quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

REFLEXÕES ÉTICAS

Quero estar postando algumas reflexões éticas extraidas do livro: Ética: a revolução necessária. Livro esse escrito pelo saudoso e querido amigo professor Antonio Lopes de Sá.
O post de hoje coloquei o título: Reflexões Éticas. Vivemos dias onde a ética parece estar distante. Abrimos jornais, assistimos na televisão e nos deparamos com fatos que muitas vezes nos chocam em termos da ética em qualquer campo. Por isso é bom refletirmos um pouquinho sobre o tema:
"Em um mesmo momento onde a alegria e a satisfação preenchem, a vida de um ser, ocorrem a dor e a insatisfação de outro...
Os erros, os acertos, estes que assim se classificam em face da conduta humana diante de tudo isto, também, suscitam dúvidas. Isto porque coisas erradas abriram caminhos para coisas certas e estas voltaram a ensejar coisas erradas no curso da história da humanidade.
Nem tudo o que se afigura como um mal deveras o é. Grandes erros abriram caminhos para grandes acertos. Erros podem ensejar acertos e acertos podem-se perder em erros. Todas as pessoas falham, mas, o engano pode ser o princípio de um sucesso, se dele extrairmos a lição que nos oferece. Muitas interrogações podem ficar sem respostas em nossas reflexões, mas, tudo nos indica que os acertos, as falhas, são coisas que sinalizam nossas vidas e que os devemos ter como indicadores de um caminho a seguir.
Não parece haver dúvidas que é o bem aquilo que por natureza nos deva realmente trazer a felicidade. Uma mesma coisa, em um mesmo tempo, pode causar a felicidade de uma pessoa e a infelicidade de outra, dependendo de quem analisa o fato.
Porém nosso dever ético é, todavia, o que nos exige o esforço para entender qual o comportamento que não nos prejudique e nem prejudique a terceiros. A forma dissimilar como o conceito de felicidade é tido não deve implicar no comodismo de só aceitar esta verdade sem se esforçar por alcançar o interesse de outrem, em conciliação com aquele que é nosso.
A consciência ética exige "a ação certa" como cumprimento do destino e começa dentro de cada um de nós quando aceitamos que as verdadeiras riquezas são as do amor, essas que nos levam a sabedoria de entender que somos um instrumento que cumpre uma missão e que esta é a de aprimorar-se pela transformação útil, ensejando também o aprimoramento de nossos semelhantes".
Até o próximo post.

18 comentários:

Unknown disse...

A sociedade atual vem cada vez mais sofrendo reversão de valores. Ao invés de sermos donos do dinheiro acabamos nos tornando escravo dele.

Fábio César - 1000

Unknown disse...

Aprimoramento moral deve ser visto como meta pessoal,em que todos são beneficiados, pois nossas atitudes se refletem na nossa vida e na do próximo.
Danielle Serrano - 1000

Unknown disse...

"(...) nosso dever ético é, todavia, o que nos exige o esforço para entender qual o comportamento que não nos prejudique e nem prejudique a terceiros". É importante que, com atitudes e comportamentos éticos, busquemos alcançar o bem comum.

Luciana F. Ribeiro - 2000

Laércio disse...

Ética é muito complicado de traduzir, pois como foi dito no sexto parágrafo, para um, o ato pode ser ético, mas para outro, o mesmo ato não pode ser considerado ético. Então sempre devemos ter um olhar amplo, para aceitar as culturas.
Laércio Munhoz Júnior - 1000

Unknown disse...

Falar em ética é facil e é o que todos fazem, pois o que vemos é justamente a falta dela. Quando falamos mal de nosso emprego, quando avançamos o semáforo vermelho, quando jogamos lixo nas ruas e dizemos para nós mesmos: É só um lixinho, não vai dar nada não! Onde está a ética nessas situações? A falta de ética está em não respeitar o espaço dos outros, em ter atitudes individualistas, em não cuidar do que é nosso!

"O homem a todo o momento decide sua ação, decisão que é pessoal e intransferível; e é nesta decisão que se instala o ético e o moral. Desta forma, o ato moral, a conduta moral, tem sua essência no íntimo do indivíduo".

"Qualquer profissional que considerar os princípios éticos como fundamental em todas as suas escolhas, ações e decisões, verá que a sua vida profissional terá mais qualidade não somente técnica, mas também humana. Esta postura baseada em princípios éticos irá se entender a todos que o cercam em sua vida pessoal, seus colegas de trabalho e também aos demais níveis da organização onde trabalha. A ética tem como objetivo integrar os recursos humanos, técnicos e financeiros de forma a valorizar os valores pessoais e sociais". Reflexões sobre a ética e a profissão, http://www.dicasprofissionais.com.br/editorial2.asp?id=22

Fabio Cardoso disse...

A ética não apenas uma lista de certos e errados, muito mais complexo do que isso. E como citado no texto demos buscar ser uteis e ajudar a aprimorar nossos semelhantes.

"Quem não vive para servir, não serve para viver" Mahatma Gandhi



Fabio Augusto Souza Cardoso -Turma 1000

Unknown disse...

A ética não se resume só no acerto ou no erro, mas na maneira que se refletirá para os outros, para a sociedade, se não haverá prejuízo a ninguém...

"Os erros, os acertos, estes que assim se classificam em face da conduta humana diante de tudo isto, também, suscitam dúvidas."

Fabiana S. Luz T:3000

Unknown disse...

É um bom texto para refletir mesmo pois, o que é certo pra mim pode ser que não seja o certo para outros, por isso nós devemos chegar até onde não irá prejudicar a outros e nem a nós mesmo como diz o texto.

Laís disse...

Primeiramente, busca-se o significado da palavra: ETHOS= modo de ser, caráter.
a ética busca fundamentar o modo de pensar do ser humano no seu geral, ligada a maneiras de pensar e viver do humano.
Não se pode confundir com moral, que seria o ato e costumes de cada cultura ou religiao,
ética é mais abragente, ela delimita em qualquer lugar do mundo, como um homem deve se portar frente a um imbate, a um impasse.
Nos dias atuais é complicado mesmo falar de ética, porque todos os gostos e vontades, são sobrepostas a ética e muitas vezes, o abuso de poder, a tirania são utilizados, ao inves de ser utilizada a sabedoria e o amor, visando o bem do todo, e não apenas, o ser individual.

Lais Correia - 1000

Unknown disse...

Primeiramente, busca-se a etimologia da palavra: ETHOS= modo de ser, caráter.
A ética busca fundamentar o modo de pensar do ser humano no seu geral, ligada a maneiras de pensar e viver do humano.
Não se pode confundir com moral, que seria o ato e costumes de cada cultura ou religiao.
Ética é mais abragente, ela delimita em qualquer lugar do mundo, como um homem deve se portar frente a um imbate, a um impasse.
Dias atuais é complicado mesmo falar de etica, porque todos os gostos e vontades, sao sobrepostas a etica e muitas vezes, o abuso de poder, a tirania sao utilizados, ao inves de ser utilizada a sabedoria e o amor, visando o bem do todo, e nao apenas, o ser individual.

Lais Correia - Turma 1000

Unknown disse...

Realmente o que é certo e errado, depende muito, pois o que é certo pra uma pode não ser aceita como correto para outra.Se todos vivessem com o básico sobre ética, não existia corrupção, assassinatos, assaltos, etc. Ética é algo que está dentro da gente, não somente algo que se aprende na escola ou simplesmente lendo um livro.
Miriam Hokari. 3000

Unknown disse...

Acredito que devemos ver a ética como algo subjetivo, que estuda as atitudes das pessoas, levando sempre em conta a circunstancia em que ocorreram. Pois ela vai muito além de definir o certo ou errado, o bem ou o mau. Podemos observar em vários trechos do texto que ao mesmo tempo em que algo trás felicidade para uma pessoa, pode causar infelicidade para outra. Isso nos remete a idéia de que ter ética não é apenas agir de acordo com as leis ou com os costumes de nossa religião, e sim, pensar em todas as conseqüências que nossas decisões trarão a quem está a nossa volta.

Danieli M. Garcia – T1000

Anônimo disse...

A ética é uma palavra da origem grega, e diz respeito ao comportamento e caráter do ser humano, a filosofia estuda a ética buscando melhorar a vida em sociedade. Cada indíviduo tem o seu papel a ser desempenhado em seu convívio social e cabe a ele prosseguir de forma ética para que o mesmo seja feito de forma agradável e que não prejudique terceiros.
No mundo atual esse conceito de que ética é fundamental e deve ser priorizada está desajustado, pois vemos no nosso cotidiano que as pessoas procuram primeiro satisfazer o próprio bem e posteriormente pensar no bem coletivo.

Nuria Akemi - T 2000

Unknown disse...

A partir do conceito do que é certo e do que é errado, poderiamos definir a ética. Porém, esse conceito não pode ser generalizado, já que vivemos em uma sociedade onde a miscigenação de culturas é notória. "(...) nosso dever ético é, todavia, o que nos exige o esforço para entender qual o comportamento que não nos prejudique e nem prejudique a terceiros" Acredito que seja essa uma boa maneira para agirmos, mesmo que em meio as mudanças de conceitos e valores, pelo menos de forma conciente para o bem comum.

Lucimara de Marchi T:2000

ALine Yamanaka ~* disse...

É fato que assuntos éticos não são prioridade da maioria, pelo menos, ainda. Há tanto o envolvimento quanto a relação de pensar no "eu" mas, também, pensando no próximo, nos outros, na sociedade a um mesmo tempo. Pode parecer complexo, mas é assim que começa. O mundo hoje é muito focado naquilo que é seu e só seu, na satisfação de si, na felicidade própria, e acaba deixando de lado o que isso vem a causar num contexto geral. É
evidente, que há a necessidade de se batalhar na vida, porém essa "guerra" é de todos nós. Todos estamos envolvido nela. E diante disso, dependendo de nossas atitudes, geramos as consequências que poderão ser boas ou ruins.Enfim, como diz ao final do texto: " (...)aprimorar-se pela transformação útil, ensejando também o aprimoramento de nossos semelhantes".

Aline Yumi Yamanaka - 1000

Henrique Rondem disse...

O comodismo atual e pensamento individual fazem com que a ética se perca. Muitas vezes é mais dificil fazer o "certo" e não pensar em terceiros, do que agir de foma correta se preocupando com os demias. Talvez dessa forma a ética tenha perdido muito de seus valores na sociedade atual.

Henrique Heiji U. Rondem - T.1000

Unknown disse...

A cultura brasileira está cheia de "jeitinhos", e junto com uma competitividade excessiva torna-se um campo apto para erros. Precisamos aprender que não é necessário " ganhar sempre" e que conquistas em cima de atitudes inadequadas, são um terreno incerto e que a qualquer momento, pode desabar. Precisamos nos levantar como profissionais éticos, sérios, que hajam com honestidade, não pensando apenas em si,mas também, nos outros.

Camila Alves Ribeiro Turma 1000

Unknown disse...

Erramos a quase todo momento, com uma coisinha ou outra, mas esse erro pode ser bom se dele extrairmos coisas boas.o que eu acho bom ou certo ao meu ver, pode não ser o mesmo para outra pessoa, mesmo,essa pessoa, sendo minha amiga inseparável, no entanto o dever ético está em saber escolher a melhor opção sem prejudicar outras pessoas.