domingo, 13 de março de 2011

JOVENS FUTUROS CONTADORES ASSEDIADOS AINDA NAS FACULDADES

Eu modifiquei um pouquinho o título, mas esse post é um artigo que saiu no Jornal Folha de Londrina de ontem dia 12 de março de 2011. O título da reportagem é: Jovens Contadores são assediados por empresas ainda na faculdade.
Começa assim: Empresas de médio e grande porte de todo o país e multinacionais têm dado atenção especial aos graduandos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Londrina. O objetivo é captar estudantes com perfil e desempenho promissor. O coordenador do Trabalho de Conclusão de Curso do Departamento de Ciências Contábeis da UEL professor Claudenir Tarifa Lemb, conta que já é comum alunos que se destacam, sairem da Universidade com entrevistas marcadas e até empregados por estas empresas. " As empresas realizam palestras e até cursos para os estudantes voltados a despertar neles o interesse pelas áreas de sua demanda. Este contato permite que elas façam uma triagem do potencial dos futuros profissionais", afirma.
A captação de talentos no curso de contabilidade, analisa o professor, é resultado da valorização do profissional da contabilidade, que deixou de ser um "guardador de  livros", para se tornar um consultor para o gerenciamento da empresa.
A explicação para esta mudança do perfil da profissão está no avanço das tecnologias, globalização da economia; na complexidade das exigências tributárias brasileiras e consequente crescimento da demanda por especialidades na área de contabilidade como: auditoria, controladoria e gerenciamento.
Uma pesquisa realizada por empresas "caça-talentos" , que buscam profissionais no mercado, mostra que, em 2011, 36% das empresas pretendem aumentar suas equipes de executivos. E deste total, 40% das vagas são na área de contabilidade.
O presidente do SESCAP Londrina o empresário da contabilidade Marcelo Esquiante explica que hoje toda empresa independente do porte e setor que atua, depende de tomada de decisões complexas, acertivas e ágeis para continuar no mercado com competitividade. E para isto, acrescenta ser indispensável ter na contabilidade um gerenciamento e uma equipe capaz de disponibilizar, analisar e oferecer alternativas de direcionamento do negócio.
O contador está hoje no topo das equipes de executivos, faz parte do grupo que traça as estratégias da empresa. Dos seus conhecimentos dependem as decisões em áreas essenciais como a financeira, tributária e de controles, frisa ele. Os escritorios de contabilidade também tem buscado fortalecer suas equipes para atender a demanda .
A exigência do mercado não é uma novidade, mas vem se tornando cada vez mais forte nos últimos anos. Uma situação que levou à reformulação do curriculo do Curso de Ciências Contábeis da UEL. Foram incluidas novas disciplinas entre elas a contabilidade internacional.
Outra medida que veio fortalecer a profissão foi o retorno do Exame de Suficiência que se tornou lei no ano passado. Agora não basta passar pela faculdade. Depois de concluir o curso para poder assinar como contador, é preciso  ser aprovado no exame, a exemplo da OAB..
Igual a outras profissões, o curso superior não é mais suficiente. O contador precisa buscar a especialização e continuar se atualizando constanteme
Estudantes de contabilidade, gostaram deste post? Prepare-se o mercado está aí a tua procura. A figura não faz parte do artigo é por minha conta, pois acho que ilustra muito bem. Sucesso a vocês.Até o proximo post.

Um comentário:

Teacher Rudney disse...

Muito bom esse post. É ótimo ficar por dentro da atual realidade no âmbito contábil. Como diz o artigo, hoje o contador faz parte do grupo que traça as estratégias da empresa. E pensar que antigamente éramos conhecidos por "guarda-livros".