domingo, 18 de abril de 2010

VIAGEM À CAPADÓCIA

Voltando de férias...  Fui conhecer a Turquia. Um país fantástico! Lindo! O ponto alto da viagem: Capadócia. Uma região com grande concentração de pedras vulcânicas milenares chamada "otufo", onde repousam os vestígios dos primórdios da humanidade. O infinito pedregoso que se descortina no interior da Turquia abriga algumas das paisagens mais insólitas do planeta.
E foi de balão (meu presente de aniversário) que fui conhecer toda essa preciosidade histórica.
Nosso passeio começa cedo: 05:45 da manhã uma van passa nos hoteis pegando os participantes dessa aventura. Nos leva até o ponto de partida dos balões. Lá chegando, um delicioso café da manhã nos espera: Pães, bolachas, agua fervendo para se fazer os mais diferentes tipos de chá. Faz muito frio, mas frio mesmo! Todos ansiosos, excitados, mas felizes. Enquanto tomamos nosso café, os balões vão sendo inflados até atingir o ponto ideal para a partida. Ao todo nesse dia  34 balões decolam. Cada balão leva 16 participantes divididos em 4 compartimentos, mais o piloto do balão e um assesssor num compartimento no meio do cesto.
É chegado o grande momento: hora de subirmos no balão. É grande a emoção...
Pouco a pouco vamos ganhando altura, o passeio é suave, calmo, silencioso e muito agradável.
Todos os demais balões vão aos poucos conquistando o espaço, para contempalr do alto toda a beleza e exuberância dessa bonita e curiosa região da Capadócia. A paisagem é única no mundo, com formações esculpidas pelos ventos nas rochas vulcânicas ao longo dos milênios. Aqui e ali despontam picos em formas cônicas, que remetem à cogumelos, chapéus, chaminés e a tudo aquilo que a imaginação quiser ver. São monumentos naturais que se equilibram por entre os vales, dando a impressão de estarmos diante de uma paisagem lunar. Elas se apresentam em diferentes formas, tamanhos e cor predominentemente clara quase branca.
Muitas cavernas e cidades subterrâneas existem também na região, as quais serviam de refugio dos povos contra os invasores.
Que momento mágico e único esse a quase 1000 metros de altitude, tendo o privilégio de estar em pleno ar. Descendo um pouco mais entre os picos... Algo para jamis esquecer.
Começa  o procedimento de aterrisagem. A equipe de apoio em terra está pronta para nos receber. Mesa preparada. Um coquetel é servido. Suco de laranja e o estouro de uma champanhe!!! Tim... Tim...Suco de laranja com champanhe...Que delícia!!! É preciso brindar esse momento marcante em nossas vidas! Recebemos um diploma... É real.
Passear de balão pode ser igual em todo o mundo, porém nada semelhante a esse pela Capadócia. 

Um comentário:

Hellen disse...

Cidinha, que relato incrivel, qta emoção! queo ver as fotos e o album de scrap lindo que vai surgir. Bj