quinta-feira, 4 de março de 2010

MARKETING PARA SERVIÇOS DE CONTABILIDADE - PARTE 1

A minha dissertação de mestrado versou sobre  Marketing para Serviços de Contabilidade, e atraves dela escrevi alguns trabalhos sobre o assunto e quero estar postando parte destes.
Eu não tenho dúvidas que o Marketing é necessário para nós contadores como instrumento de competitividade e por que não até de sobrevivência, num mundo que avança tecnologicamente a passos gigantescos na nossa área.
Mundo globalizado, mudanças na economia, mudanças tecnológicas, atravessa-se uma era de profundas e significativas mudanças. Os profissionais contábeis atuam em um cenário cada vez mais competitivo.
O mundo está em constantes mudanças e as empresas modernas vêm sofrendo modificações contínuas. A atual competitividade dos negócios e as constantes alterações nos diversos ambientes organizacionais exigem um desempenho excepcional dos participantes neste processo. O ambiente se renova com grande velocidade.
A contabilidade é necessária para a gestão das empresas. A contabilidade dispõe de recursos que a coloca como uma área do conhecimento humano de importância para a gestão empresarial. Sua operacionalização permite: registro de dados, levantamento de posições, Apuração de resultado, etc. Proporcionando uma base sólida para o centro de decisões.
O campo de trabalho é imenso. É uma profissão protegida por lei. A Legislação brasileira desde o Código Comercial em vigor desde 1.850 até o novo Código Civil colocam a contabilidade obrigatória para todas as empresas e conseqüentemente a necessidade de um profissional habilitado como responsável pela escrituração contábil. Mas apenas esta reserva de mercado protegida por lei não basta para que uma empresa de serviços contábeis seja bem sucedida e competitiva.
Atualmente toda empresa, grande ou pequena, é influenciada de alguma forma pela concorrência global. Existem novos tipos de empresas que oferecem novos tipos de serviços em novas modalidades de situações. Nesse  milênio todas as profissões têm enfrentado grandes transformações e isto tem levado as empresas prestadoras de serviços contábeis a procurar novos caminhos para enfrentar uma acirrada concorrência não apenas entre os membros da mesma profissão como também entre as diversas áreas.
Tanto as pequenas empresas de serviços contábeis, quanto grandes empresas de consultoria, estão reconhecendo a necessidade de se tornarem mais sofisticadas no quesito competitividade.
A demanda pelos serviços profissionais de contabilidade está levando os contabilistas a intensificar iniciativas mercadológicas visando atrair mais clientes.
Há também um estigma de que profissionais contábeis só servem para encontrar soluções fiscais. Estes precisam tomar medidas para ampliar a satisfação de seus clientes e melhorar a imagem que têm perante a sociedade.
Os avanços da tecnologia criaram novas facilidades, mas também levantaram novas ameaças para os contabilistas, pois o uso da tecnologia exige atualização constante tanto em termos de equipamentos como na incorporação de novas habilidades. Nesse avanço tecnológico houve uma mudança nos paradigmas da contabilidade. Os estudos da dinâmica superam os da estática patrimonial.
Muitas empresas de serviços de contabilidade ou próprios departamentos de contabilidade são tecnicamente excelentes e eficientes no serviço que prestam, mas nem sempre eficazes quando se trata de informar e convencer as pessoas sobre quão excelentes e necessários são. Neste cenário muitos profissionais contábeis estão recorrendo ao potencial do marketing como forma de assegurar a própria sobrevivência nesse ambiente.
Numa pesquisa realizada apurou-se que grande parte das empresas só contratam um contabilista para atender a legislação. Isso é muito ruim. Não direcionam os serviços de contabilidade, que são o principal produto da empresa de serviços contábeis para o gerenciamento da empresa, e neste sentido acredita-se no que Iudibícius & Marion afirmam: “a tarefa básica do contabilista é produzir e/ou gerenciar informações úteis aos usuários da contabilidade, para a tomada de decisões”.
A profissão contábil, sendo antiga e obrigatória, estaria atendendo os usuários, provendo-os de informações? Ou está gerando informações, que são o seu produto, e não consegue vender com credibilidade este produto? Percebe-se um espaço nessa comunicação.
Apesar da importância do "produto" contabilidade para as empresas, nota-se uma necessidade premente de divulgar e/ou expandir melhor os conceitos e atribuições dos serviços de contabilidade. Para isso é fundamental valorizar o "produto" e aprender os conceitos e as técnicas mercadológicas para difundir e mostrar a real importância do mesmo para uma gestão eficaz que garanta a continuidade das empresas.
Na proxima postagem quero tratar sobre os componentes do marketing e como esses componentes podem ajudar um profissional ou uma empresa de serviços contábeis a alavancar seus negócios.

Um comentário:

BLOG DO VALMON disse...

Prezada Cidinha,
adorei seu artigo, obrigado.
Valmon L.Pinto
Belém-Pa
valmon.lopes@hotmail.com