terça-feira, 29 de junho de 2010

PLANO DE MARKETING PARA EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS – PARTE 1

Eu começo o post de hoje com um diálogo encontrado no livro de Lewis Carrol: Alice no país das maravilhas, onde Alice está perdida, encontra o gato e aí acontece este diálogo:
"Pode me dizer, por favor, qual é o caminho para sair daqui?, perguntou Alice ao Gato. Isso depende muito do lugar para onde você quer ir, respondeu o gato" .
A gestão de uma empresa de serviços contábeis deve começar com planejamento, para não se perder.... Pois assim como quaisquer outras, têm necessidade de possuir um processo formalizado de planejamento.
Planejamento é uma das funções de administração que é essencial para o bom desempenho da empresa. Planejar é pensar antecipadamente as ações que se desenvolverão em tempo futuro.
Já falamos neste espaço sobre o conceito de Marketing, que é o conjunto de atividades humanas que têm como fim facilitar e consumar as relações de troca.Desenvolver novos mercados.Desenvolver novos produtos ou novas aplicações para produtos já existentes.Divulgar a empresa, a marca, os produtos e os serviços.Realizar as vendas e prestar assistência pós-venda aos clientes.
Este conceito é geral, agora é preciso colocá-lo em prática na empresa contábil.O primeiro passo para começar, é fazer um planejamento de Marketing, o qual tem por finalidade fazer com que todos na empresa sigam na mesma direção e na mesma velocidade. Tem como principal vantagem a responsabilização de toda a organização pelo cumprimento de objetivos claros e precisos. O plano de Marketing é um relatório ou documento que expõe as informações detectadas no processo de planejamento da organização.
"Planejamento de Marketing é um processo de intenso raciocínio e de coordenação de pessoas, informações, recursos financeiros e materiais cujo foco central é a verdadeira satisfação do consumidor" (AMBROSIO & SIQUEIRA).
O planejamento da organização se divide em três estágios: Análise do Ambiente, Formulação de Metas, Formulação de Estratégias.
Hoje abordaremos apenas a primeira etapa. A análise do Ambiente. Isso implica em se avaliar o ambiente interno e externo da empresa. Ao analisar o ambiente interno é preciso destacar os pontos fortes e fracos da empresa prestadora de serviços contábeis. No ambiente externo serão identificadas as ameaças e oportunidades.
Essa  primeira etapa é fundamental para o sucesso de um plano de Marketing. É uma tarefa difícil, mas importantíssima, pois conhecer o ambiente onde você atua estabelece os alicerces sobre os quais serão desenvolvidas todas as estratégias. Quanto mais a empresa souber das próprias competências e melhor entender o ambiente em que atua, mais capacitada ela vai estar para prever com maior probabilidade de acerto os cenários futuros e os resultados.
No conhecimento do ambiente externo, as empresas contábeis deparam-se com algumas ameaças:

  •  A falta de conhecimento pelos usuários da contabilidade sobre as vantagens dos serviços prestados;

  • Mudanças constantes de leis;

  • Muitos concorrentes no mercado sem uma boa qualificação, oferecendo serviços a preços baixos;

  • Falta de interesse do cliente pelos serviços de contabilidade, etc.
E também com algumas oportunidades:

  • O crescente número de empresas abertas no Brasil, todas elas necessitando de um profissional contábil;

  • A fiscalização dos Conselhos Regionais de Contabilidade;

  • A legislação brasileira que ampara os profissionais de contabilidade como fornecedores exclusivos de serviços contábeis, etc.
Conhecendo o Ambiente será possível ir para a etapa seguinte que é a Formulação de Metas... Assunto do próximo post. Ate lá !

Um comentário:

Vitor Nasu disse...

Como esperado de uma mestre em contabilidade. Apresentou o assunto com clareza e simplicidade para o bom entendimento dos profissionais da área, mas, sobretudo, dos leitores em geral também..