quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

HOMEM E MULHER - QUEM É MAIS INTELIGENTE?

Há pesquisas bastante interessantes e abrangendo inumeros temas e áreas. E isso é bom. Esse tema chamou a minha atenção. O artigo foi publicado no Jornal da Tarde - Agência Estado.
O  pesquisador José Abrantes conduziu um levantamento no Centro Universitário Augusto Mota (Unisuam), de Bonsucesso, suburbio do Rio de Janeiro. Ele também é professor na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Ele tomou por base a Teoria da Inteligências Múltiplas, do neurologista americano Howard Gardner. Ele questiona a tradicional visão da inteligência que enfatiza apenas as habilidades linguísticas e lógico-matemática. E define inteligência como a habilidade para resolver problemas.
Depois de analisar 137 mil notas tiradas durante um semestre por 22 mil alunos de 30 cursos superiores de uma universidade privada, o pesquisador José Abrantes concluiu que as mulheres são mais inteligentes do que os homens.  (Ponto para nós mulheres....)
Na média as notas delas foram 3% superiores às deles. Na análise por disciplina, de 12 tipos de inteligência, elas mostraram melhores resultados em nove e eles em três.
Os homens são mais hábeis usando as inteligências matemático-lógica, visoespacial e cinestésico-corporal. Já as mulheres na pictórica, ultrapessoal, interpessoal, naturalista, existencial, musical, social, linguistica e emocional. Segundo Abrantes os homens demonstraram maior compreensão matemática, mais capacidade para entender mapas e se localizar no espaço, além de se sairem melhor na inteligência corporal e nas atividades que necessitam de força.
As mulheres apresentaram mais facilidade de se expressar pela escrita e pela fala, maior entendimento de questões filosóficas, habilidades para desenhar, para a musica e para usar os conhecimentos do meio ambiente. Elas ainda levaram vantagem na inteligência emocional, no autoconhecimento na capacidade de se relacionar com os outros e de equilibrar competição e qualidade de vida.
Achei bem interessante a pesquisa e podemos concluir que não importa o sexo, todos possuimos inteligências e habilidades necessárias para o nosso viver.

Nenhum comentário: