domingo, 24 de julho de 2011

FALAR EM PUBLICO: UMA FERRAMENTA DO MARKETING PESSOAL

Recesso de aulas chegando ao final.  Segundo semestre de aulas começando... Que tal pensarmos um pouco sobre marketing pessoal? E uma das ferramentas de nosso marketing pessoal é a comunicação verbal. Nós contadores temos certa dificuldade nisso. Vamos considerar hoje o “falar em público”.
 A dificuldade de se apresentar em público é um grande obstáculo e também um grande desafio para uma carreira de sucesso. “Uma expressividade clara, vigorosa e enfática é um dos marcos da liderança em nossa sociedade” diz Dale Carnegie.
Recesso da universidade chegando ao final.  Segundo semestre de aulas começando... Que tal pensarmos um pouco sobre marketing pessoal? E uma das ferramentas de nosso marketing é a comunicação verbal. Nós contadores temos certa dificuldade nisso. Vamos considerar hoje o “falar em público”. A dificuldade de se apresentar em público é um grande
É preciso desenvolver a habilidade de falar em público tanto para o exercício da profissão, a fim de expor adequadamente as suas idéias bem como para expor as idéias ao seu grupo social e à sociedade de um modo geral.
Mas existem diversas barreiras que dificultam a utilização desse recurso de marketing pessoal: o medo de falar em público, comum à maioria das pessoas, gera um bloqueio psicológico e a apresentação se torna vazia e não desperta interesse nos ouvintes.
Segundo pesquisa publicada no jornal Sunday Time, de três mil americanos pesquisados, 41% disseram que seu pior medo era falar em público, contra 19% que afirmaram ser a morte seu maior medo. Em outra pesquisa, realizada entre dez mil australianos, um terço prefere a morte a falar em público. Aqui no Brasil não é diferente: numa enquete realizada entre leitores da revista Você SA, dois terços dos pesquisados admitem que falar em público é um de seus maiores temores.
Portanto, se esse é seu caso, não fique tão preocupado, pois você certamente tem muita companhia.
E tudo isso é expressado através de reações físicas como gagueira, tremedeira, sudorese, "branco", taquicardia, rubor, vontade de ir ao banheiro e, na maioria dos casos, uma grande vontade de sair correndo daquela terrível situação, causando uma impressão ruim nos ouvintes.
É comum ouvir relatos sobre ansiedades ou medos na hora em que se levantam e posicionam-se diante de outras pessoas para falar.
O que ocorre é que, quando uma pessoa se levanta para falar, fica em evidência e, a partir daí, corre um grande risco de ser mal interpretada, de que as suas idéias não sejam aceitas, de que não consiga impressionar ou agradar os ouvintes. Isso gera uma ansiedade tão grande, fazendo com que o próprio corpo se encarregue de expressar essas tensões.
Mas, afinal, quais são as causas geradoras do medo ou "horror" de falar em público?
O importante é saber que é perfeitamente possível superar essa barreira e aprender, não apenas a vencer o medo de falar em público, mas, principalmente, desenvolver a capacidade de se expressar de maneira organizada, coerente e carismática quando estiver em público.
Segundo Ari Lima algumas ações poderão ajudar a vencer essa barreira. São elas:
Ação 1 - Prepare-se de maneira adequada
A preparação de toda apresentação pública é o primeiro passo para um bom resultado. Saiba o que vai falar, organize as idéias de maneira didática para que possa ser facilmente compreendido, e leve anotações para “refrescar” a memória numa emergência. Conforme dizia Winston Churchill  grande líder e político inglês, tenha sempre guardadas, no bolso, as idéias principais do discurso que irá pronunciar.
Em seu livro “Como Falar em Público e Influenciar Pessoas no Mundo dos Negócios”, Dale Carnegie prega que devemos procurar falar de assuntos dos quais temos pleno domínio, pois assim será mais fácil apresentar exemplos e argumentos que possam validar nossa argumentação e gerar interesse do público.
Ação 2 - Nunca decore um discurso palavra por palavra
Decorar um discurso é a pior maneira de se falar em público, pois torna a apresentação artificial e, pior ainda, pode, devido ao nervosismo, fazê-lo esquecer algo, tornando sua fala sem sentido. O melhor é dominar o tema da apresentação e ter em mente os pontos principais da palestra.
Para sermos espontâneos devemos nos fixar nas idéias e não nas palavras da apresentação. Se as idéias forem claras, as palavras virão natural e inconscientemente, à medida que a apresentação for evoluindo.
Ação 3 - Predisponha sua mente para o sucesso
Desenvolva a autoconfiança em relação a sua capacidade de apresentar o tema. Deixe-se absorver pelo assunto e afaste sua atenção de qualquer pensamento negativo ou dúvida. Quanto mais preparado estiver, maior confiança terá durante a apresentação. Durante toda a fase de preparação, imagine e mentalize o sucesso, que ele certamente virá.
Ação 4 - Conheça o terreno onde vai pisar
Procure conhecer de antemão o ambiente e o contexto em que irá se apresentar. Saiba o tipo de público a que vai se dirigir: serão executivos, estudantes, amigos, professores ou público em geral? O local será um auditório, uma sala de aula, uma sala de reuniões, um local aberto (um barzinho), a casa de um amigo? Todas as informações são importantes na fase de preparação de sua apresentação.
Ação 5 - Seja breve
Nunca fale mais do que preciso; a brevidade é imprescindível numa apresentação. As pessoas têm dificuldade de manter a atenção concentrada em um assunto por muito tempo, portanto, não se alongue mais do que o necessário. Naturalmente, é fundamental adaptar o conteúdo de sua apresentação ao tempo disponível. Procure não cansar seu auditório, pois discursos longos podem dispersar a atenção do público e comprometer seu sucesso.
Ação 6 - Aprenda a se relacionar com o público
Relacionar-se com o público é fundamental em toda apresentação. Olhe sempre para as pessoas e passe a impressão de que está se dirigindo a cada membro da platéia. Nunca fixe o olhar em uma única direção e procure olhar para várias pessoas, em vários lugares da audiência, olhando uma pessoa de cada vez. Esteja preparado para possíveis interferências ou perguntas.
Ação 7 - Seja você mesmo
Desenvolver o próprio estilo de falar em público é fundamental. Tentar imitar outras pessoas fará com que você se torne artificial. A espontaneidade o ajudará a conquistar a simpatia de todos. Por isso, tenha seu estilo próprio, não procurando ser nada além do que você é. Se você não for naturalmente engraçado, não tente fazer piada.
Sorria, pois o sorriso abre um campo magnético de atração entre você e as pessoas.
Ação 8 - Limite, ilustre e dê exemplos
Evite falar sobre temas genéricos ou muito amplos, pois os ouvintes dificilmente conseguem assimilar várias idéias expostas. Procure, ainda, humanizar sua apresentação falando em uma linguagem adequada ao nível de conhecimento dos seus ouvintes. Apresente os argumentos com detalhes, exemplos, dados estatísticos e utilize comparações com fatos conhecidos dos ouvintes.
Ação 9 - Partilhe a sua fala com os ouvintes
Na medida do possível, procure compartilhar a sua fala com os ouvintes, tendo em vista os interesses deles. Faça perguntas, instigue a participação da platéia através de exclamações, reflexões e outros recursos que possam tirar os participantes da zona de conforto. Contudo, não permita que interrompam ou atrapalhem a apresentação.
Ação 10 - Desperte a atenção de imediato
Comece sempre a apresentação com um exemplo próprio ou conhecido, ou com alguma informação inusitada que possa despertar o interesse dos ouvintes rapidamente. Em geral, algo diferente e inesperado capta a atenção da assistência.
Ação 11 - Seja entusiástico
A menos que o assunto de sua fala seja de uma gravidade que exija uma postura séria, procure começar sua apresentação com vitalidade e entusiasmo, e mantenha esse ritmo durante toda a apresentação. Uma fala “morna” corre o risco de dispersar a atenção dos ouvintes no meio da apresentação. Module a voz, faça pausas expressivas e, mesmo que você mesmo as responda, levante questões para despertar a atenção. Torne sua apresentação dinâmica.
Essas ações ajudam a dar  mais confiança.
Mas se você não acreditar naquilo que está falando essas ações para nada se aproveitam. É o seu real interesse pelo assunto, a sua real percepção de você mesmo é que vão dar o verdadeiro sentido à sua fala. 
É o seu verdadeiro entusiasmo que faz com que as pessoas ao seu redor se interessem pelo que você está falando. E isso serve para uma pequena platéia, por exemplo, uma roda de amigos, ou um grande auditório. É você que vai dar o tom.
E lembre-se você pode! Tudo se aprende!!!
Num próximo post falaremos mais desse assunto. Até lá!

101 comentários:

Dyrlene disse...

As dicas são boas,agora é só pratica-las! gostei..
Dyrlene.

Dyrlene disse...

As dicas são boas,agora é só pratica-las! gostei.
Dyrlene.

cintia disse...

so de pensar na apresentação ja sinto todos akeles sintomas de panico hahaha... ;)

LUIZA disse...

Achei o texto interessante, pois apresenta algumas dicas e precauções que devemos tomar ao falar em público. Além do dominio do conteudo é interessante ir praticando e fazer de cada apresentação um laboratório, assim vamos adquirindo confiança e melhorando a performace

Julice disse...

Gostei muito do texto, pois também achava que Contador era alguém responsavel por elaborar dados, não por apresentá-los.Achei interessante que mais pessoas tenham medo de falar em publico do que de morrer, visto que você pode aprender a falar em publico, e quanto a morte.....
Este texto vai ser muito util para mim, pois estou com a maioria, quando tenho que apresentat algo começo a gagejar e esqueço metade do que havia feito para apresentar.
Julice P. Canavesi- Contabeis - Turma 2000 - Noturno

PATRICK disse...

Gostei muito, principalmente da ação 7 onde fala que devemos apresentar sendo nós mesmo e não tentar imitar outras pessoas.


PATRICK A. DE FREITAS REBEQUE
TURMA 2000

Suelem Silva disse...

Grande parte das pessoas de sucesso são bons comunicadores.
Aluna: Suelem de Fátima da Silva
Ciências Contábeis Turma 2000

Alessandro Lemos disse...

Excelente artigo, dicas preciosas principalmente a de sermos originais, nós mesmos.

Alessandro D. Ferreira Lemos

Turma 2000.

Bruna disse...

Ótimo texto.
Aluna:Bruna turma:3000

Bruna disse...

ótimo texto.
Bruna turma:3000

Josiele disse...

O texto tem sugestões que contribuem para o bom desempenho da comunicação em público, especialmente a parte de estar por dentro do assunto a ser tratado.
Josiele Cardoso T 2000.

Vinicius disse...

O texto é muito bom e enfático principalmente no que se refere a preparação da pessoa que estará à frente para alguma apresentação em público, instruindo este a ter mais confinça e auto-estima, preparação e entusiasmo, mas principalmente ele próprio acreditar no que está dizendo às pessoas, dando assim mais credibilidade, naturalidade e veracidade na sua apresentação.

Aluno: Vinicius Henrique Gomes
Ciências Contábeis; turma: 2000

Leandro Vertuan disse...

Muito interessante. A comunicação é muito importante, em qualquer área.
Leandro D. Vertuan - T2000

Tatiane Rafaela disse...

Achei muito construtivo e interessante o texto, as dicas enfatizaram os principais pontos de uma apresentação em público. Realmente fala e se expressar bem faz toda a diferença, principalmente na nossa área.
Tatiane Rafaela Sette - T 2000

Francielle disse...

Ok

Wellington disse...

Gostei muito da dicas principalmente as que o apresentador tem que ser ele mesmo espontâneo.

Willian Watanabe disse...

O artigo expõem que a grande maioria tem dificuldade em falar em público. As ações em teoria são boas mas na prática nem sempre acontecem.
Aluno: Willian Hideki Watanabe
Ciências Contábeis T2000

ricardo disse...

Sao dicas ótimas se conseguir colocá-las na prática. A experiencia nos trará progresso se acompanhada de vontade e trabalho voltada para essa melhoria.
Ricardo Hidehito Ono; C.Contabeis Noturno; Turma 2000.

Gbenga Simeon Aransiola disse...

Gostei muito! Faz muito sentido e vou tentar aplicar essas coisas.

Gbenga Simeon Aransiola disse...

Gostei muito! Faz muito sentido. Vou tentar aplicar essas coisas, Vai me ajudar bastante...

Gbenga Simeon Aransiola disse...

....

Gbenga Simeon Aransiola disse...

Gostei muito! Faz sentido. Vou comencar aplicá-las

Gbenga Simeon Aransiola disse...

faz sentido

pmvalone disse...

A teoria é perfeita, só preciso conseguir colocá-la em prática, pois me encaixo naquela porcentagem que que não gostam em falar em público. Na verdade só de pensar, já passo mal.

Mariana Yoshie disse...

Adorei o artigo e o blog em geral! Apresentam ideias muito interessentes sobre os mais variados assuntos. Esse por exemplo cita diversas dicas sobre como se dar bem falando em público, e que se resume em apenas uma: mostrar didaticamente o domínio sobre o assunto a ser apresentado.
Mariana Kono Yoshie - Ciências Contábeis 2000

Anônimo disse...

A prática em falar em publico é o melhor exercicio para se administrar o medo em falar, ou seja, exercicio, exercicio exercicio.

"A dificuldade da maioria das pessoas está no medo, mas ele não deve ser eliminado e sim administrado e transformado em aliado. Quem fala deve aprender a transformar a adrenalina, liberada pelo medo, em energia e vigor para a comunicação"

Eric Ferreira dos Santos
Ciências Contábeis UEL
Turma 3000 - Matutino
Sala 462 - CESA

yara Clesio Costa disse...

Bom, realmente falar em público da um medo e tanto. Mas acredito que talvez a fonte de todo esse medo seja a timidez, que atrapalha numa boa parte.

Yara Clesio Costa
Contábeis - Turma 2000

Willcomasas disse...

Acredito que o texto foi de grande valia, graças aos passos a serem seguidos durante uma apresentação.

Obs: Post precisa de revisão, tem partes do texto repetidas, o que acaba atrapalhando e confundindo um pouco.

William M. Gouveia
T2000 - Noturno

Leonardo Lopes disse...

Gostei muito desse texto, ele nos mostra como superar o medo de falar em público, coisa que muitas pessoas sofrem. Isso irá nos ajudar nas futuras apresentações em aula e em nossa carreira também.



Leonardo C. L. dos Santos
Ciências Contábeis - Turma 2000

Juliane Rosa disse...

Achei o texto muito interessante, pois além de tratar de um assunto comum há muitas pessoas também nos traz informações adicionais para que tal problema seja solucionado. Acredito que ao seguir essas dicas a comunicação e o marketing pessoal de cada um fluirá de forma mais natural e espontânea.

Juliane Rosa – Contabeis Turma 2000- Noturno

Tatiane Rafaela disse...

Ok,lido. Texto muito interessante.
Soraya Cristina Cardoso da Silva T 3000

Marcos Martinez disse...

Achei o texto muito interessante, principalmente as ações 5 e 7. Elas falam que devemos ser breves, falar apenas o que é preciso e que devemos ser nós mesmos.

MARCOS VINÍCIUS GOMES MARTINEZ
CIÊNCIAS CONTÁBEIS T2000

Regia Cristina disse...

Texto pertinente na orientação da oratória, o que é necessário na preparação profissional na área da Contabilidade. Pelo novo papel do contador com um perfil mais estratégico nas empresas.

C. Contábeis - T2000

Silvia disse...

Gostei do texto, pois ele mostra que com ações simples pode ser vencido o medo de falar em publico, hoje o contador precisa muito dessa ferramenta, pois é ele que vai apresentar todos os relatórios emitidos.
Silvia Felisberto - Contábeis - Turma 2000 - Noturno

lauana disse...

Achei munto interessante já que o medo de falar em publico atinge muitas pessoas, é bom saber que tem maneiras para diminuir esse medo. Vou lembrar das dicas quando eu for apresentar algum trabalho.


Lauana Luiza de Lima
tuma 2000

Francielle disse...

Muito interessante, agora só falta por em prática pra perder o medo.

Andressa disse...

Saber se relacionar com o público é realmente fundamental nos dias de hoje.

Andressa Mary Fujimoto
turma 3000 - contabeis/matutino

Naiara Souza disse...

Excelente o texto. É inegável que a auto-confiança ao fala em público é fundamental para qualquer profissional. Para nós, futuros contadores, é essencial para expormos nossos conhecimentos a todos os setores interessados em nosso trabalalho.

Paulo Souza disse...

O texto é ótimo, mais a parte que eu achei mais interessante foi a parte em que diz que nós temos que acreditar no que estamos dizendo, se não acreditarmos, de nada se aproveita.
ALUNO : Paulo Henrique de Souza
Ciências Contábeis T2000

João Mandelli disse...

Essas dicas são de grande valia se tomarmos conta de que cada vez mais o mundo dos negócios exige que o profissional conheça técnicas de oratória e tenha a habilidade de se comunicar.

João Guilherme M.G.
Turma: 2000

Larissa Ribeiro disse...

Texto interessante que nos auxilia em relação às diversas apresentações que faremos em público no decorrer da carreira, e que nos faz acreditar na própria capacidade de praticá-las. Vale ressaltar que todas as ações são indispensáveis para que o desempenho na exposição das ideias seja o melhor possível.
Larissa Souza Ribeiro, Ciências Contábeis, turma 2000.

francini disse...

Agora é só esperar para colocar todas as dicas em prática.

Francini D. Padilha C. Contábeis turma 3000

Felipe disse...

Ok cidinha...
vamos tentar mostrar isso no trabalho

Larissa Fonseca disse...

Interessante o texto, mostra a importancia da comunicação, não só para contadores, mas todas as profissões atualmente exigem uma boa comunicação!

Káàh disse...

Achei interessante o texto, e diz a mais pura verdade, nos tempos de hoje saber falar em publico é essencial para qualquer area . E as dicas são ótimas , já dá pra irmos praticando :)

Raissa Ancioto disse...

Gostei do texto!!!

Raissa Ancioto disse...

Gostei muito !

Káàh disse...

Achei interessante o texto, pois é a mais pura verdade, nos dias de hoje é essencial saber falar em público em qualquer area. E as dicas são ótimas , já vamos começar a treinar :)

Kamila Bruna O. da Silva
Ciencias Contabeis T2000

Marjorie Schroeder disse...

Medo de falar em público é muito comum entre as pessoas, as dicas citadas são boas, mas creio que coloca-las em prática seja um pouco difícil. Quando uma pessoa acredita que não é boa o suficiente e que as pessoas terão uma visão ruim dela, ela não consegue ser ela mesma, nem fazer uma boa apresentação. Acredito que seria necessário uma mudança de crenças dessa pessoa, e que a PNL poderia ser útil nisso.
Marjorie Schroeder

Jessica Furquim disse...

Adorei o artigo, falar em publico é um bloqueio de quase todas as pessoas como os proprios dados estatisticos mostram.
As dicas para prender a atenção do público e conheçer antecipadamente o tipo de publico a quem vai se dirigir para mim foram as mais valiosas, afinal para sermos contadores de sucesso precisaremos sempre de um excelente discurso.

ana beatriz disse...

São ótimas as dicas!! Eu realmente preciso começar a praticá-las. Sinto um pouco de dificuldade de falar para muitas pessoas, uma certa insegurança..

Rhauane disse...

muito bom o texto e as dicas são ótimas ....
Aluna: Rhauani Andrade Dutra
Ciências Contábeis- turma 3000- matutino

Pâmela C. Matheus da Silva disse...

Muito Bom Professora, Sem duvida a arte de falar em publico é o diferencial no mercado!!
pamela cristina matheus

Danielly disse...

Muito bom professora,
Danielly Aparecida Torres Lopera

Indianara Spoladore Ferracini disse...

Muito interessante a publicação, as dicas são boas e com certeza irão nos ajudar nas apresentações. Turma 3000 - Matutino

Marlon Athos disse...

EXCELENTE TEXTO
PARABENS

Nessa disse...

São dicas importantes e muito úteis se aplicadas no nosso dia-a-dia.
Vanessa Rimovicz

Marcos Drago disse...

ok

Marcos Drago disse...

Texto ok.

Ariane disse...

boa dicas... espero conseguir segui-las e não ter mais nó no estômago.

Josi disse...

Achei interessante. =)
falar em publico é muito dificill mas as dicas são otimas.. e ja vamos coloca-las em pratica nesse trabalho .. que de tudo certo ;)


Josilaini - T2000

Gabriel disse...

Interessante o assunto.
Gabriel Moreira Pirolo
Ciências Contábeis Turma 3000

Paloma Herrera disse...

Gostei Muito das dicas, o texto é ótimo
Turma 3000

Beatriz disse...

Texto interessante, nos ajudará bastante!

Beatriz Alves Baptistela - Turma 3000 Ciências Contabeis

Beatriz disse...

Texto interessante, nos ajudará bastante!

Beatriz Alves Baptistela - Turma 3000 Ciências Contabeis

Daniela disse...

Ótimo texto para perca de medo da apresentação pessoal.

Daniela disse...

Professora, este texto contribui muito com a nossa nova matéria de Práticas de organização empresarial.
Daniela Palharini Nery -Turma 3000

Bruno disse...

Realmente muito interessantes essas dicas, mas, por mais informação que você possua, nada supera a experiência prática.

Bruno Hiroki Moriya Kubota - Turma 3000

Indianara Spoladore Ferracini disse...

Muito interessante a publicação, as dicas são boas e com certeza irão nos ajudar nas apresentações. Turma 3000 - Matutino

Carol disse...

ok
T3000 matutino
Carolina Ap.Milhorine

Carol disse...

ok
t3000 matutino

Anônimo disse...

Excelente.. TEnho que melhorar..

Ya disse...

São dicas mto válidas que por mais fácil que pareça, falar em público pode causar muito receio nas pessoas.

Mayara, turma 3000

Ligia disse...

Ótimo texto,muito interessante

Ligia Santos
Contabeis Turma 3000 - matutino

Gbenga Simeon Aransiola disse...

Lei de novo...

Evelise disse...

O texto é interessante, dá dicas válidas e simples para quem pretende superar este medo de falar em público.
Acredito que uma outra dica importante, é ensaiar com amigos ou na frente do espelho mesmo....isso ajuda a lembrar do tema, ganhar confiança e verificar onde você está errando.

Gostaria de ver aqui também, um texto sobre entrevista de emprego, pois é outro momento que todos temos receio de enfrentar.

Evelise Nunes Mendes
Turma: 1000 - noturno

claudia y. disse...

São dicas aplicáveis que podem ajudar numa boa apresentação.

Claudia Yamaki - Turma 1000
Ciências Contábeis Noturno

Flávio Seiti Ogawa disse...

Já conhecia algumas destas dicas expostas no texto através de palestras e outros materiais sobre o tema, mas é sempre bom relembrá-las, sendo importante para todas as áreas da nossa vida, não só a profissional...como o final do texto diz, "tudo se aprende", e para aprender a falar em público não há outra alternativa a não ser praticar, tentar, se expor, mesmo gaguejando ou tremendo,num aprendizado constante...

Flávio Seiti Ogawa
C.Contabeis - Turma 1000 - Noturno

Flávio Seiti Ogawa disse...

Já conhecia algumas destas dicas através de palestras e outros materiais sobre o tema, mas é sempre bom relembrá-las, sendo importantes para todas as áreas da nossa vida, não só a profissional. Como o final do texto diz, "tudo se aprende", e para a aprender a falar em público não há outra alternativa a não ser praticar, tentar, se expor, gaguejar, tremer, e, com o tempo, se aperfeiçoar.

Flávio Seiti Ogawa
C.Contábeis - Turma 1000 - Noturno

A. Vinicius disse...

O texto é muito interessante e importante, pois conforme as pesquisas citadas no texto há um grande número de pessoas que apresentam este "medo" de falar em público, e com certeza as ações publicadas no texto serão muito úteis.

André Vinicius
Contábeis Turma 1000

Douglas Junior Galindo disse...

O texto é muito produtivo para nós futuros contadores, concordo quando cita que existe dificuldade por parte dessa classe para a comunicação, Assim como eu, conheço muitos que tem essa dificuldade.
A comunicação sem duvida quando usada corretamente é principal ferramente para um futuro de susseso.
Douglas Junior Galindo
Ciencias Contábeis Uel - T1000

jaque disse...

legal
Jaqueline Sara Voltarel
turma 1000

felipe disse...

realmente o ato de se expor e falar em publico, não é facil para a maioria das pessoas.
para min o mais importante é a ação 3
,as pessoas ja fracasam antes de tentar pois as mesmas tem mentes sabotadoras.
turma 1000
felipe palmieri gallego rojas

Anônimo disse...

suor, tremedeira, e outros afins, isso eu tenho, mas não deixo isso me impedir de fazer o que tenho de fazer. A dica 7 é muito boa, diria até indispensável.

Anderson Videira
turma 1000

Danieli disse...

Atualmente falar em público é necessário para todos os profissionais,porém muitos ainda sentem medo, muito válida essas dicas..

Danieli Nunes Pereira
Contábeis,turma 1000-noturno

Danieli disse...

Falar em público é necessário para todos os profissionais,principalmente àqueles que lidam diretamente com alto escalão da empresa, são líderes de um setor, muito válidas estas dicas..

Danieli Nunes Pereira
Contábeis-turma 1000-noturno

Caio Henrique ;@ disse...

Muito interessante, explica nossas dificuldades em falar em público, e ajuda com dicas rápidas e práticas. Gostei !

Caio Henrique de Oliveira
Contábeis - 1 ano
Turma 1000 em falar em público, e ajuda com dicas rápidas e práticas. Gostei !

Caio Henrique de Oliveira
Contábeis - 1 ano
Turma 1000

hugo disse...

Texto interessante

Hugo Leonardo Chiamulera
Turma 1000

Rafael Ferrari disse...

As dicas são muito interessantes, prestando atenção a isso, poderemos vencer o medo de falar em público e conquistar qualquer platéia.

Frâniton Rafael Ferrari Honorato 1000

Amanda Pisicchio disse...

As dicas são muito importantes para o desenvolvimento interpessoal de todos. Acredito que seria importante aplicar esses conhecimentos no seu dia a dia para obter maior aproveitamento pessoal e profissional.

Amanda Pisicchio
Ciência Contábeis Turma 1000 - Noturno

Amanda Pisicchio disse...

As dicas são muito importantes para o desenvolvimento interpessoal de todos. Acredito que seria importante aplicar esses conhecimentos no seu dia a dia para obter maior aproveitamento pessoal e profissional.

Amanda Pisicchio
Ciência Contábeis Turma 1000 - Noturno

Andressa disse...

òtimo texto professora, de fácil compreensão e interessante a ponto de prender nossa atenção ao ler. Espero não esquecer das dicas nas apresentações dos trabalhos!!

Andressa CAroline Begalli
Ciências Contábeis - 1000

Andressa disse...

òtimo texto, de fácil compreensão e interessante prendendo a nossa atenção ao ler... espero conseguir lembrar de todas as dicas nas apresentações de trabalho..

Andressa Caroline Begalli
Ciências Contábeis -1000

Fernanda disse...

Adorei o post, as dicas são muito interessantes e aplicáveis.

Fernanda Bueno
Turma 1000 - Ciências Contábeis Noturno

marcelo_urus disse...

Palavras chaves/dica do artigo: domínio, auto-confiança e participação da platéia - saber, acreditar em si e dinamizar a apresentação
Allan Marcelo T1000

Danilo disse...

È mesmo seguindo essas dicas importantes , acho que ainda num é uma coisa muito agradável, mas é necessário para vida toda ...

Danilo Ianckievicz Vasconcellos
Turno : Noturno
Turma : 1000

Diogenes Andrade disse...

Realismo Total ...


Diogenes - Turma 1000

Fabricio Lopes disse...

Muito bom o texto e com dicas importantes para uma boa apresentação em público.

Fabrício Lopes
Contábeis T: 1000

Ortega disse...

Bom texto, já está colado na geladeira...
André Ortega
Contabeis turma 1000

Gustavo Sanches - Turma 1000 - Ciencias Contabeis disse...

Um ponto interessante, pois marketing pessoal tem uma grande importancia em varios setores de nossas vidas!

amandarim disse...

O texto realmente é ótimo, é a realidade de muitos. As dicas vão ser muito úteis.

Amanda R. Oliveira T1000