segunda-feira, 31 de maio de 2010

DESPERDÍCIO: VILÃO DO ORÇAMENTO

 Li essa reportagem e achei bastante proveitosa e resolvi trancrevê-la neste espaço para a gente pensar sobre o assunto.
Todo fim do mês é a mesma coisa: conta no vermelho, aguardando o próximo pagamento, que já está todo comprometido, de acordo com a planilha de orçamento para o mês seguinte. São serviços essenciais, alimentação, mensalidade da escola, transporte, a fatura do cartão de crédito etc etc etc. Você já está cansado de saber que é necessário se planejar financeiramente para garantir uma reserva de emergência e para chegar ao fim do mês sem rombos no orçamento. Mas já tentou, por todos os lados, cortar gastos e agora não tem mais onde economizar. Será? Avaliação orçamentária muitas vezes, gastos que antigamente não faziam diferença no final do mês, hoje se tornam verdadeiros vilões das suas finanças e você nem percebe que são supérfluos, já que os incorporou às suas despesas. Que tal rever planilhas antigas e refazer algumas contas? Na hora de economizar, vale abrir mão de determinados hábitos, que hoje nem fazem mais tanta diferença no seu dia-a-dia, mas cujo corte será um grande alívio no final do mês. Chega de desperdício. Quando se fala em desperdício, logo vem a imagem de um prato de comida sendo jogado fora ou aqueles alimentos guardados que perderam a validade. No entanto, além desse tipo de desperdício, existem outros que, muitas vezes, a gente nem percebe. Sabe aquela revista que você assinou há uns cinco anos e que hoje chega e permanece fechada por um bom tempo? Pois é, ela representa um gasto que pode ser revisado. Na época de renovação da assinatura, tente um acordo com a editora por um preço melhor ou cancele a publicação até que suas finanças estejam resolvidas. E aquela mensalidade do clube que você freqüenta "de vez em nunca"? Claro que você é sócio desde adolescente e seus filhos gostavam muito de ir à piscina no fim de semana. Hoje, seus filhos não freqüentam mais o local e você nem sabe mais o que acontece lá dentro. A mensalidade é debitada todo mês da sua conta e você nem percebe. Que tal vender o título? Além de receber uma "graninha" com a venda, ainda vai economizar, mês a mês, com as mensalidades, que eram pagas à toa. Endividamento Outra forma de evitar o desperdício e o endividamento é controlar as compras por impulso. Sabe aquela esteira elétrica que você tanto queria e prometeu utilizá-la todas as noites depois do trabalho? Pois é... hoje ela está lá, no meio do quarto, servindo de cabide. Mas as prestações que você fez, em dez vezes, continuam caindo, pontualmente, no dia 20 de cada mês. Que tal pensar mais antes de fazer esse tipo de dívida? De acordo com o presidente da Abef (Associação Brasileira de Educação Financeira), Edmílson Loureiro de Lira, em entrevista à revista Fundos de Pensão, "o melhor a fazer é poupar para comprar à vista". Além de a pessoa pensar mais antes de gastar uma grande quantia de uma só vez, ela se livra das prestações infinitas e, em caso de arrependimento ou necessidade, é possível até vender o produto, que já está totalmente pago.

domingo, 30 de maio de 2010

IRRESISTIVELMENTE SIGNIFICATIVO

Hoje estamos tratando sobre “Marketing Pessoal”. É um resumo de um capítulo do livro: Segredos para vender a sua imagem cuja autora é Philippa Davis uma renomada psicóloga inglesa.
Vamos lá: No mundo de hoje saber vender a própria imagem se torna uma habilidade importante e necessária. Ser reconhecido no trabalho nem sempre significa ser excelente no que você faz.. Não basta ser bom o bastante, mas sim, saber mostrar como você é bom no que faz. Ou seja: você precisa ser um excelente relações públicas de si próprio.
É preciso posicionar-se. Saber o que você faz bem e mostrar isso. Pode ser muito divertido se enxergar como um produto do qual você fará um grande marketing e levá-lo a um grande sucesso. A primeira coisa a fazer é saber por que se quer ficar conhecido. Depois o próximo passo é definir como você começará a trabalhar em cima de suas qualidades. Conferências, artigos, reuniões interdepartamentais, clubes de redes, etc. lhe proporcionarão tais oportunidades.
O fato de nos posicionarmos indicará aos outros até que ponto merecemos reconhecimento. Quando o grupo de trabalho tem uma reunião festiva, você fica circulando junto das paredes ou avança até o centro da sala?
Em reuniões de trabalho, as extremidades da mesa são as posições mais poderosas. O próximo melhor lugar, se você quiser ter influência, é se posicionar no meio de uma das grandes laterais. As posições de canto são as piores. E quando estiver tentando influenciar uma reunião com pessoas que o apóiam, é interessante misturá-las ao grupo, o que lhe permitirá grande infiltração no território e um maior escopo para lidar com a resposta das pessoas.
Quando usamos nosso poder pessoal de maneira eficaz, conquistamos o coração das pessoas e a imaginação delas.
Enfim, para se tornar irresistivelmente significativo, você precisa fazer uma auditoria de seu poder. Alguns pontos dele você precisa reforçar e também importantíssimo: conhecer suas limitações e tratar delas!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

AS ARMADILHAS DO SUCESSO

Ao iniciarmos mais uma semana quero postar uma matéria que li e quero repassar pois vale a pena!
O autor dessa matéria é Sandro Magaldi, diretor comercial da HSM do Brasil. Ele inicia falando sobre uma palestra proferida por Rosabeth Moss Kanter, uma das principais professoras de liderança e gestão de mudança da Harvard Business School. Na palestra ela um conta um caso que chama a atenção pelo seu alinhamento com uma das principais preocupações quanto ao atual momento no país.
Segundo Rosabeth, havia uma equipe americana de futebol que tornou-se popular pelo fato de nunca conseguir vencer seus adversários. Era uma espécie de Ibis americano (aquela equipe pernambucana que se notabilizou no Casseta e Planeta como a pior equipe do mundo ficando quase quatro anos sem vencer nenhuma partida). O fato concreto, porém, é que essa equipe adotou uma postura determinada para buscar sua primeira vitória.
Diversas iniciativas foram tomadas nesse sentido sendo que a mais importante foram as intensificações dos treinamentos. Cada atleta investiu uma tremenda energia em busca de sua superação e o esforço para alcançar esse objetivo foi reconhecido por toda a comunidade que viu ali um exemplo de determinação.
Partida após partida o objetivo se tornava mais próximo. As derrotas já não eram tão fáceis e começaram a surgir os primeiros empates. Porém, nada de vitórias. Com a evolução da equipe, seus adversários começaram a respeitar mais seu potencial, pois reconhecia no grupo uma determinação importante, diferenciada. O comprometimento do time com o alcance de seu objetivo era inequívoco, impossível de passar despercebido.
Após meses de tentativas e trabalho duro, a primeira vitória chegou. Como não poderia deixar de ser diferente foi uma vitória magra, dura, conquistada com muito suor e defendida até o último segundo do jogo. As comemorações foram incríveis. Toda a comunidade congratulou-se com a equipe e seus heróis ficaram extremamente populares. Finalmente o esforço daquele grupo foi premiado e o tão sonhado objetivo alcançado. Os jogadores, inebriados pelo sucesso, sentiam-se totalmente realizados e as festividades continuaram por dias. Excelente, não é? Nem tanto.
No próximo jogo a equipe entrou confiante, certa de que tinha encontrado o caminho para o sucesso. Resultado? Uma estrondosa derrota. O adversário não deu nenhuma chance a confiante equipe e o que se viu foi um grupo apático de jogadores, sem foco e determinação. Parece que algo se perdeu no caminho. Todos ficaram atônitos diante de uma equipe com uma atitude muito diferente daquela que estavam acostumados a ver, mesmo nos momentos quando as vitórias não vinham. O mesmo ocorreu na 2ª, 3ª, 4ª e nas partidas seguintes. Todos se perguntavam: afinal, o que aconteceu com nossos heróis?
A resposta estava diante dos olhos de todos. Ao atingir seu principal objetivo, o grupo “baixou a guarda” e achou que a batalha estava ganha. Pensando assim abdicou de seu principal trunfo: a determinação em sua superação e o envolvimento pleno nos treinamentos. Como a equipe já havia atingido o patamar desejado imaginou-se que não seriam mais necessários os sacrifícios nos treinamentos buscando o “algo a mais”. Como sempre, esse raciocínio é o começo do fim, pois leva a uma atitude de arrogância, prepotência que, via de regra, traz como conseqüência o fracasso. Essa é a verdadeira armadilha do sucesso. Além disso, o grupo confundiu fim com meio. O principal objetivo não era o de vencer uma partida. Na realidade o foco deveria estar centrado na formação de uma equipe vitoriosa capaz de conquistar diversas vitórias de forma sustentável e perene. A primeira vitória não deveria ser encarada como o fim e sim como o meio para conquista de confiança e para a iniciada da caminhada rumo ao verdadeiro objetivo da equipe: a formação de um grupo vencedor.
Boas lições para nosso dia a dia nos negócios, na carreira... Quantas vezes nossas vitórias, representadas pela conquista de um cliente complexo ou pela realização de algo desejado, não nos dá a percepção de que estamos preparados para tudo? Quantas vezes não confundimos um êxito pontual com a conquista de nosso objetivo principal sem nos dar conta que pode ter sido apenas o início de todo processo e não o seu fim?
O atual momento por qual passamos no país é pródigo. Me deparo a todo dia com empresas e profissionais que estão crescendo vertiginosamente, e cujo nível de confiança é inimaginável para os padrões históricos de nosso país. É importante, porém, não perdermos a perspectiva e reconhecer essas armadilhas. Devemos aproveitar esse momento para conquistarmos nosso espaço, nos aprofundarmos em nosso aperfeiçoamento e nos prepararmos para um processo de crescimento sustentável. As vitórias sempre devem ser celebradas, porém não podemos abrir mão de retornarmos aos fundamentos e nos fortalecermos para as próximas batalhas.
E não menos importante: não existe atalho para o sucesso. Como diz aquele velho ditado: é só no dicionário que o sucesso vem antes do trabalho. Fique de olho nessas armadilhas, confie em você e faça a sua parte.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

CONHEÇA SEU ESTILO PESSOAL

Hoje uma segunda feira de outono com cara de inverno. E é nessas estações que  nos vestimos com mais roupas e ficamos até mais elegantes. Quero colocar neste espaço uma matéria do jornal Hoje da Rede Globo que acho, nos ajudará nessa tarefa de bem vestir.
Nem sempre aquilo que vestimos reflete exatamente o estilo pessoal que temos. Um teste foi criado para identificar de forma rápida os desejos e sensações que nem sempre são expressos no look que escolhemos vestir. Existem 8 diferentes estilos para as mulheres: esportivo, tradicional, elegante contemporâneo, sexy, feminino romântico, dramático, moderno e criativo.
E para os homens existem 7 diferentes estilos: esportivo, tradicional, elegante contemporâneio, sexy, dramático, moderno e criativo.
Cada um possui um estilo predominante. Responda algumas questões e conheça um pouco mais sobre o seu estilo pessoal predominante. É uma forma de você tornar o seu guarda-roupa e o seu visual ainda mais afinado ao seu jeito de ser.
teste de estilo pessoal predominante
assinale uma resposta para cada pergunta:
1. O seu Estilo Pessoal Predominante se revela nas escolhas de combinações de cores. Pensando no seu dia-a-dia, quais são as suas combinações de cores favoritas?
a) combinações simples; não gosto de perder tempo pensando em combinações.
b) combinações bem certinhas; gosto de combinar tudo ao máximo.
c) combinações de tons diferentes de uma mesma cor; gosto de escolher uma cor e variar as diferentes tonalidades dela em roupas e sapatos.
d) combinações delicadas em cores suaves, pois não gosto de grandes contrastes.
e) combino só o que valoriza o meu corpo, pois gosto de ver meu corpo bonito.
f) não tenho preferência de combinações, cada dia combino de um jeito conforme o meu estado de espírito.
g) faço as combinações da moda, gosto de seguir as tendências.
h) faço combinações que chamem a atenção, pois gosto de grandes contrastantes.

2. O seu Estilo Pessoal Predominante também se revela na hora da compra! Como você gosta de fazer as suas compras?

a) compro quando preciso, não gosto de perder tempo, gosto de facilidades.

b) faço compras planejadas, gosto de qualidade e espero até encontrar o perfeito.

c) compro pensando em atualizar o que já tenho, gosto de qualidade e atualidade.

d) adoro ir às compras, compro por prazer e adoro tudo que tenha muitos detalhes.

e) adoro comprar peças que valorizam o meu corpo independente da moda.

f) adoro lugares alternativos, brechós, feiras de artesanato, pois adoro o incomum.

g) compro o que está nas vitrines, nas novelas, nas revistas, adoro lançamentos.

h) compro só o que me chama a atenção, independente da moda, gosto do efeito.

3. O Seu Estilo Pessoal Predominante se revela nas características do tecido das suas roupas. Você escolhe certos tecidos principalmente porque eles...

a) são fáceis de cuidar.

b) são de excelente qualidade.

c) são sofisticados.

d) são delicados.

e) são perfeitos no corpo.

f) são interessantes.

g) são atuais.

h) causam um efeito poderoso.

4. O Seu Estilo Pessoal Predominante se revela na roupa que você mais gosta de usar no dia-a-dia. Como é a sua roupa preferida?

a) prática.

b) atemporal.

c) clássica renovada.

d) repleta de detalhes delicados.

e) se ajusta perfeitamente no meu corpo.

f) diferente.

g) o último lançamento da estação.

h) impactante.

5. O Seu Estilo Pessoal Predominante também se revela nos seus acessórios (bolsas, pastas, carteiras, cintos, colares, brincos, pulseiras, anéis, óculos de sol, óculos de grau, gravata, lenços, echarpes). Então, se você tivesse que mencionar uma característica para os seus acessórios, você diria que eles são em sua maioria...

a) simples.

b) clássico.

c) notável.

d) delicado.

e) insinuante.

f) diferente.

g) atual.

h) impactante.

6. O Seu Estilo Pessoal Predominante se revela também nos calçados que você mais gosta de vestir. Como são seus sapatos preferidos?

a) são essencialmente confortáveis.

b) são essencialmente duráveis.

c) são essencialmente sofisticados.

d) são essencialmente mimosos.

e) são essencialmente perfeitos para o meu corpo lindo.

f) são essencialmente diferentes.

g) são essencialmente lançamentos.

h) h)são essencialmente divertidos.

7. O Seu Estilo Pessoal Predominante também se revela na forma como você cuida do nosso Planeta. Então pergunto: como você cuida do nosso Planeta através das atitudes com o seu guarda-roupa?

a) costumo ter pouca roupa e uso muito tudo o que tenho, ajudo o Planeta assim.

b) dou atenção à qualidade e à durabilidade das peças, ajudo o Planeta assim.

c) gosto de atualizar, então, quando compro algo novo, faço doações de boas peças.

d) gosto de detalhes, assim, reciclo usando as mesmas peças de forma diferente.

e) procuro manter o meu corpo equilibrado para vestir bem tudo o que tenho.

f) compro em feirinhas, brechós, invento formas de disfarçar o velho ou o manchado costurando minhas roupas ou fazendo pequenas reformas, atualizando tudo.

g) preciso estar com a última tendência, então faço muitas doações ao longo do ano porque compro sempre muito.

h) cuido de tudo o que tenho porque é raro encontrar as peças exóticas que possuo.

Respostas:

Verifique Qual a letra que você mais marcou – Ela crresponde ao seu estilo pessoal predominante (Válido para homens e mulheres):

Letra A = Estilo Esportivo

Letra B = Estilo Tradicional

Letra C = Estilo Elegante Contemporâneo

Letra D = Estilo Feminino Romântico

Letra E = Estilo Sexy

Letra F = Estilo Criativo

Letra G = Estilo Moderno

Letra H = Estilo Dramático

CONHEÇA UM POUCO SOBRE O SEU ESTILO PREDOMINANTE:

ESTILO ESPORTIVO. A mensagem básica do estilo: Casual. A palavra-chave: Conforto. Peça essencial: uma boa camiseta, mas também pode ser um bom jeans. Tecidos: algodão, linho, nylon, veludo , fibras naturais, tecidos sem brilho. Cores: cores primárias e combinações simples. Sapatos: sempre confortáveis, de salto baixos, saltos grossos, solado de borracha, linha confort. Bolsas e pastas: mochilas, alças cruzadas no corpo, sacos, bolsas grandes que cabem tudo, a idéia é sempre de praticidade. Acessórios: são simples, nada ostensivos.

ESTILO TRADICIONAL. A mensagem do estilo tradicional é: Conservadorismo. A palavra-chave é: Atemporalidade. Peça essencial: blazer clássico. Tecidos: sedas, caxemira, crepes, gabardines. Cores: combinações sóbrias - marinho, cinza, bege e preto. Sapatos: tradicional, de couro, de excelente qualidade. Bolsas e pastas: estruturadas, de mão. Acessórios: sempre de excelente qualidade; a idéia e tudo para durar muito tempo.

ESTILO ELEGANTE. A mensagem é: Refinamento. Palavra-chave: Sofisticação. Peça essencial: camisa branca. Tecidos: algodão natural, cetim, xantungue de seda, seda pura, microfibra, crepe. Cores: combinações de baixo contraste - cinza, bege, branco, marinho, vermelho escuro, preto com branco. Sapatos: tradicionais com um toque de atualidade, bicolor. Bolsas e Pastas: estruturada, funcional, de qualidade, tamanho médio. Acessórios: sempre com um toque notável.

ESTILO SEXY. A mensagem é: valorizar o corpo. Palavra-chave: Insinuar. Peça essencial: jaqueta de couro e salto alto. Tecidos: tudo que valorize o corpo e que o deixe em evidência - lycra, brilho, materiais em couro e vernizes. Cores: preto, branco, pink, turquesa, dourado, prateado, bronze, verde, vermelho forte, marrom. Sapatos: tudo que deixe o corpo bonito, saltos altíssimos e pontas. Bolsas e Pastas: tudo que se molde bem ao corpo, molengas, nada estruturadas. Acessórios: sempre com um toque de exagero e que valorize o corpo.

ESTILO FEMININO ROMÂNTICO. A mensagem é: Amabilidade. Palavra-chave: Delicadeza. Peça essencial: colar de perola. Tecidos: algodão, sedas, crepe georgette, microfibra. Cores: combinações de baixo contraste, monocromática, tons de rosa, beges, azul clarinho, verde clarinho. Sapatos: tudo com muitos detalhes e variados modelos. Bolsas: de tecidos, bordadas, de alças longas e de tamanho pequeno. Acessórios: tudo muito tipicamente feminino – laços e flores.

ESTILO DRAMÁTICO. A mensagem: chamar a atenção sem o apelo sexual. Palavra-chave: Teatralidade. Peça essencial: qualquer coisa que cause um efeito. Tecidos: não há nenhuma preferência, usa tudo. Cores: grandes contrastes para chamar atenção. Sapatos: criativos e ousados. Bolsas e Pastas: enormes - com ou sem detalhes, molengas ou estruturadas. Acessórios: tudo impactante, diferente, que tenha algo de inusitado.

ESTILO CRIATIVO. A mensagem: usa o que sente vontade conforme o humor do dia. Palavra-chave: Originalidade. Peça essencial: depende do dia, ora! Tecidos: varia conforme o desejo e que ofereça a mistura inusitada. Cores: não se prende a nenhuma cor, gosta da liberdade, mistura tudo! Sapatos: temáticos, étnicos. Bolsas e Pastas: vale tudo! Acessórios: tem sempre um toque exótico, pode ser étnicos e vintages.

ESTILO MODERNO. A mensagem: fashionista, mudança constante. Palavra-chave: Atualidade. Peça essencial: tudo o que está na vitrine e nas revistas de moda. Tecidos: a tendência do momento. Cores: tudo o que a moda pedir no momento. Sapatos, Bolsas, Pastas e Acessórios: absolutamente tudo o que a moda e a tendência pedir para o momento!

Muito legal, hein? Até o proximo!!!




quinta-feira, 13 de maio de 2010

ALAVANCAS ESSENCIAIS DA EFICÁCIA PESSOAL E PROFISSIONAL

Esse post de hoje fala sobre carreira profissional. É muito válido para todos nós, mas principalmente para quem está iniciando sua vida profissional. É de autoria de Mauricio Góis que é um consultor de carreira. Versa sobre como se tornar um fabricante de resultados na vida pessoal e profissional. Ele coloca 15 alavancas que são essenciais e necessárias em uma carreira:
1. A alavanca vocacional. Para alavancar sua carreira e seu futuro é preciso perguntar: O que você gosta de fazer? O que lhe dá prazer? O que lhe causa identificação imediata? Se você não conseguir fazer o que gosta, conseguirá gostar do que faz?
2. A alavanca da formatação. Com a vocação definida, caminhe na direção de seus alvos, perguntando: Quais são meus sonhos e como posso formatá-los em objetivos? E como transformá-los em metas?
3. A alavanca dos desvios de rotas. Algo provavelmente dará errado. Se isto acontecer o que eu farei? Na estrada da vida, qual direção você vai tomar se perceber que se equivocou?
4. A alavanca das alianças. Ninguém se faz sozinho. Quem serão seus amigos? Em que você deve confiar? Sem confiar nos objetivos e nas pessoas é muito difícil você atingir suas metas, que são os pedaços vivos de seus objetivos.
5. A alavanca das agendas. É preciso olhar para sua agenda todos os dias e verificar: - O que eu preciso fazer hoje para enriquecer o dia de amanhã?
6. A alavanca do foco. Se você se concentra em muitas coisas ao mesmo tempo, você se perde na dispersão. E trabalha sem paixão.
7. A alavanca da temporalidade. Se você não souber administrar corretamente o seu tempo você corre o risco de chegar mais cedo aonde não quer chegar. Defina todos os dias quais são suas prioridades, o que é urgente, importante, desafiável ou apenas desejável.
8. A alavanca da dedicação. Para a sua excelência acontecer em um minuto, é preciso anos de preparação. Renoir disse: “eu levei só 5 minutos para desenhar esta figura, mas demorei 60 anos para consegui-lo”.
9. A alavanca da persistência. Richard Devos disse: persistência é a teimosia com um objetivo. Para isto você precisa saber que alto quociente de adversidade é poder, isto é, a sua capacidade de persistir com inteligência diante dos obstáculos que a vida lhe coloca para continuar puxando a corda certa, quando todos os outros desistiram.
10. A alavanca do comprometimento. Excelência é você se dedicar a algo maior que você acredita e depositar sua alma e seu talento naquela realização. Comprometer-se, é você colocar seu coração em suas metas.
11. A alavanca da inovação contínua. Enxergar a inovação como a solução para cada problema no trabalho. E colocar seu tempo, esforço e competência a serviço de cada cliente, seja interno ou externo. Você não deve ser maior que o seu ato de servir. Inovar é muita vezes você modificar o que já existe. E outras vezes não. Se Tomas Edison pensasse apenas em renovar o que já existe, ele teria inventado velas grandes que não se apagam, velas cujo fogo não se apaga na chuva, velas com fogo azul, etc.
12. A alavanca da auto-imagem. Você precisa sentir-se capaz de superar os desafios que a vida e seu trabalho lhe dão a cada dia. Você teria uma auto-imagem superior se conseguisse ler os pensamentos dos outros. Você se surpreenderia ao saber que as pessoas não estão reparando em você e sim pensando no que você está pensando sobre elas.
13. A alavanca da obediência inteligente. Ser excelente em todos os ítens anteriores não lhe dá o direito de você ser irreverente com as normas da vida ou de sua empresa. Paul Valéry — aquele que disse que um ciclone pode arrasar uma cidade, mas não tem capacidade para abrir uma carta, também comentou que um homem competente é alguém que erra segundo as regras.
14. A alavanca da atualização. O vovô disse para o netinho: No meu tempo existia o papel carbono, o fax, uma passagem aérea tinha mais de 10 páginas, a TV era preto e branco, havia curso de datilografia, todo elevador tinha ascensorista, desenhistas eram excelentes em tinta nanquim, não existia microondas e nem... Vovô, então o senhor nasceu por volta de 1800? Não, querido, eu tenho apenas 60 anos. Ou você se atualiza, ou desaparece. Afinal, você é do tempo do lápis da orelha ou do laptop? Você não é discriminado, você é desatualizado. Para encher a taça cheia você precisa primeiro esvaziá-la. Muitas vezes você diz que é discriminado porque já passou dos 40 anos. Errado. O problema não é a sua idade, é a sua taça cheia. É muito melhor pegar um universitário, ou um estagiário recém-formado com a cabeça cheia de sonhos e ensiná-lo, do que pegar uma pessoa de 40 anos e fazê-la desaprender.
15. A alavanca da crença. Se você acha que a morte é certa, que o aniquilamento existencial é inevitável e se você não consegue pressentir a transcendência da vida, a sua falta de paz lhe causará ações improdutivas. E você será um desempregado da vida. Derrube também suas crenças a respeito de tudo no dia-a-dia de sua vida. Há pessoas, por exemplo, que tem a seguinte crença: Com a estabilização da economia vai ser mais fácil ganhar dinheiro. Crença errada. Nos países com moeda equilibrada um dólar vale um dólar, mas é difícil ganhar um dólar. Por outro lado a economia pode estar no caos, mas nossa mente não. Viver é preciso. Alavancar é preciso.
Até o Proximo!!!

sábado, 8 de maio de 2010

COPA DO MUNDO... NÓS, ELES E O FUTEBOL

Hoje quero transcrever um texto escrito por Danuza Leão e publicado na Revista Claudia deste mês de maio. É um texto divertido que mostra as diferenças entre homens e mulheres e especificamente diante do futebol!
No dia em que a seleção joga, fica claro o abismo entre homens e mulheres. Muito mais que qualquer discussão sobre o feminino e o masculino. No mês que vem, assim que começar a Copa, o mundo vai se dividir: de um lado os homens; do outro, nós.
Enquanto eles ficam grudados na TV, nenhuma atividade consegue fazer com que uma mulher se desligue totalmente. Quando amamenta seu filho, talvez. Mas mesmo nessa hora é capaz de olhar para a mão e lembrar que precisa ir à manicure ou que a geladeira está vazia.
Não há nada, nada que consiga fazer uma mulher se concentrar numa única coisa. Se está com os filhos está pensando no homem; se está com o homem, está pensando nos filhos e sempre com culpa, é claro.
Quando anda ocupada na cozinha, preferia estar fazendo depilação; se fica em casa, costuma ter acessos de nostalgia relembrando os bons tempos em que, àquela hora, poderia estar tomando um dry Martini num banco de bar, com as pernas cruzadas e um salto bem alto. Talvez isso aconteça porque a imaginação feminina é mais rica e mais fértil do que a de qualquer homem. As mulheres são inquietas e ardentes; não conseguiriam jamais ficar durante 90  minutos vendo 22 marmanjos correndo atrás de uma bola. Consequentemente, não podem compreender como alguém consegue ficar paralisado diante de uma televisão. Durante a próxima Copa, todas essas diferenças se tornarão evidentes - bastará olhar para entender tudo! Serão dois mundos, como aliás, sempre foram, e você não vai reconhecer o seu amado, de quem já ouviu tantas juras de amor, esparramado com os pés em cima da mesa, bem largado, com uma cerveja na mão e os olhos na tela. Para ele nada vai existir, a não ser o jogo, e, se houver um plantão informando que o mundo está acabando, ele não vai nem ouvir. Ficará na dele, como só os homens são capazes de ficar. Não adianta caprichar no almocinho para ele e seus amigos; adeus namorados, adeus maridos.
Se o telefone tocar e for da mãe, urgente, ele será capaz de dizer tranquilamente, sem nem se mexer: “Pede para ligar mais tarde”. Não vai passar pela cabeça dele, nem por um instante, que ela possa ter tido um infarto – não antes de a partida terminar. E, se for um telefonema do escritório, perguntará: “Será que não dá para a gente conversar depois do jogo?” Ah, esses homens... Se você quiser fazer um teste, passe entre ele e a TV para ouvir o que vai dizer, no mínimo um “amor, assim não dá; vê se libera aí que o Adriano vai bater a falta”. E se você de shortinho sentar no colo dele, bem provocante, vai ouvir um “depois amor, depois”, sem que ele tire o olhos do gramado nem por um segundo. É, homem é assim.
Apesar disso, ainda há quem ache possível existir solução para o problema homem/mulher. Solução não existe, mas, já que a Copa está chegando, seria bom pedir a seu irmão ou ao porteiro do prédio – explicar o que é o tal do impedimento. Tudo pelo amor.
Bom final de semana!!!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

HÁBITOS SAUDÁVEIS

Chegando o final de semana vamos a um post bem legal. É um material que recebi por e-mail e quero dividir com vocês, pois sempre é bom conhecer um pouco mais sobre alguns hábitos saudáveis, muitas vezes já conhecidos por nós, mas precisando serem colocados em prática: As Universidades de Medicina: Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com vinte conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual.
01 - Um copo de suco de laranja diariamente para aumentar o ferro e repor a vitamina C.
02 - Salpicar canela no café: mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue.
03 - Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral: O pão integral tem 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que tem o pão branco.
04 - Mastigar os vegetais por mais tempo:Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm.
05 - Adotar a regra dos 80%:Servir-se menos 20% da comida que costuma comer, evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.
06 - LARANJA: O futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.
07 - Fazer refeições coloridas como o arco-íris: Comer DIARIAMENTE, uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.
08 - Comer pizza, macarronada ou qualquer outra coisa com molho de tomate: Mas escolha as pizzas de massa fininha. O Licopeno, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza.
09 - Limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente: As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes por semana, sobretudo após doenças, quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.
10 - Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória... Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova... Leia um livro e memorize parágrafos; escreva, estude, aprenda. Sua mente agradece e seus amigos também, pois é interessante conversar com alguém que tem assunto.
11-Usar fio dental e não mastigar chicletes: Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.
12 - Rir: Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.
13 - Não descascar com antecipação: Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer. Sucos de fruta têm que ser tomados assim que são preparados.
14 - Ligar para seus parentes/pais de vez em quando: Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã .
15 - Desfrutar de uma xícara de chá: O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.
16 - Ter um animal de estimação:As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University . Os mascotes fazem você sentir-se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue. Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourado pode causar um bom resultado.
17 - Colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche: Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School ; vantagens outras são conseguidas atráves de verduras frescas.
18 - Reorganizar a geladeira: As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem. Por isso, é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo ou guardar em um tapeware escuro e bem fechado.
19 - Comer como um passarinho: A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes. E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.
20 - Uma banana por dia quase dispensa o médico, vejamos: " Pesquisa da Universidade de Bekeley”: A banana previne a anemia, a tensão arterial alta, melhora a capacidade mental, cura ressacas, alivia azia, acalma o sistema nervoso, alivia TPM, reduz risco de infarto, e tantas outras coisas mais, então, é ou não é um remédio natural contra várias doenças?
Não é fácil de seguir? E, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida:
comer chocolate: De preferência o amargo, é fonte de ferro, magnésio e potássio....
pensar positivamente: Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que, além disso, pegam gripes e resfriados mais facilmente, são menos queridos e mais amargos.
ser sociável: Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.
conhecer a si mesmo : O verdadeiro "ser humano" é aquele que prioriza o 'ser' sobre o 'ter'.Ele têm 35% de probabilidade de viver mais tempo, e de ter qualidade de vida...
Que tal seguirmos esses conselhos? Não é tão difícil... E só teríamos a ganhar...

quinta-feira, 6 de maio de 2010

MIX DE MARKETING APLICADO A SERVIÇOS DE CONTABILIDADE - Parte 4

Hoje concluímos a série de estudos sobre o composto de Marketing, ou seja, como já escrevemos anteriormente: os componentes que são utilizados para descrever a combinação de elementos que constituem a oferta que a empresa apresenta a seus clientes, que é também conhecido como os 4 Ps.
Em decorrência das características especiais de serviços KOTLER acrescentou mais 3 Ps: Physical Evidence, Processes, People.
Evidências Físicas - (Physical Evidence)
Visa compensar o fato de os serviços serem intangíveis e, por isso, não poderem ser observados, tocados ou sentidos, e aqui se incluem os serviços contábeis. Nesse caso o cliente tem a tendência a buscar outras indicações sobre a qualidade dos serviços que pretendem adquirir. A indicação mais imediata é freqüentemente a evidência física do edifício e mobiliário da empresa.
Ninguém espera que uma empresa de serviços contábeis tenha sua localização em uma zona perigosa, suja, de difícil acesso. Seja mobiliado com cadeiras de plástico, tenha sobre suas mesas pilhas e pilhas de papéis de toda natureza, revistas espalhadas por todo o ambiente. A mensagem que os clientes receberiam não estaria alinhada com sua necessidade de um assessoramento empresarial.
Processos - (Processes)
Referem-se á maneira de uma organização fazer negócios. Os processos podem ser simples ou complexos. Tem relação como o serviço é realmente prestado e tem relação com o tempo. Algumas perguntas são vitais: Como o serviço é executado? Quais os procedimentos para a execução do serviço? Quem atende o cliente? O atendimento é rápido? Qual o prazo de entrega? Qual é o prazo que o cliente tem que esperar para ser atendido? Os clientes são realmente valorizados como pessoas? Como é o atendimento telefônico? Etc...
Pessoas - (People)
No caso do Marketing de serviços contábeis as pessoas são importantíssimas é a parte essencial na prestação de serviços, pois nestes o cliente e o prestador de serviços interagem. Há o envolvimento do cliente interno que são os funcionários e, com isso, o comportamento é elemento base desse cliente interno.
É necessário motivar os empregados para que estes possam executar suas tarefas com perfeição, criando um serviço essencial, pois para serem bem sucedidas, as empresas de serviços de contabilidade precisam criar diferenciações competitivas, ou seja, oferecer serviços de excelente qualidade e encontrar meios de aumentar a produtividade na prestação de serviços.
Aqui está uma diferença substancial no que diz respeito a Marketing de serviços. Numa empresa que vende produtos tangíveis, ou seja, bens de consumo, os produtos são, na maioria das vezes, padronizados e podem ficar estocados, aguardando o consumidor. Mas nos serviços o cliente, e o prestador de serviços interagem para criar o produto. É necessário trabalhar muito bem com os clientes para criar um valor superior durante seus contatos. Essa interação tem que ser eficaz. A interação eficaz, por sua vez, depende da capacidade dos empregados da linha de frente, da produção do serviço e dos processos de apoio que dão subsídio a esses empregados. Com isso fica claro a necessidade dos contabilistas concentrarem atenção tanto no cliente externo como no interno. Sem um pessoal bem treinado, bem administrado e motivado, não haverá prestação de serviços.
Vejam, é simples a aplicação dos conceitos de marketing. As regras são todas de fácil aplicação e com certeza o retorno virá. Que as nossas empresas de contabilidade sejam cada vez mais competitivas e valorizadas!!!








sábado, 1 de maio de 2010

CARACTERÍSTICAS DE EMPREENDEDORES BEM SUCEDIDOS


O artigo de hoje versa sobre empreendedorismo. Vamos conhecer como agem os empreendedores bem sucedidos.
Características dos empresários de sucesso, segundo Stephen Covey:
1. Valorizam o trabalho em equipe: Empresários bem-sucedidos reconhecem que formar uma equipe significa obter resultados. Eles sabem que jamais uma pessoa sozinha será responsável pelo êxito de qualquer empreendimento. São atenciosos e valorizam aqueles que merecem.
2. Estão dispostos a enfrentar mudanças: Eles entendem que mudanças são inevitáveis e sabem se adaptar a elas para que o negócio cresça.
3. Cercam-se de diversidades: Empreendedores bem-sucedidos maximizam a produtividade de seus negócios empregando pessoas que julgam suas fraquezas irrelevantes. Eles também enxergam, na força de outras pessoas, oportunidades e não ameaças.
4. Lidam sabiamente com feedbacks e críticas: Instruem e dão feedbacks de maneira a responsabilizar seu pessoal em vez de menosprezá-lo. Estão sempre disponíveis para aceitar feedbacks e críticas.
5. Possuem visão e planos para alcançar as metas: Empresários de sucesso sabem o que querem. Eles identificam o que é mais importante para atingir o sucesso e não estão dispostos a sacrificar o que é extremamente importante em função do que é meramente importante. Eles criam um plano estratégico para definir como atingirão suas metas e prazos para que isso aconteça
6. Buscam, de forma pró-ativa, oportunidades: Eles não esperam que as oportunidades venham até eles. São pró-ativos e estão sempre preparados para receber novidades.
7. São trabalhadores incessantes e determinados: Obcecados pelo trabalho, os empresários bem- sucedidos são altamente eficazes durante suas horas de jornada, mas sabem bem a hora de ir para casa! Buscam equilibrar todos os aspectos de sua vida.
8. Entendem que remover barreiras é necessário: Eles não têm medo de afastar um empregado que não está apto a exercer determinada função ou que resiste a mudanças referentes ao crescimento da empresa.
9. São pessoas altamente enérgicas: Estes empreendedores de sucesso buscam em sua alma a energia de que necessitam para manter e fazer crescer seu negócio. Sua energia contagia e inspiram os outros.
10. Nutrem constantemente o espírito empreendedor assumindo riscos e aprendendo com os erros: Dispostos a assumir riscos, aprendem com os próprios erros.
O empreendedor tem um novo olhar sobre o mundo à medida que presencia a evolução. Valoriza suas experiências, valoriza seu valor, tomando decisões e decisões acertadas. Abre novas trilhas, explora novos conhecimentos, define objetivos e dá o primeiro passo.