quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

ESTIQUE SEU SALÁRIO

Hoje eu trago uma matéria muito legal sobre Salário, que no final do mês pode trazer alegrias ou tristezas, depende de como o administramos.
Há duas formas de esticar o salário: aumentando sua renda ou cortando despesas. Os analistas asseguram que a segunda opção é a mais inteligente porque vai ajudá-lo a construir um patrimônio.
Já utilizar o cheque especial para financiar o déficit do seu orçamento é um erro muito perigoso para sua saúde financeira. Isso porque no mês seguinte a taxa de juro cobrada pela utilização do limite do cheque especial vai comer uma parcela do seu salário.
Ou seja, seu salário que já era insuficiente para cobrir as despesas ficará ainda menor. Se mantida essa rotina nos meses seguintes ele ficará cada vez menor até o dia em que você estará tecnicamente quebrado.
Isso ocorre porque o salário é uma receita recorrente, ou seja, ela cai na sua conta todo mês. Já com o cheque especial, o mecanismo é bastante diferente, embora na prática ele crie a ilusão de que você esticou o salário.
Todo mês a linha do cheque especial e os juros cobrados sobre ela têm que ser pagos.
Trata-se de uma linha com vencimento em 30 dias. Assim, a cada mês seu salário vai ficando menor e, se em algum momento o banco reduz ou mesmo cancela essa linha, você poderá ficar sem salário naquele mês.
Um orçamento mostrará qual a sua situação financeira atual, se suas despesas cabem no seu salário. Ele é a fotografia de suas despesas e receitas.
Se o que você ganha não cobre suas despesas mensais sua situação já é bastante perigosa, principalmente num país como o Brasil, onde as taxas de juro estão muito altas. Comece a fazer já o seu orçamento e convoque a família porque os cortes precisam ser feitos em conjunto.
Se seu salário cobre suas despesas, mas não há sobras, você pode ter problemas. Por isso, chame sua família para uma conversa e mostre que, sem sobras no orçamento não será possível conquistar objetivos, como a viagem, a faculdade e até mesmo a casa própria. Juntos avaliem as despesas e vejam como podem cortar um pouco de cada item.
Se você está com folga no orçamento, parabéns! Você faz parte de um seleto grupo que já consegue ter sobras no fim do mês. No entanto avalie se
•  você fez as contas corretamente;
•  você não esqueceu de colocar nenhum item de despesa;
• o que está sobrando é suficiente para conquistar seus objetivos.
Dez razões para ter um orçamento
Você saberá qual o real alcance de sua renda.
Evitará que você assuma dívidas que não poderá pagar.
Você conseguirá identificar e cortar desperdícios.
É o primeiro passo para construir um patrimônio.
Você não precisará ficar contando os dias para chegar o fim do mês.
Sua família enxergará para onde vai o seu salário.
Sua família saberá quais as demandas que cabem no orçamento.
Seu filho aprenderá com seu exemplo a ser um adulto financeiramente responsável.
Sua produtividade no trabalho tende a aumentar sem aflições financeiras.
Você conseguirá criar um plano de investimento para manter seu padrão de vida durante sua aposentadoria.
Não é difícil, apenas é necessário ter disciplina. Vamos lá que vale a pena!!!











Um comentário:

Ione disse...

Cidinha, gostei muito deste artigo!

Estou trabalhando Sistema monetário com meus alunos e pensei em falar com eles sobre administraração da mesada. Agora lendo este artigo, pensei se você poderia me orientar,que tal?
beijos, Ione
obs. Ah!!Parabéns pelo sucesso na maratona!!! Eu já comecei a treinar, no Clube da Corrida, inspirada em você!!! Não comecei correr ainda, estou ainda no condicionamento físico, pois faz muito tempo que não pratico atividade física!!!