Matéria publicada no jornal Folha de São Paulo de hoje dia 07 de fevereiro de 2010. É interessante mostrando o que é valorizado numa entrevista de emprego.Tanto executivos como consultores dizem que o principal numa entrevista é o candidato ser autêntico, mostrar como ele realmente é.
A matéria traz alguns passos adequados para cada fase da carreira:
A primeira seria a de estagiário: Nessa fase a vivência acadêmica e pessoal é o que conta. Na entrevista as perguntas se referem a trabalhos realizados em grupo, ajuda dada a colegas, a participação em projetos. Isso mostra iniciativas que o jovem tomou e como trabalha em equipe, características importantes para a empresa
É positivo: Contar experiências que mostrem capacidade de aprender e superar.
É negativo: Demonstrar falta de conhecimento sobre a vaga e a empresa.
A segunda é trainee: Os pretendentes a uma vaga de trainee tem que saber que as empresas valorizam candidatos bem informados. Como seleções para programas de trainee valorizam a entrevista e a dinâmica de grupo, o candidato tem que atentar para o comportamento e para as falas nas duas fases.
Mostrar iniciativa para buscar conhecimento e movimentar o grupo, expor idéias com clareza e ter capacidade analítica são atitudes primordiais.
Dois pecados: não pesquisar sobre a empresa e apresentar-se de maneira ensaiada e artificial.
Dica: ler sobre a companhia e o setor - dinâmicas focam casos específicos.
É positivo: Movimentar o grupo durante a dinâmica, mas sem distribuir ordens.
É negativo: Usar roupas muito despojadas na entrevista com gestores.
Terceira é para Analista/Supervisor: Entrevistador investiga potencial para ser chefe. Na entrevista pode falar sobre ter gerido estagiários ou substituido provisoriamente o gestor. Empresas buscam profissionais com foco em negócios. " Ele deve entender aonde a empresa quer chegar e dizer o que pode fazer para alavancar o resultado", afirmam os especialistas.
É positivo: Mostrar experiências que denotem potencial para a liderança.
É negativo: Ter receio de falar sobre seus defeitos ou "feedbacks" que já recebeu.
Quarta é para Gerente: Experiência é requisito para conquistar posições. Na carreira executiva, gerentes devem apresentar experiência em liderança e vontade de conquistar mais espaço na companhia. Ele deve agir como "dono do negócio", pensar estrategicamente e ter capacidade de relacionamento com todos os níveis. Na entrevista, as caracterísiticas serão medidas por relatos sobre experiência, como resolveu problemas, que recursos usou para convencer outra pessoa e exemplos de relacionamento interpessoal.
É positivo: Mostrar eloquência e saber falar de numeros e resultados alcançados.
É negativo: Tranparecer ambição desmedida, não condizente com a realidade da empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário