terça-feira, 23 de março de 2010

CORRER É TUDO DE BOM!!!



O Post de hoje vai versar sobre corrida. Correr é... Superação... Paixão... Desafio... Respeito... Jovialidade... Transpiração... Perda de peso... Motivação... Competição... Diversão... Resultados... E assim vamos formando definições sem fim. Há um texto que gosto muito: “Para que você corre? Para não ver ninguém na sua frente ou para ver melhor o pôr do sol? Não importa porque você corre. O que importa é correr cada vez mais.
Mas tem outro texto também que mostra o lado intrínseco: "Você e a corrida convivem de um jeito diferente... Você treina horas, ela diminui segundos... Você bate recordes, ela cria adversários mais fortes. Você corre, sua, luta, da tudo de si... E a única coisa que ela faz é pedir sempre mais"!
Estou empolgadíssima com esta atividade física. Sábado dia 21 de março participei de uma prova de 8 KM aqui em Londrina e foi um sucesso, por isso resolvi escrever alguns benefícios dessa prática nas nossas vidas.
A corrida nos permite alcançar um estágio especial no conhecimento de nosso próprio corpo. Neste mundo competitivo, repleto de esforço, tensão e inquietudes, correr é um dos melhores tranqüilizantes naturais, é um dos esportes mais agradáveis que podemos praticar. E também é um dos mais saudáveis e baratos.
Além disso, desfruta-se de ar fresco e da paisagem e de um sentido de realização pessoal, nosso coração e pulmões estão realizando um grande esforço. O esforço cardiovascular contínuo é a chave da saúde física.
A corrida funciona como uma terapia! É um momento ímpar. E vejamos isto:
GARANTE DISPOSIÇÃO PARA O DIA-A-DIA -  Quando estiver com preguiça, não precisa programar um treino longo. Prometa que correrá por pelo menos 10 minutos. Pode ter certeza: ao fim desse tempo, você se sentirá tão bem que vai querer completar meia hora. Isso porque a corrida funciona como um despertador ao estimular a produção de endorfina, neurotransmissor que dá a sensação de bem-estar.
DÁ PARA PRATICAR EM QUALQUER LUGAR - qualquer parque ou rua pode se transformar em campo de treinamento. Sem falar que não precisa abandonar a prática nas viagens de fim de semana e férias.
AUMENTA O FÔLEGO - Toda vez que falamos em aeróbicos, lembramos logo da corrida. Não é à toa. A atividade é uma das mais eficientes. Quando você mexe o corpo, todo o organismo, especialmente os músculos pedem por oxigênio, o que é catalisador que transforma a glicose em energia. Aí, os pulmões são obrigados a trabalhar mais rápido para garantir suprimento dessa substância e a expulsão do gás carbônico (o resultado tóxico da reação). Quem corre habitua os pulmões a essa sobrecarga.
FAZ PERDER PESO - A corrida está no topo da lista dos exercícios que mais queimam calorias. O valor exato, é claro, varia de acordo com o peso, a altura, a idade, o sexo e o passo de cada um. Mas a média é de 500 calorias por hora (para uma pessoa de 70 kg). Sem falar que, ao contrário do que se pensa, correr faz você comer menos e melhor. Um estudo acompanhou 10 mil pessoas durante sete anos e comprovou que a atividade regular incentiva a diminuição de açúcares, gorduras e frituras e o aumento de alimentos saudáveis.
PREVINE DOENÇAS - Se você for pesquisar os jornais médicos a respeito das vantagens de praticar um esporte regularmente, vai perder alguns dias, de tantos estudos que existem... A corrida, mais uma vez, sai à frente, porque é uma das modalidades de maior aderência entre os praticantes (a maioria dos freqüentadores de academia, só para você ter idéia, desiste após o primeiro mês). Há benefícios comprovados em relação à osteoporose, ao risco de doenças cardíacas, câncer de ovário ou de mama, distúrbios do sono e até mesmo a respeito do controle de disfunção erétil. Quem corre mantém o organismo ativo e não deixa que uma série de mecanismos metabólicos enferrugem. O corpo fica resistente aos ataques de agentes causadores de doenças, sejam eles internos ou externos.
MELHORA, E MUITO, A AUTO-ESTIMA - Correr é uma atividade relativamente fácil e que não requer um tipo físico ideal. Quem está acima do peso só precisa de alguns cuidados para não sobrecarregar as articulações. Se você é baixo e magro, melhor ainda, esse é o perfil favorável aos fundistas, corredores de longa distância. Sem falar que os resultados aparecem rápido. Correu dez minutos no mês passado e ficou de língua de fora? Pode apostar que em 15 dias vai chegar ao dobro. Isso aumenta a autoconfiança e a disciplina. Para completar, faz um bem danado saber que você é capaz de ir se superando a cada dia...
EXERCITA A CABEÇA - Para alguns corredores, o momento da prática é aquele em que as grandes idéias surgem. Pode parecer bobagem, mas esse fato tem tudo a ver com o exercício. Uma pesquisa recente indicou que a corrida regular gera uma melhora significativa da memória e de outras habilidades mentais, conhecidas como funções cognitivas. Isso, no entanto, regride quando a modalidade é abandonada. Outro estudo concluiu que um programa de corrida de 12 semanas é capaz de melhorar a memória dos participantes.
AMPLIA O CÍRCULO DE AMIZADES - Tem gente que adora a corrida porque não precisa de time e nem de ninguém por perto. Mas há corredores que abominam o exercício solitário e tendem a formar grupos em que um incentiva o outro a acordar cedo, a enfrentar um terreno desafiador, a percorrer mais um quilômetro... Basta dar um pulo em um parque da cidade logo cedo e checar a galera reunida. Esses encontros, aliás, são perfeitos para achar a cara-metade. Sabe como é: o mesmo estilo de vida, os mesmos hábitos saudáveis... E para nós mulheres vejam este próximo beneficio...
DEIXA AS PERNAS TORNEADAS E FORTES - A musculatura dessa região é bem solicitada durante a corrida. Resultado: coxas firmes e panturrilhas trabalhadas. Em dois ou três meses, é possível notar diferença. O aumento de massa muscular, no entanto, é discreto, nada que se iguale a um treino de musculação. Mas, como a corrida também queima o excesso de gordura, a definição fica superevidente.
E por fim: Correr é poder ser feliz em qualquer lugar, tempo e hora.
Boas corridas para você.













Nenhum comentário: