terça-feira, 26 de janeiro de 2010

MARKETING PESSOAL

Quero em alguns momentos tratar um pouco sobre Marketing Pessoal. Uma arma necessária no mercado de trabalho.
Começamos por entender o que é Marketing. Pode-se defini-lo como um processo que catalisa todas as ações necessárias para que se produzam idéias, conceitos, produtos e serviços e depois os torna disponíveis ao mercado.
 É, sob outro aspecto, também, uma forma de exercer um poder pois através dele os comportamentos podem, até certo ponto, ser modificados e direcionados. Um dos fatores que facilitam esse processo é que os talentos e dons que uma pessoa possue podem ser comparados a produtos e serviços sobre os quais se pode aplicar todas as técnicas e processos do Marketing.
Marketing Pessoal pode ser descrito como o processo, desenvolvido por um indivíduo, envolvendo a concepção, planejamento e execução de ações que contribuirão para: a formação profissional e pessoal de alguém, a atribuição de um valor, que não necessita ser  monetário, justo e compatível com o posicionamento de mercado que se queira adquirir, a execução de ações promocionais de valorização pessoal que o coloquem no lugar certo na hora certa, de tal maneira que as organizações ou pessoas para quem trabalhe ou exerça influência, e ele próprio, se sintam satisfeitos.
O Marketing Pessoal valoriza o ser humano em todos os seus atributos e características. Inclusive em sua complexa estrutura física, intelectual e espiritual. Visa possibilitar a utilização plena das potencialidades humanas na área profissional e na vida pessoal.
No processo de desenvolvimento do  marketing pessoal, é fundamental começar a aprender a arte da motivação.
É sobre este tópico do Marketing Pessoal: Motivação que quero fazer alguns comentários. Começando pode-se dizer, ser necessário aprender a motivar a nós mesmos para trilharmos o caminho do sucesso, ainda que em momentos difíceis, e também motivar a todos que convivem conosco.
Manter a postura sempre de alto astral, fazer as coisas com entusiasmo, manter uma atitude positiva e andar de cabeça erguida, mesmo na presença de algum contratempo. Há uma inter-relação entre nosso estado de espírito e nosso comportamento, um influenciando o outro reciprocamente. Se você andar de cabeça baixa e ombros caídos certamente a tendência é tornar-se desanimado. Mas, se mesmo diante de acontecimentos difíceis, você permanecer com atitude firme e altiva, conseguirá manter sua motivação e seu bom astral.
O ambiente em que estamos inseridos também é fundamental para nossa motivação. Neste caso é melhor nos acostumarmos a influir positivamente no ambiente, do que deixar que o ambiente influa em nosso estado de espírito.
A vida de todo profissional é recheada de momentos difíceis, desafios, pressões de todos os lados. O sucesso é o troféu a ser conquistado, e para trilhar o caminho que nos leva ao sucesso, é preciso estar sempre motivados. Mas como se manter motivados, pessoal e profissionalmente, a despeito de todos os contratempos, dificuldades e pressões de nossa vida cotidiana?
É preciso desenvolver a capacidade de automotivação. Saber levantar o astral quando as coisas não estão boas e se manter motivado independente dos acontecimentos.
Os principais componentes que influenciam nossa motivação são: nosso estado de espírito interior; o ambiente em que estamos inseridos em nossa vida pessoal e no trabalho; acontecimentos externos que ocorrem independente de nossa vontade.
Nosso estado de espírito depende de nós mesmos e é o componente que mais podemos influenciar.
Este assunto é muito valioso, por isso ainda falaremos dele em outros momentos.

Nenhum comentário: