segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

FAÇA UMA CARREIRA BRILHANTE

Encontrei na Internet este texto não me lembro o site, me permiti algumas pequenas mudanças e acho que vale a pena a leitura do mesmo.
Planejar a carreira profissional significa planejar a vida futura.
O profissional que almeja sucesso precisa ter seus objetivos de forma clara, para que possa traçar seu plano e assim alcançar o que deseja.
Escrever um ‘plano de ação’ pode ser o primeiro passo. Segundo Arthur Diniz, coach profissional (profissional que dá suporte e treinamento a pessoas que buscam apoio e orientação, além de novos desafios e objetivos), pesquisas indicam que apenas 3% das pessoas efetivamente planejam. Apenas 1% coloca seus planos no papel.
“Decidir uma carreira não significa escolher somente a sua area de atuação profissional. Significa decidir que caminhos, ambientes e pessoas vão estar com você durante a maior parte da sua vida”.
Toda carreira precisa de objetivos bem definidos. No plano deve constar o seu projeto de vida, o de carreira, o que deseja realizar na empresa, as experiências anteriores e as correções futuras. Coloque tudo no papel e, só depois de rascunhar, as informações devem ser analisadas.
Arthur Diniz conta que no trabalho como coach profissional tem visto que algumas pessoas não planejam absolutamente nada em suas carreiras e outras esquecem seus valores mais importantes nesse planejamento. “O resultado disso são pessoas trabalhando naquilo que não gostam e, obviamente, obtendo resultados muito abaixo do seu verdadeiro potencial”.

Trabalhar com o que gosta é um grande passo para quem quer fazer carreira. A pessoa que faz o que realmente gosta, acaba fazendo essa atividade cada vez melhor e atinge seu potencial máximo. Com isso, o sucesso profissional e financeiro passa a ser mera conseqüência da realização de um sonho, observa o coach profissional.
Não deixe que ninguém lhe diga que seu sonho é impossível. Invente um jeito diferente de fazer o que você gosta. Nada pode ser mais recompensador do que a realização de um sonho.
FAÇA SEU PLANO DE AÇÃO!
Arthur Diniz dá algumas dicas de como fazer um bom plano de ação: Comece separando as possibilidades de carreira em três grandes tipos: emprego fixo, negócio próprio ou consultoria autônoma. Você pode escolher antecipadamente um dos três tipos, ou seguir adiante com os três, para fazer a escolha mais tarde.
cada um desses tipos ou para o tipo de carreira que você escolheu, liste os fatores tangíveis e intangíveis que são importantes ou ideais para você.
Fatores Tangíveis:
• Perfil da empresa
• Localização geográfica
• Remuneração
• Cargo
Fatores Intangíveis
• Cultura
• Estilo gerencial
• Clima organizacional
• Profissionalismo
• Estrutura
• Perfil do chefe
Depois disso é importante listar vantagens e desvantagens de cada tipo de carreira. Coloque num quadro, pois facilita a análise comparativa. Escolhida a carreira, o próximo passo é colocar o plano no papel. Este é um dos passos mais importantes para o sucesso do planejamento. Aqui o plano de ação vai variar de acordo com a escolha feita no passo anterior. Pode ser um plano para crescer dentro da empresa na qual você trabalha; um plano para conseguir trabalhar em determinadas empresas; um plano de negócios, caso você queira se tornar um empreendedor ou qualquer outro.
Independente de qual é o seu plano, é importante que todas as suas metas sejam específicas, mensuráveis e tenham uma data atrelada. Metas e objetivos sem data continuarão a ser apenas sonhos e dificilmente vão sair do papel.
Portanto as dicas estão aí. Mãos à obra

Nenhum comentário: