domingo, 14 de março de 2010

MITOS SOBRE A ARTE DE PROCURAR EMPREGO

 O artigo original é de autoria de Robert Wong e tem um título bem sugestivo: Quais os mitos sobre a arte de procurar emprego? Achei bem propício abordarmos esse assunto, onde na atual conjuntura,  muitas pessoas estão ativamente procurando emprego. E  algumas considerações podem ajudar  a desmistificar conceitos que muitas vezes tem atrapalhado esta empreitada de colocação no mercado de trabalho. Ciente da realidade e com uma boa dosagem de autoconfiança, é possivel ter melhores condições de conseguir uma colocação no mercado. 
1-  Se o emprego não for anunciado no jornal ou postado num site, ele não existe. Grande parte é efetivamente colocada na mídia, mas muitas posições nunca são anunciadas. Para identificá-los, sonde proativamente as empresas ou explore sua rede de contatos (network), a qual responde pela grande maioria das contratações.
2. O currículo deve ter no máximo uma ou duas páginas. É verdade que poucas pessoas gostam de ler currículos extensos, mas o fato é que o currículo deve conter seus dados mais relevantes, e excluir informações potencialmente importantes por causa de restrições de espaço não faz sentido. A regra a seguir é manter seu currículo sucinto, elegante, mas bem elaborado, com citação das suas principais informações e realizações.
3. O importante não é o que você conhece, mas quem você conhece.Os dois fatores têm seus próprios méritos e relativos pesos. A combinação do seu know-how X know-who é que vai definir seu valor e seu diferencial, pois o mercado procura efetivamente o executivo com um bom mix destas qualidades.
4. Minhas chances aumentam com o número de currículos que envio. Hoje, é importante uma tática que prima mais pela qualidade do que pela quantidade. Seja seletivo no envio dos currículos, mas sempre alinhado com seus objetivos. Com foco e alinhamento, suas chances de acertar no emprego desejado melhoram.
5. As realizações que conquistei vão garantir minha colocação. Errado! Lembre-se de que a empresa quer contratar o seu presente e o seu futuro, não o seu passado. Fale mais sobre o que você pode fazer e menos sobre o que você já fez.
O importante é lembrar sempre que  as empresas são mais pragmáticas; elas querem resultados práticos. E o fator crucial importante ainda continua sendo sua autoconfiança! Vá em frente!


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