segunda-feira, 26 de abril de 2010

MIX DE MARKETING APLICADO À SERVIÇOS DE CONTABILIDADE - Parte 2

Voltamos ao tema do Mix de Marketing ou composto de Marketing e este aplicado aos serviços de contabilidade. Já abordamos o primeiro elemento que é o Produto.
Lembrando que mix de Marketing é um conjunto de instrumentos táticos e controláveis, que a empresa utiliza para gerar o resultado que pretende conseguir no mercado-alvo. Esses elementos descrevem plenamente tudo o que a organização precisa considerar ao colocar um produto/serviço no mercado. Na nossa abordagem: Serviços de Contabilidade.
Recordando: Produto: É a combinação de serviços que a empresa oferece aos mercados alvos, com o objetivo de satisfazer as necessidades deles.
O segundo elemento do Mix é: Distribuição - Place
Este elemento do composto mercadológico para serviços de contabilidade é aquele que proporciona satisfação de tempo e de lugar. Localização; facilidade de estacionamento. Aparência do estabelecimento, etc. Aqui se inclui tudo que a organização faz para colocar seus serviços à disposição do cliente. Horário de funcionamento compatível com o horário que o cliente necessite linhas telefônicas para permitir rápido atendimento. Oferecimento de um site na Internet, que permita aos clientes receber informações a hora que ele necessitar. É preciso dar atenção a esse composto de Marketing, pois pode ser um diferencial para a empresa de serviços contábeis.
O terceiro elemento é: Comunicação - Promotion -
É o outro elemento do composto mercadológico. É a comunicação, ou seja, informar aos consumidores a respeito dos produtos, serviços ou a formação da própria imagem da empresa.
Quando se pensa no processo de comunicação deve-se considerar seus principais elementos:
COMUNICADOR        MEIO             RECEPTOR
Quando o comunicador emitir uma mensagem, ele deverá pensar na comunicação efetiva, ou seja, que o seu receptor realmente entenda o que quer dizer. Por isto, a partir de uma análise de audiência deve pensar na melhor forma de atingi-lo (codificação). Usa-se um meio para transmitir a mensagem (canal) e o receptor, ao entender o que está sendo transmitido (decodificação), completará o processo. Somente com a compreensão deste último pode-se dizer que houve realmente uma comunicação.
A realimentação (feedback) é importante fator para que o comunicador avalie o resultado de seu esforço. Toda comunicação tem ruídos. Os ruídos atrapalham o processo e devem ser eliminados.
O segredo é garantir que os métodos de comunicação sejam adequadamente integrados, de maneira que todos eles comuniquem a mesma imagem e as mesmas mensagens essenciais.
A comunicação refere-se às atividades que comuniquem os méritos do serviço - produto e convencem os mercados alvos a adquiri-los. Uma empresa de serviços contábeis pode utilizar a propaganda tradicional na televisão, jornal, revistas selecionadas ou rádio. Pode preferir patrocinar eventos culturais durante os quais acredita que seu público será exposto à mensagem ou ainda optar pela realização de seminários públicos sobre informações fiscais básicas ou ainda de investimentos. Fazer um panfleto contendo informações de interesse da sociedade e distribui-los, etc...
A maioria dos contabilistas não faz propaganda.
É possível elaborar o planejamento da publicidade. O contabilista não pode basear sua publicidade em preço. Usando o aviltamento de preços dispara-se a guerra da concorrência desleal. O aviltamento de honorários é uma forma de suicídio profissional, mas nada impede que o mesmo divulgue os serviços, informe o público sobre leis, regulamentações enfim como o seu produto agrega valor à entidade.
Amanhã abordaremos o quarto elemento que o Preço - Price.
O preço pode ser excelente elemento de ligação entre os componentes do sistema ou forte gerador de conflitos entre eles.
Então até amanhã!!!

 





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