sábado, 30 de janeiro de 2010

PÉ NO CHÃO

Correr descalço ou de tênis?
Como esse espaço se destina também à matérias sobre atividade física, acho que vale a pena um resumo de uma  reportagem da Folha de São Paulo publicada no dia 28 de janeiro de 2010. Ela traz um estudo que mostra que correr descalço, pisando com a frente dos pés gera menos impacto do que usando tênis.
A reportagem começa com a pergunta: Correr descalço ou de tênis? O biólogo Daniel E. Lieberman, da Universidade de Havard, e mais sete colegas desenvolveram um estudo cuja pesquisa foi publicada na revista “Nature”. Este estudo mostrou que um corredor descalço sofre menos com o impacto do pé no chão por desenvolver estilo diferente de correr. Não há até agora, no entanto, uma pesquisa comparativa do numero de lesões em corredores com e sem tênis.
O que o estudo comprovou é que corredores descalços tendem a pousar primeiro a parte da frente do pé ao correr, ou de toda a planta. É uma conseqüência do maior contato com o solo. Enquanto isso, 75% dos que usam tênis aterrisam com o calcanhar, o que é induzido pelo modelo do calçado.
Etiópia e Quênia são dois países africanos que produzem recordistas de corridas de longa distância em quantidade.
O etíope Abebe Bikila (1932-1973) reuniu uma rara coleção de feitos na história do atletismo. Ganhou a maratona de 1960 em Roma correndo descalço, o primeiro negro africano a ganhar uma medalha de ouro. Repetiu a dose em 1964 em Tóquio desta vez calçado.
Ele habitualmente treinava descalço, embora em principio tivesse planejado usar tênis em 1960. Mas como o calçado estava desconfortável, optou por correr sem..
Na lista da IAAF, a federação de atletismo, dos dez homens mais rápidos em maratona, sete são quenianos e dois são etíopes.
Como muitos desses atletas costumam correr descalços, a equipe do biólogo Daniel E. Lieberman estudou corredores quenianos fazendo filmagens.
O estudo foi feito com cinco grupos distintos: homens e mulheres americanos que corriam calçados, adultos quenianos que só recentemente passaram a usar calçados; adultos americanos que habitualmente correm descalços e adolescentes quenianos sempre descalços. Os corredores foram filmados correndo descalços ou calçados.
Os resultados mostraram que americanos correndo de tênis pisaram o chão 100% das vezes com o calcanhar, e mesmo descalços pisavam assim em 83% das vezes. Já os quenianos sempre descalços deram apenas 12% das pisadas desse modo.
Correr descalço pisando com a frente do pé tem menos impacto até do que simplesmente andar, segundo Lieberman, ele mesmo entusiasta do exercício. Ele diz: “Quando alguém caminha geralmente tem uma pisada de calcanhar com uma perna bem reta, por isso existe um impacto transiente, embora muito menor do que o impacto gerado por acertar o chão com a parte de trás do pé ao correr”.
Esse estudo comparativo: Descalço versus calçado chegou a conclusões: Corredores descalços pisam principalmente com a parte da frente do pé enquanto que corredores calçados tendem a pousar em seus calcanhares. Correr descalço reduz a quantidade de massa que chega a uma parada súbita, eliminado o choque do impacto . Isto torna correr descalço mais confortável e pode minimizar danos em corridas..
O efeito do tênis: A parte de trás elevada facilita e estabiliza pisar com o calcanhar, reduz em 10% a força do impacto com o chão, e a distribui por uma área maior do pé. Aproximadamente 75% dos que correm de tênis aterrisam o pé pelo calcanhar. “Mas quando alguém corre com uma pisada de frente ou meio do pé não há essencialmente um impacto de colisão”.
A linha de pesquisa de Lieberman combina biologia experimental e paleontologia.
Os autores do artigo enfatizam, porém, que ainda não há dados mostrando que a pisada com o calcanhar produziria mais machucados do que a pisada com a frente do pé.
Eles dizem: “Os dados biomecânicos que nós temos sobre os corredores descalços ainda são limitados. Nós estamos continuando a coletar mais dados. A medida que os números aumentam, nós teremos uma idéia melhor da distribuição dos padrões de pisadas em geral”.



Gente imagina se a moda pega!!! Coitado dos meus pezinhos!!!

Nenhum comentário: