quinta-feira, 13 de maio de 2010

ALAVANCAS ESSENCIAIS DA EFICÁCIA PESSOAL E PROFISSIONAL

Esse post de hoje fala sobre carreira profissional. É muito válido para todos nós, mas principalmente para quem está iniciando sua vida profissional. É de autoria de Mauricio Góis que é um consultor de carreira. Versa sobre como se tornar um fabricante de resultados na vida pessoal e profissional. Ele coloca 15 alavancas que são essenciais e necessárias em uma carreira:
1. A alavanca vocacional. Para alavancar sua carreira e seu futuro é preciso perguntar: O que você gosta de fazer? O que lhe dá prazer? O que lhe causa identificação imediata? Se você não conseguir fazer o que gosta, conseguirá gostar do que faz?
2. A alavanca da formatação. Com a vocação definida, caminhe na direção de seus alvos, perguntando: Quais são meus sonhos e como posso formatá-los em objetivos? E como transformá-los em metas?
3. A alavanca dos desvios de rotas. Algo provavelmente dará errado. Se isto acontecer o que eu farei? Na estrada da vida, qual direção você vai tomar se perceber que se equivocou?
4. A alavanca das alianças. Ninguém se faz sozinho. Quem serão seus amigos? Em que você deve confiar? Sem confiar nos objetivos e nas pessoas é muito difícil você atingir suas metas, que são os pedaços vivos de seus objetivos.
5. A alavanca das agendas. É preciso olhar para sua agenda todos os dias e verificar: - O que eu preciso fazer hoje para enriquecer o dia de amanhã?
6. A alavanca do foco. Se você se concentra em muitas coisas ao mesmo tempo, você se perde na dispersão. E trabalha sem paixão.
7. A alavanca da temporalidade. Se você não souber administrar corretamente o seu tempo você corre o risco de chegar mais cedo aonde não quer chegar. Defina todos os dias quais são suas prioridades, o que é urgente, importante, desafiável ou apenas desejável.
8. A alavanca da dedicação. Para a sua excelência acontecer em um minuto, é preciso anos de preparação. Renoir disse: “eu levei só 5 minutos para desenhar esta figura, mas demorei 60 anos para consegui-lo”.
9. A alavanca da persistência. Richard Devos disse: persistência é a teimosia com um objetivo. Para isto você precisa saber que alto quociente de adversidade é poder, isto é, a sua capacidade de persistir com inteligência diante dos obstáculos que a vida lhe coloca para continuar puxando a corda certa, quando todos os outros desistiram.
10. A alavanca do comprometimento. Excelência é você se dedicar a algo maior que você acredita e depositar sua alma e seu talento naquela realização. Comprometer-se, é você colocar seu coração em suas metas.
11. A alavanca da inovação contínua. Enxergar a inovação como a solução para cada problema no trabalho. E colocar seu tempo, esforço e competência a serviço de cada cliente, seja interno ou externo. Você não deve ser maior que o seu ato de servir. Inovar é muita vezes você modificar o que já existe. E outras vezes não. Se Tomas Edison pensasse apenas em renovar o que já existe, ele teria inventado velas grandes que não se apagam, velas cujo fogo não se apaga na chuva, velas com fogo azul, etc.
12. A alavanca da auto-imagem. Você precisa sentir-se capaz de superar os desafios que a vida e seu trabalho lhe dão a cada dia. Você teria uma auto-imagem superior se conseguisse ler os pensamentos dos outros. Você se surpreenderia ao saber que as pessoas não estão reparando em você e sim pensando no que você está pensando sobre elas.
13. A alavanca da obediência inteligente. Ser excelente em todos os ítens anteriores não lhe dá o direito de você ser irreverente com as normas da vida ou de sua empresa. Paul Valéry — aquele que disse que um ciclone pode arrasar uma cidade, mas não tem capacidade para abrir uma carta, também comentou que um homem competente é alguém que erra segundo as regras.
14. A alavanca da atualização. O vovô disse para o netinho: No meu tempo existia o papel carbono, o fax, uma passagem aérea tinha mais de 10 páginas, a TV era preto e branco, havia curso de datilografia, todo elevador tinha ascensorista, desenhistas eram excelentes em tinta nanquim, não existia microondas e nem... Vovô, então o senhor nasceu por volta de 1800? Não, querido, eu tenho apenas 60 anos. Ou você se atualiza, ou desaparece. Afinal, você é do tempo do lápis da orelha ou do laptop? Você não é discriminado, você é desatualizado. Para encher a taça cheia você precisa primeiro esvaziá-la. Muitas vezes você diz que é discriminado porque já passou dos 40 anos. Errado. O problema não é a sua idade, é a sua taça cheia. É muito melhor pegar um universitário, ou um estagiário recém-formado com a cabeça cheia de sonhos e ensiná-lo, do que pegar uma pessoa de 40 anos e fazê-la desaprender.
15. A alavanca da crença. Se você acha que a morte é certa, que o aniquilamento existencial é inevitável e se você não consegue pressentir a transcendência da vida, a sua falta de paz lhe causará ações improdutivas. E você será um desempregado da vida. Derrube também suas crenças a respeito de tudo no dia-a-dia de sua vida. Há pessoas, por exemplo, que tem a seguinte crença: Com a estabilização da economia vai ser mais fácil ganhar dinheiro. Crença errada. Nos países com moeda equilibrada um dólar vale um dólar, mas é difícil ganhar um dólar. Por outro lado a economia pode estar no caos, mas nossa mente não. Viver é preciso. Alavancar é preciso.
Até o Proximo!!!

Nenhum comentário: