domingo, 14 de agosto de 2011

EXAME DE SUFICIÊNCIA IDENTIFICA UM BOM CONTADOR?


O post de hoje versa sobre o Exame de suficiência que teve a sua primeira edição este ano.
A regulamentação do Exame de Suficiência  é uma importante conquista para os profissionais da a´rea contábil. Se torna a porta de entrada para o exercício da profissão, não basta apenas concluir o Curso de Bacharel em Ciências Contábeis, agora é preciso passar por uma prova de conhecimentos, caso aprovado pode bter o seu Registro Profissional nos Conselhos Regionais de Contabilidade.
Esta conquista, garantida pelo Art. 12 da Lei nº 12.249/2010 que foi publicada em 11 de Junho de 2010, é muito importante para a classe contábil por garantir a qualidade técnica dos serviços contábeis. Entramos nos padrões técnicos internacionais. Nossa contabilidade agora está adequada aos Padrões Internacionais e isso  conseqüentemente, faz com que cresça a demanda por profissionais cada vez mais qualificados .
O Exame de Suficiência é uma ferramenta para garantir essa qualidade e, consequentemente, o desenvolvimento profissional no cenário mundial.
O Exame de Suficiência é a prova de equalização destinada a comprovar a obtenção de conhecimentos médios, consoante os conteúdos programáticos desenvolvidos no Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis
O objetivo do exame de suficiência implica o atendimento de um nível mínimo de conhecimento necessário ao desempenho das atribuições deferidas ao Contador.
É uma forma de avaliação, a meu ver do futuro profissional e da instituição de ensino que lhe conferiu o diploma. É legítimo tratar  avaliação como uma medida. Trata-se exatamente de uma operação intelectual que tenta situar um indivíduo em um universo de atributos quantitativos ou qualitativos.
Os resultados desse primeiro exame foram assim:
Do total geral de inscritos bacharéis em Ciências Contábeis que fizeram a prova que foram em numero de 13.384 apenas 4.126 foram aprovados. Portanto apenas 30.83% .Isto no cenário nacional. O resultado se torna ainda mais dramático quando se leva em consideração a exigência de acertos, que era de apenas 50%. O alto  índice geral de reprovação, de 69,17%, assustou as lideranças da Contabilidade. De acordo com a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC e coordenadora da comissão estratégica para validação das provas, Maria Clara Bugarim, não houve destaque para nenhum estado, pois a média para cada região foi praticamente igual.
No Paraná tivemos 1255 inscritos que realizaram a prova e foram aprovados 458, portanto um percentual de 36.49%.
O exame teve como referência os conteúdos programáticos desenvolvidos no curso de bacharelado em Ciências Contábeis.
Eu como docente do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Londrina estou em êxtase pois acabamos de receber do Conselho Federal de Contabilidade o resultado do desempenho de nossos alunos. Tivemos 42 alunos inscritos que realizaram a prova. Foram aprovados 37!!!! Índice de aprovação: 88,1%. Estamos acima das médias.
Se o exame é uma medida de avaliação, nossos conteúdos atendem a demanda do mercado.
O titulo do nosso post: Exame de Suficiência identifica um bom contador? É  um começo, um diferencial. No nosso caso essa amostra apenas referenda que o mercado está absorvendo os bons profissionais de contabilidade, temos egressos atuando no Brasil inteiro nas mais diferentes áreas: auditoria, controladoria, perícia, organizações contábeis, consultoria, ensino, órgãos públicos e por aí afora.  Geralmente já saem da universidade empregados. Isso é uma vitória.
Acontece que o mercado de trabalho tem uma demanda por profissionais com habilidade e boa formação. Não basta mão de obra quantitativa e sim qualitativa.
Abraham Shapiro em seu blog comenta que S. Paulo concentra as maiores empresas de auditoria e outsourcing contábil. É também o local onde o cargo de contador é um dos mais demandado pelos recrutadores. de RH.
Um estudo realizado pelo ManPowerGroup, divulgado em maio deste ano, apontou que os profissionais de contabilidade estão entre as 10 profissões que mais carecem de profissionais qualificados. Mas os profissionais formados não atendem a demanda.
Portanto quanto mais o profissional estiver preparado para exercer a profissão melhor será representada a Classe Contábil.
O contador que apresentar um diferencial de qualidade perante o grandioso mercado de trabalho, certamente será um profissional cobiçado e de remuneração condigna ao valor da profissão escolhida.
Até o próximo post.

54 comentários:

Jessica Furquim disse...

Prof.ª, concordo plenamente com sua posição esse exame vai "penera" os profissionais de nossa classe e só os capacitados estaram aptos a entrar no mercado de trabalho com o devido registro,pena que existem muitos profissionais contra essa medida.

Mariana Yoshie disse...

Dá até um friozinho na barriga ao pensar nesse exame de suficiência, mas irá qualificar os profissionais e quem realmente tiver disposto a abraçar a causa, se dará muito bem! Nós da UEL, nos sentimos ainda mais motivados pelo alto nível de aprovação ocorrido neste ano.
Mariana K. Yoshie
Ciências Contábeis - 2000

Julice disse...

Esse é um bom jeito de quem realmente se empenha na conclusão do curso ser valorizado.E pelas médias estamos bem com o curso ofertado pela UEL Londrina.

Danieli disse...

Professora eu concordo plenamente, pois este exame seleciona apenas profissionais competentes e capacitados para o mercado de trabalho..

Leandro Vertuan disse...

Como escrito na própria matéria, acho muito importante para a classe contábil, por garantir a qualidade técnica dos serviços contábeis.
Leandro D. Vertuan
1º ano - T2000

Danieli disse...

através da realização deste exame, serão selecionados apenas profissionais qualificados para o mercado de trabalho.



Danieli Nunes Pereira
TURMA 1000-NOTURNO

Ya disse...

Com o exame de suficiência teremos no mercado profissionais mais qualificados e responsáveis em nossa área. Apesar da tristeza da baixa aprovação geral, é um orgulho estudar na UEL e ver o desempenho dos estudantes que aqui estão.

Mayara Buono Antunes
Turma 3000

Suelem Silva-Ciências Contábeis-UEL disse...

Esse exame é indispensável pois fará diferença para aquele que está realmente apto a exercer sua profissão no mercado competitivo que nos encontramos.

Suelem Silva-T2000
Ciências Contábeis- UEl

Pâmela C. Matheus da Silva disse...

A uel Tem em sua grade curricular um ótimo conteudo, bem mais amplo que as outras faculdades. Conversei com alunos de outras intituições que estao no mesm periodo e nos estamos bem a frente!...
Pâmela Cristina Matheus

Josi disse...

Ceusss só de imaginarrr ja da um certo medo... mas vale a pena simm é bom qualificarr os profissionais e futuros profissionais néh ...
a UEL tenho certeza que sempre se sairá bem é uma otima instituição =)

claudia y. disse...

Eu discordo que o exame de suficiência vai necessariamente avaliar corretamente os profissionais de Contábeis. Para começar, os que já possuem o CRC não vão ser re-avaliados e, tal como o exame de OAB, nem sempre os melhores alunos da graduação conseguem obtê-lo.
Acho válido tentar criar um sistema para afunilar os profissionais da área, mas não acho que ela necessariamente identifica um bom contador.

Claudia Yamaki
Turma 1000 - Ciências Contábeis Noturno

LUIZA disse...

Um meio de levar para o mercado os realmente qualificados e uma forma de fazer algumas instituições e professores repensar seu papel de educador. Que bom que a UEL se destacou em relação as demais, bom para os profissionais que estão indo pro mercado

Nessa disse...

O exame é algo necessário, que servirá apenas para melhorar a qualidade dos profissionais do mercado, fazendo com que o nosso serviço seja ainda mais valorizado.
Vanessa Rimovicz
T 3000.

Danielly disse...

Acho esse exame uma ótima forma de valorizar nossa profissão.
Danielly Aparecida Torres Lopera Turma 3.000

Indianara Spoladore Ferracini disse...

O Post é muito interessante, o assunto é totalmente válido para nós estudantes de Ciências Contábeis. Acredito que esse exame seja uma ótima ferramenta para medir o que aprendemos durante a graduação, e ajuda a destacar os melhores profisionais, e a avaliar a qualidade da instituição de formação dos alunos.
Indianara Spoladore Ferracini
T. 3000 - MATUTINO

Evelise disse...

Texto muito bom, informativo e que incentiva nós estudantes a nos dedicarmos nos estudos, buscando ser profissionais melhores e obter este reconhecimento.

Evelise Nunes Mendes
Turma: 1000

Juliane Rosa disse...

O Exame de Suficiência mostra a necessidade de uma melhor qualificação por parte desses profissionais e também das Universidades. Acredito que essa nova medida irá melhorar e muito a área contábil, pois agora apenas os que estão realmente qualificados poderão se dizer contadores.

Juliane Rosa Ciências Contábeis UEL Turma: 2000

Vinicius disse...

O exame de suficiência é sem dúvida o início profissional dos recém formados em contabilidade pois todos eles teriam ou deveriam estar aptos a serem aprovados nesse exame, o que mostra também a exigência do mercado em busca do profossioanl cada vez mais qualificado, ou seja, ter cursado uma boa graduação e futuramente se especializar em alguma área de seu interesse.

Vinicius Henrique Gomes
Ciências contábeis turma 2000

Raissa Ancioto disse...

Vai ajudar muito para peneirar os bons profissionais dos ruins....

Larissa Ribeiro disse...

O exame de suficiência é de extrema importância para o exercício da profissão contábil, à medida que só terão destaque no mercado os contadores que são realmente qualificados. Como aluna da UEL, muito me honra saber que estudo em uma Universidade com um índice tão bom de aprovação, isso nos prova a excelência do nosso ensino e corpo docente, que forma contadores cobiçados para o mercado. Com certeza o resultado serviu de motivação para a maioria dos alunos!

Ciências Contábeis
Larissa S. Ribeiro - T: 2000

Francielle disse...

Ok

Gabriel disse...

Bacana o assunto tratado.
Gabriel Moreira Pirolo
Cências Contábeis - UEL

Willcomasas disse...

Gostei do post, ajuda bastante a entender o porque da importância de nos esforçarmos no momento do curso em que estamos, para passar por cada fase compreendendo os conteúdos e depois na hora do exame, se preocupar apenas em revisa-los e não em ter que aprende-los.
William M. Gouveia - T2000

Regia Cristina disse...

Os alunos podem até torcer o nariz por terem de realizar um exame de qualificação. Mas é fato que ele seleciona os profissionais mais bem preparados e acaba servindo como um diferencial no mercado.

Ciências Contábeis - T2000

Ligia disse...

o texto está mto bom.
Marcos Drago

Ligia disse...

Muito interessante o artigo, professora.
Ligia Santos
Turma 3000

Marcos Drago disse...

Mto bom o texto, Cidinha.
Marcos Drago, turma 3000

Marcos Drago disse...

Mto bom o texto, Cidinha.
Marcos Drago, turma 3000

Bruna disse...

Concordo com você professora agora hverá umA seleção de contadores que realmente são capacitados para exercicio da profissão.
Bruna Milani turma 3000

Anônimo disse...

O exame de suficiência, trará mais qualidade ao serviços contábeis

Maria Carolina T 3000

Josiele Cardoso disse...

Tenho pra mim que 4 anos na universidade não é grantia de uma boa formação. São muitos os fatores que interferem negativamente nesse período, desde a falta de dedição do próprio estudante até a falta/ineficiência(ou má vontade, quem pode saber?) de professores, ou seja, nem todas as soluções estão ao alcance do aluno. Esse exame é um meio de selecionar quem se dedicou, ou até mesmo quem teve "sorte", por via das dúvidas, melhor investir no fator dedicação.

ana beatriz disse...

Profª é muito bom saber que agora temos este exame, pois valoriza o profissional contábil. Melhor ainda é saber que a UEL tem um nível elevado de aprovação, mostrando a qualidade de nossa universidade.

Ana Beatriz Lelis - Turma 3000

Andressa disse...

ok!!
Aluna:Andressa Mary Fujimoto
Turma:3000
Contábeis matutino

francini disse...

Muito bom o texto.

Francini Dias Padilha

C. Contábeis turma 3000

Beatriz disse...

Ook
Beatriz Alves Baptistela
Turma 3000
Ciencias Contabeis

Felipe disse...

OK!!!!
Felipe Pagni
Turma: 3000 matutino.

Felipe disse...

ótimo texto...dyrlene...

Carol disse...

ok..
ótimo texto!!
Aluna: Carolina Ap.
T 3000 matutino

Paloma Herrera disse...

muito bom o post professora.

Paloma Herrera. turma 3000

marcelo_urus disse...

Legal, e nos serve de incentivo pra continuar.
ALLAN MARCELO T1000

João Mandelli disse...

Na minha opinião esse exame proporcionou um enorme ganho para a categoria em vista que o mesmo faz com que as instituições de ensino e os próprios alunos tenham um comprometimento maior com o aprendizado/ensino, consequentimente elevará o nível de qualificação dos profissionais formados.

Dyrlene disse...

ótimo texto..! Dyrlene

Marjorie Schroeder disse...

Acredito que esse exame seja uma ótima forma de selecionar profissionais capacitados. Pelo que vejo, os alunos da UEL de contábeis estão bem comprometidos.

Anônimo disse...

O exame de suficiena corresponde a prova da OAB na area contabil.

Eric Ferreira
Ciencias Contábeis Turma 3000

Leonardo Lopes disse...

Esse post foi muito interessante, esse exame vai mostrar quais sao os verdadeiros contadores em nossa sociedade hoje e vai concientizar os futuros contadores para se prepararem melhor na aprendizagem.

Fernanda disse...

Muito informativo, bom texto.

Fernanda Bueno
Turma 1000 - Ciências Contábeis Noturno

cintia disse...

Muito bom o exame! Deveria ter um p/ politicos tbm! >_<

Anônimo disse...

DAHORA HEIM PROFESSORA, E É BEM INCENTIVADOR.

ricardo disse...

O exame de suficiencia, além de manter o nível do contador, vai obrigar os cursos a manter um bom nível de conhecimento e sempre atualizados. Ciencias Contabeis Noturno - Turma 2000

ricardo disse...

Ricardo H. Ono - Ciencias Contábeis Noturno - Turma 2000

O exame de suficiencia, além de manter o nível do contador, vai obrigar os cursos a manter um bom nível de conhecimento e sempre atualizados. Ciencias Contabeis Noturno - Turma 2000

Káàh disse...

Esse exame veio para mostrar que só os bons contadores entrarão no mercado de trabalho, só os que se realmente se dedicarem nos 4 anos..
Espero que até 2015 a Uel tenha esse mesmo indice de aprovação.

Kamila B. Oliveira
Ciências Contábeis
T:2000

Silvia disse...

Esse exame vai beneficiar o desenvolvimento da profissão, o ensino vai melhorar e os profissionais estarão cada vez mais qualificados.

Silvia
Turma 2000

jaque disse...

muito bom!!
jaqueline voltarel
contabeis turma 1000

Gbenga Simeon Aransiola disse...

Aprendi mais uma coisa. Obrigado Cidinha