética varia de acordo com cada pessoa, pois cada pessoa tem uma visão daquilo que acha certo, e o texto mostra bem na parte em que destaca que a informação ou o ato deve ser analisado em decorrencia do processo e não indivudual, complementando ainda , o que pode ser bom para uma pessoa pode não ser bom para outra diferenciando assim a ética de pessoa para pessoa.Texto bom, nos mostra a importância da ética por mais que não seja a gente os beneficiados.

Jeferson Fava Turma 1000 2º Série

Unknown disse...

Por que devemos ser éticos?
A ética permite a todos nós a ter um visão mais crítica a respeito de pessoas e de atitudes, formando para nós valores e nos agregando os princípios que sem dúvida nos ajudam a ter uma vida mais centrada, mais correta onde podemos entender o certo e o errado.

Unknown disse...

Carol X. Correia T.1000

Unknown disse...

É certo que para toda ação, temos uma reação, sendo assim, em todos os nossos atos devemos não apenas encarar como fato isolado, mas no conjunto todo e no que podem se desencadear, com nossas escolhas ou omissões. Não há um manual de certo e errado, sendo assim, o mais correto é avaliar quais os impactos das nossas atitudes, avaliando não apenas o local, mas global.
CIBELE L. FERMIANO - TURMA 1000