Abrindo hoje o jornal Folha de Londrina me deparo com essa reportagem tão importante para os estudantes de Ciências Contábeis, mostrando que o mercado de trabalho para esse segmento está super aquecido.
A reportagem começa dizendo o seguinte: " Pesquisa constata que quase metade dos estabelecimentos brasileiros deve aumentar o numero de contadores até o final deste semestre". Isto faz com que aumente a nossa responsabilidade como professores de contabilidade. E aos alunos compete cada vez mais aumentar a sua qualificação. Não basta ficar apenas nas carteiras da Universidade é preciso muito mais que isso. O mercado está aquecido mas ele exige também profissionais cada vez mais qualificados.
A reportagem fala o seguinte: " A expansão dos negócios, como a inserção das empresas brasileiras nos mercados externos, o aumento de empresas com ações negociadas nas bolsas e a atualização de sistemas financeiros têm aberto perspectivas interessantes para os profissionais de contabilidade. É o que revela uma pesquisa feita pela Robert Half com 2.528 executivos em 19 paises. O Brasil é o terceiro da lista, atrás apenas de China e Emirados Árabes. O levantamento constatou que quase metade das empresas brasileirasdeve aumentar suas equipes de finanças e contabilidade ainda no primeiro semestre deste ano, segundo a pesquisa. Com a ampliaçãodas oportunidades de trabalho, as Ciências Contábeis passam por um momento favorável e ganham um novo status: nos ultimos dois anos o setor de finanças e contabilidade apresentou as maiores valorizações salariais.
Londrina parece seguir de perto a tendência do mercado pelo menos é o que apontam entidades e profissionais da área. A região é composta por 58 municipios filiados ao Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, que agrega 622 escritorios de contabilidade. Atualmente entre contadores e técnicos em contabilidade a região conta com 2,4 mil profissionais. Uma das razões da configuração atual do mercado são as alterações promovidas pela Lei 10.638/2007 que faz um alinhamento com as normas internacionais de contabilidade. Isso veio a exigir mais conhecimentos por parte do contador. Outro fator é que o fisco se modernizou com exigências eletrônicas o que ocasionou uma reciclagem obrigatória dos contadores e o cerco se fecha para as empresas que agora mais que nunca precisam dos profissionais contábeis".
Sempre orientamos nossos alunos que além da faculdade eles precisam ter um diferencial: Atualização constante das leis, conhecimento profundo de informática e dominar linguas estrangeiras principalmente visando o trabalho em multinacionais. Fazer estágio também é muito importante.
Preparem-se... O sucesso será consequencia disso.
Até o proximo post!
Nenhum comentário:
Postar um comentário